Dicas para treinar em casa

Por uma penca de motivos, que vão desde comodidade a tempo, uma série de pessoas fazem de sua casa sua própria academia. Porém alguns detalhes são essenciais e devem ser pensados antes de iniciar os exercícios neste tipo de ambiente.

Formulando o seu treino:

Todo mundo sabe que a internet é uma ótima ferramenta para nos fornecer informações. Mas não monte seu treino baseado no que você vê por aí em fóruns e sites, afinal de contas cada organismo tem suas particularidades e você deve ter a orientação de um Educador Físico para planejar o treino e determinar a frequência, pesos, tempo de descanso…

Nessa hora se torna fundamental que você já tenha feito academia para saber a técnica correta dos exercícios. Caso você nunca tenha ido, novamente tente absorver o máximo de orientação do profissional, pode ser um amigo que esteja graduando a faculdade de educação física e que tenha algum experiência em musculação por exemplo.

Também vale a pena conferir imagens e vídeos na internet afim de auxiliar no entendimento das execuções dos exercícios. Assim como revistas que abordam o assunto, feito a Men’s Health.

Atenção e concentração:

Este tipo de ambiente está sujeito a muitas distrações. No momento da malhação tenha foco no que está fazendo, sendo preferível deixar sua TV, computador e o que possa vir a lhe atrapalhar, desligado.

Se possível tenha um setlist com músicas que dão aquele “gás”, isso irá motivá-lo. Também tenha um cronometro em mãos para seguir os intervalos entre as séries/exercícios corretamente.

 Equipamentos:

Obviamente você não terá o mesmo leque de opções que teria em uma academia, mas saiba contonar isso com exercícios com execuções mais complexas. Novamente um Personal pode ajudá-lo nesse momento.

Se tiver condições financeiras, compre 2 barras (40 cm) e anilhas com variados pesos (não se esqueça dos grampos), eles serão bem-vindos, pois a sua gama de exercícios tendem a aumentar consideravelmente com eles.

Um exemplo de exercício que pode ser adaptado é o supino reto, ele serve de base para o desenvolvimento do peitoral. Se não tiver um banco para realizá-lo, faça-o deitando-se sobre o chão, o que torna-o mais seguro por limitar que os braços desçam além da linha dos ombros.

Companhia:

Se preferir chame algum amigo seu (vizinho por exemplo) para treinar. Assim alguém estará visualizando as suas execuções e auxliando no que for necessário.

  Em resumo:

Treinar em casa pode ser uma excelente alternativa para quem não pode, por qualquer que seja o motivo, frequentar a academia. Contudo, haverá suas limitações e como deu para perceber, precauções devem ser tomadas.

Ainda há a possibilidade de alternar entre a academia e sua casa, quando for inviável ir a academia em certos dias da semana.

No mais, não comece uma atividade física sem antes realizar uma avaliação médica. Quem quiser compartilhar outras dicas, comenta conosco!

Leia também:

Comentários via Facebook:

17 Comentários

  1. luís Henrique
    21 de dezembro de 2012

    Arranje uma barra de ferro , dois baldes pequeno. um pouco de area grossa, brita aquelas pedrinhas e cimento. encha um baldi com brita e derrame no chão faça isso com area e o cimento também . faça uma massa com eles, encha o baldo com a massa e depois empure o ferro rodando no balde. pronto depois faça com o outro balde espere alguns dias. não esqueça de fazer o burraco para o ferro.

    Responder

  2. lindomar
    09 de dezembro de 2012

    14anos e quero ter um corpo supe sarado todo dia faso flequesoes e abedominais mais eu quero pezo nao muinto so que quero auguma coisa pesada…
    Se augen ai sebe faser peso para malhar en casa me responda e que eu nao gaste muinto dinhero e seja casero valeu

    Responder

  3. lindomar
    09 de dezembro de 2012

    Legal tenho 14anos e quero ter um corpo supe sarado todo dia faso flequesoes e abedominais mais eu quero pezo nao muinto so que quero auguma coisa pesada…
    Se augen ai sebe faser peso para malhar en casa me responda e que eu nao gaste muinto dinhero e seja casero valeu

    Responder

  4. Juan Alves
    11 de junho de 2012

    Opa, Rodrigo!

    Quem bom que curte. Tem que compartilhar com os amigos nas redes sociais heim? hehe

    Abs

    Responder

  5. Rodrigo Silva
    07 de junho de 2012

    Esse blog e muito bom, sempre vou ta acompanhando novas dicas e postando outras…vallew !

    Responder

  6. Anonymous
    25 de fevereiro de 2012

    Tenho 14 anos e queria saber: se eu fizer em casa soh abdominais e flexoes, posso acabar me dando mau em alguma coisa?

    Responder

  7. Ezq Pereira
    09 de fevereiro de 2012

    pow eu tenho corpo botito mas eu quero melhora mas

    Responder

  8. Juan Alves
    30 de dezembro de 2011

    Estevão,

    Realmente com a aproximação das festividades de fim de ano a frequência na academia decresce. Sua sugestão está anotada ;)

    Responder

  9. Estevao Almeda
    19 de dezembro de 2011

    Taa aii, com a proximidade desse periodo de férias, quero mesmo algumas dicas, afinal, daqui a pouco colégio, acaba, vem as festas, o corpo perde o ritmo, quero mesmo algumas dicas, pois ao inves de perder o ritmo, nas férias pretendo dar mais atenção ao corpo, e me cuidam mais…'  aguardo as dicas' :D

    Responder

  10. Juan Alves
    12 de dezembro de 2011

    Estevão,

    Tenho ideias bem bacanas de sugestões de treinos para serem realizados em casa. Acho que você irá curtir.

    Abs!

    Responder

  11. Estevao Almeda
    08 de dezembro de 2011

    malho em casa a algum tempo, e como voce mesmo disse, seguindo os cuidados dá para atingir bons resultados… Principalmente respeitando os limites do corpo. Vale ressaltar que uma pessoa que inicia agora não pode querer pegar o maximo de peso que aguenta, pois isso pode causar várias lesões, que muitas vezes podem ser irreparaveis… Gostei bastante do blog, e sempre passarei aqui em busca de novas dicas, e assim aprimorar o meu treino, que é todo realizado em casa, devido a colégio, curso etc. O blog tá de parabéns'

    Responder

  12. Thllees Pado
    10 de outubro de 2011

    ai vou fica assim hum dia

    Responder

  13. Juan Alves
    11 de setembro de 2011

    Qualquer dúvida ou sugestão, estamos às ordens!

    Responder

  14. Francyquinto1
    05 de setembro de 2011

    Boa orientação! valeu mesmo.

    Responder

  15. Juan Alves
    25 de setembro de 2010

    Anônimo:

    Opa, sem bem-vindo então!

    O protetor solar da Ada Tina é um dos melhores que conheço, mas ele não faz milgares. Outro bacana é o Minesol Oil Control, porém sua versão tem proteção uva/uvb menor.

    Espero continuar ajudando no que for possível, pode deixar que atualizarei sempre que puder.

    Anônimo:

    Sem dúvidas o correto é malhar com um profissional. O melhor mesmo no caso de não poder malhar em uma academia, seria contratar um personal.

    O interessante de malhar em casa é procurar exercícios com execuções simplificadas, com cargas moderadas e que trabalhem bem os músculos solicitados, assim a chance de lesões cai bastante.

    Abraço.

    Responder

  16. Anonymous
    23 de setembro de 2010

    Muito bom, mas o correto é malhar sobre um olhar profissional, pois a chance de lesão é menor.

    Acredito que em casa o ideal é realizar alongamentos para fortalecer e manter a musculatura em boas condições para realizar um bom treino na academia.

    O site está ótimo, continue assim.

    Abraço.

    Responder

  17. Anonymous
    22 de setembro de 2010

    Conheci seu site há pouco tempo e estou adorando.
    Visito quase todos os dias, e que bom que você atualiza constantemente.
    É isso aí! :)

    Moro em SP, tenho pele mega oleosa e descobri dicas ótimas por aqui, como o protetor solar Ada Tina. E olha que sou super chato e exigente!
    Hehe

    Continue com o ótimo trabalho.

    Responder

Deixe um comentário!

*