• Nutrição e Fitness
    9 de setembro de 2011 | Por Juan Alves
    Já há algum tempo rolou um “bum” quanto a esse tipo de treino em várias academias, mas alguém aí sabe do que se trata o Treinamento Funcional?
    Em resumo ele simplesmente visa ser funcional para algo. Não se pensa em treinar 2, 3 ou 4 músculos e sim um grupo muscular de maneira íntegra.
    Um dos seus fundamentos é o fortalecimento da musculatura do centro do corpo (CORE), com o objetivo de propiciar autonomia para o sujeito desempenhar seus movimentos do dia-a-dia.
     
    Os materiais utilizados são dos mais diversos e até inusitados para nós, como por exemplo o peso do próprio corpo, cordas, elásticos, bolas de diversos tamanhos, TRX (imagem abaixo) entre outros. 

    Alem do material de custo relativamente baixo, outra vantagem é que não necessariamente precisa-se de uma academia para se exercitar.

    Devidamente adequado aos seus objetivos, o treino contribui com a diminuição da incidência de lesão (vários atletas de ponta já contam com este tipo de treino), melhora da resistência central, melhora a flexibilidade, propriocepção e porque não gerar hipertrofia dependendo do planejamento.



     
    O Educador Físico pode e deve associá-lo com exercícios aeróbicos (e musculação caso haja interesse do aluno), sendo bastante importante dinamizar os exercícios para estimular o praticante.
    A quem se interessar sobre e não sabe se na sua academia há este tipo de treino, procure por um profissional da Educação Física especializado neste tipo de treinamento e que possua boas referências. Com certeza haverá algum próximo de você!

    Fotos: Reprodrução/TRX Training

    Leia também





    Comentários Comentários