• Cuidados Pessoais
    4 de novembro de 2011 | Por Juan Alves
    Quem acompanha o blog há muito tempo sabe que já fiz um tratamento com o Roacutan.
    Dando um apanhado geral para quem não conhece esse medicamento, ele é conhecido por ser a solução definitiva para acne (altíssimo grau de resolução do quadro acnéico) e também é bastante conhecido pelos efeitos colaterais que surgem no tratamento.
    O objetivo da droga que o compõe, a Isotretinoína, é atrofiar as glândulas sebáceas e assim evitar a produção excessiva de sebo.
    E porque eu resolvi contar sobre isso, superficialmente? Na verdade estou para realizar o tratamento com ele mais uma vez! 

    Sim, já fiz seu uso há mais de um ano atrás, porém a possível causa da reincidência da acne se dá pela  dosagem baixa utilizada (20mg) durante todo o período de tratamento. 
    Dessa vez será diferente. Ainda estou realizando os exames necessários para usá-lo, porém já conversei com outra dermatologista para realizarmos a dosagem eficaz.
    Assim que começar, farei alguns posts como relatos durante o processo.
    Me desejem sorte!

    Foto: reprodução



    Leia também


    Comentários Comentários
    41 comentários
    Beatriz, em 29 de maio de 2015

    Olá, sempre tive uma pele muito oleosa e é de família! Minhas acnes secam e voltam a nascer no mesmo lugar e as marcas vão só piorando e em algumas épocas do mes meu tostou estoura todo, fui atrás de resolver isso pq nenhum outro método mais brando estava resolvendo! Faz 5 dias que estou tomando a isotretinoina genérico, e o efeito é o mesmo! Já sinto meu rosto melhor sem dúvida! Porém nos 2 primeiros dias não estava usando protetor solar e meu rosto estava muito vermelho, fora do normal! Comprei um protetor com água termal que dá sensação de alívio e foi a melhor coisa que fiz além de tb ser antioleosidade da La Roche-posay! Quem se dispõe a tomar esse medicamento tem que tomar cuidado e se precaver! Não é só comprar o remédio, é ter cuidado para que seja benéfico e não malefico pois ele é mt forte! Ps: vejo muitos relatos de gente que está tomando a dosagem errada! Peso apenas 50kg e tomo 30mg por dia, a miligrama tem que ser conforme seu peso, caso tome pouco é muito provável que seu tratamento dure mais e ainda volte a acne após alguns meses! Falo isso pois minha acne é fraca e tomo uma dosagem relativamente alta! Abç


    NELSON GARCIA, em 17 de setembro de 2014

    TENHO 35 ANOS, USO A ISOTRETIONA A 2 MESES, MINHA DOSAGEM É DE 20 MG, E JÁ MELHOROU BASTANTE, MAS AS ACNES MAIS GROSSEIRAS ESTÃO PERSISTINDO, JÁ CONVERSEI COM A MEDICA PARA AUMENTAR A DOSAGEM PARA 40 MG, ESPERO QUE O RESULTADO SEJA BEM MELHOR.


    Juan Alves, em 17 de setembro de 2014

    Calma, pq o tratamento é longo e demora alguns bons meses para normalizar o surgimento de acne. Vai dar tudo certo! Dps nos conte sobre os resultados, grande abraço.


    ivany, em 14 de novembro de 2013

    Qual a qtd de mg por kg?


    Igor Brandão, em 19 de junho de 2013

    BOM EU TENHO 18 ANOS ESTOU NO SETIMO DIA DE TRATAMENTO COM ISOTRETINOINA( ROACUTAN) MEUS LÁBIOS JÁ ESTÃO RESSECADOS MINHA DOSAGEM E DE 40 MG POR DIA TENHO ACNE GRAU 2 ME INCOMODA DE MAIS ESTOU USANDO BATOM DE HIDRATAÇÃO COM PROTEÇÃO SOLAR NOS LÁBIOS… A DERMATOLOGISTA DIZ A DOSAGEM DE ACORDO COM O PESO DA PESSOA NO MEU CASO TENHO 80 KG MEU TRATAMENTO VAI DURAR 8 MESES… ANTES DE COMEÇAR A TOMAR E PRECISO FAZER EXAME DE SANGUE PARA SABER SE ESTÁ TUDO BEM E TAL DO COM VOCÊ PARA PODER COMEÇAR O TRATAMENTO EU ESPERO QUE A ISOTRETINOINA DE JEITO NO MEU ROSTO ESCROTO KKKK BOM ABRAÇOS PARA QUEM ESTÁ NA MESMA BATALHA CONTRA A ACNE


    gustavo, em 12 de maio de 2013

    tenho 16anos estou na minha segunda caixa ainda nâo vi melhora significativa meu caso e acne nodular e horrivel nâo vejo a hora de acabar isso


    Juan Alves, em 14 de maio de 2013

    Gustavo,

    Os resultados aparecem a médio prazo e após o tratamento serão para toda sua vida! Vale a pena o esforço e a paciência.

    Nos primeiros meses é muito comum agravar o quadro, mas logo melhora.

    Abs!


    Helena Rebelo, em 11 de março de 2013

    Olá Juan!
    Qual o seu feedback após o 2º tratamento com roacutan?


    Juan Alves, em 25 de março de 2013

    Helena, tem vários posts sobre o decorer do tratamento! Já finalizei, foi ótimo e a acne não voltou mais.


    Autran, em 2 de maio de 2013

    Olá caros,

    Fiz o tratamento com o roacutan a 10 anos atrás, tomei cerca de 16 caixas de 20 mg e pesava aproximadamente 60kg, passaram 10 anos a acne voltou muito mais forte, voltei a tomar o roacutan novamente, já estou na 17 caixa de 20mg e hoje peso uns 80 kg, não aguentou mais acne grave, vou até as ultimas consequências desta vez até resolver, eu presumo que devo tomar umas 20 a 30 caixas de 20mg desta vez, só vale lembrar que este remédio é muito forte, só que desta vez para suportar este remedio sugiro as pessoas que tomarem este medicamento evitar cortes no corpo pois ele afina a pele e muito e dificulta bastante qualquer cicatrização, alem do mais que ataca o estomago ainda mais para quem tem gastrite, no meu caso tenho gastrite leve, então tomo nexium para segurar o estomago, se não não conseguiria tomar este remedio pela segunda vez.

    Boa noite a todos,

    Mandem e-mails se quizer


    thiago cardoso, em 14 de novembro de 2012

    Ola!
    Gostaria de saber se o uso de roacutan implicaria no uso do L.A oleo de cartamo e o burn black thermogenico atraves da cafeina pois ambos sao para perda de gordura localizada lembrando que o oleo.d cartamo tem funçao.tbm anti infoamatoria.


    João Alves, em 8 de junho de 2014

    Também estou com a dúvida se posso usar óleo de cartamo durante o tratemento de Raocutan vou perguntar ao meu dermatologista.


    henrique, em 10 de novembro de 2012

    faz uns cinco anos que comecei a tomar isotretinoina hoje tenho 24 anos, sarei das acnes, mas o rececamento da boca ta mais forte e insuportavel que chega a queimar tudo os labios, passo diversos protetores labiais e bepantol e tenho que passar a pelo menos uma vez a cada dez minutos, isso compromete minha vida social por que fica muito estranho a boca fica tudo vermelha e inchada quando esta calor ai nao consigo nem ir pra faculdade, tambem estou com aboca com os cantos escuros e saindo aquelas bolinhas q quando inflama vira uma espinha gigante e não suo na parte da buchecha, meu derma nem sabe o pq to assimn ele ja fez varios exames d sangue e nao detecta nada,

    tah beinm complicado pra mim galera

    mas vai meu depoimento sobre isotretinoina.

    falow

    ”Ó SE ALGUEINM SOUBER DE UM CASO DESSES ME INFORME EINM T+ “


    Viviane Barrigossi, em 15 de janeiro de 2014

    Olá, eu já fiz tratamento com isotretinoina por 3 períodos distintos e a acne ainda persiste! Quando estava em tratamento usei um hidratante labial da renil(Avon) que resolveu o problema, gostei tanto que uso até hj! A embalagem é femina, mas a não tem cor…Vale conferir!!rsrsr


    vetim, em 23 de outubro de 2012

    tomei isotretinoina ( roacutan), por 6 meses o resultado foi otimo não nasceu mas nenhuma espinha terminei meu tratamento esse mes , mas gostaria de saber se é possivel voutar as espinhas ou morreu de vez….


    MEFerreira, em 16 de agosto de 2012

    Boa tarde,
    Também eu comecei o tratamento com isotretinoina e os efeitos secundários são horríveis. Tenho os lábios ressecados, já comprei todos os bons batons hidratantes da farmácia, e nada.
    O Médico receitou-me isotretinoina , antinbióticos, creme para a pela e baton. Mas isto está a tornar-se dificil de suportar, e só de pensar que durante um ano (que será a duração do meu tratamento, se eu aguentar….) vou andar com os lábios quase em sangue, não sei o que fazer.
    ;as tenho 37 anos e o meu acne era e ainda é horrível, andei em dermatologistas, usei cremes, esfoliantes, etc, etc e nada fez efeito, agora com estes comprimidos, tomo há 3 semanas, noto que a pele está a ficar mais seca, e as borbulhas continuam a aparecer, mas secam depressa.
    Quem faz o tratamento há mais tempo, pode indicar-me, se faz favor, o que posso por nos lábios? Pelo menos para conseguir falar e comer.
    Agradeço notícias!


    amelia, em 24 de outubro de 2012

    MEFerreira:
    Olá, na época que fiz o tratamento com roacutan, que durou 8 meses, tive o inevitável ressecamento dos lábios e minha dermatologista receitou o CERALIP da La Roche-Posay, e foi muito eficiente. Espero que vc consiga um bom resultado com o tratamento e que ele seja permanente, porque comigo, tive 2 vezes reincidência , e já desisti porque não acho legal pro meu fígado passar por tudo isso de novo. Abraços


    gustavo, em 12 de maio de 2013

    eu uso ceralip e manteiga de cacaudireto


    Juan Alves, em 6 de maio de 2012

    Caro,

    O médico irá analisar seu peso para determinar a dosagem total, então a partir deste princípio é que se irá estabelecer a dosagem. Isso é fundamental para o sucesso no tratamento.

    A tendência é que vc use uma dosagem ainda mais alta, por isso procure tomar MUITA água, usar protetor solar várias vezes ao dia, evitar se expor ao sol e a dica-mor para os lábios: use bepantol ao ir dormir e protetor labial durante o dia.

    Abs!


    Juan Alves, em 6 de maio de 2012

    Caro,

    O médico irá analisar seu peso para determinar a dosagem total, então a partir deste princípio é que se irá estabelecer a dosagem. Isso é fundamental para o sucesso no tratamento.

    A tendência é que vc use uma dosagem ainda mais alta, por isso procure tomar MUITA água, usar protetor solar várias vezes ao dia, evitar se expor ao sol e a dica-mor para os lábios: use bepantol ao ir dormir e protetor labial durante o dia.

    Abs!


    Jc_007, em 22 de abril de 2012

    Juan Alves,

    Qual o motivo que você considerou um erro ao tomar 20 mg durante todo o tratamento? Estou fazendo um tratamento e comecei com 10 mg, agora estou em 20 mg, e meus lábios estão ressacados demais, acho que se aumentar minha dosagem será bem dificil continuar o tratamento.

    Abraços.


    Isabelle carvalho, em 4 de fevereiro de 2012

    Eu sempre tive acne mais pouca, porém após fazer um tratamento com citoneurin. Que acaba graças a deus está acabando a minha acne apareceu com grau III. Então uma dica quem tem pele oleosa fique a quilometros de qualquer medicamento ou substância que tenha muito b12. 


    Juan Alves, em 29 de novembro de 2011

    Diego,

    É normal o surgimento de acne após o tratamento, mas esporadicamente e em grau leve. Se realmente estiver reincidindo, talvez o mais interessa é retomar o tratamento.


    Diego Leite Barros, em 28 de novembro de 2011

    Eu já tomei o roacutan tbm, com a dosagem inicial de 40mg no primeiro mês e 60mg nos próximos, o unico efeito colateral que tive foi o ressecamento da pele mesmo. Mas agora,(terminei de usar em janeiro) minhas espinhas estão voltando, então acho que terei de voltar a tomar também.


    Juan Alves, em 13 de novembro de 2011

    Temos o mesmo problema então! O roacutan acaba se tornando a única solução para resolver o mal pela raiz, por isso irei refazê-lo.

    Abs.


    Juan Alves, em 13 de novembro de 2011

    Luiz,

    Realmente a acne interfere bastante no psicológico. O fato de ser algo no rosto, tão exposto, complica a imagem de qualquer um.

    Espero que teu tratamento dê muito certo.

    Abs!


    Juan Alves, em 13 de novembro de 2011

    Tommy,

    Também já utilizei, mas tomar 20 mg durante todo tratamento possivelmente foi o grande erro ao usá-lo. Estou esperando o parecer do oftalmo e em breve devo inicar o tratamento com dosagem total.

    Abs.


    Juan Alves, em 13 de novembro de 2011

    Yago,

    Como mencionei no post, já realizei o tratamento uma vez , portanto já conheço os efeitos colaterais. A eficácia do produto é bem alta e realmente a relação custo x benefício é interessante.

    É importantíssimo hidratar as mucosas das mais diversas formas como você citou para amenizar os efeitos colaterais.

    Abs.


    Eightboy24, em 12 de novembro de 2011

    Minha acne não é muito severa, mas é do tipo persistente, pois apesar de eu ter feito uso de vários medicamentos tópicos não obtive bons resultados. Além disso, minha pele é extremamente oleosa. Então minha dermatologista me sugeriu esse tratamento. Desejo-lhe um bom resultado desta vez! 


    Luiz Henrique, em 11 de novembro de 2011

    Tô no 5º mês do meu segundo tto com Roacutan (o primeiro foi em 2004) … Os dois primeiros meses foram de 20mg e depois aumentou pra 40mg ao dia … No total serão 7 meses … É um saco o lance dos efeitos colaterais, ficar sem poder beber nada e tal … Mas vale a pena ! Acne é uma coisa que meche demais com meu psicológico e eu quero isso bem longe de mim !


    Juan Alves, em 10 de novembro de 2011

    Gabriel,

    Muito provavelmente essa linha não foi indicado por um dermatologista. Não é em todos os casos que se é possível realizar o tratamento com o roacutan, pois ele é recomendado, geralmente, em acne persistente ou acne grau III e ou IV.


    Juan Alves, em 10 de novembro de 2011

    Priscila,

    A tendência é que seus lábios ressequem ainda mais, a chegar em um ponto extremamente desconfortável… Talvez eu compre o genérico também. Depois vem conta como está o tratamento ok?

    Bjo.


    Juan Alves, em 10 de novembro de 2011

    Gabriel,

    Realmente é perceptível uma melhora das boas! Como disse no post, já tomei uma vez, portanto já conheço os efeitos colaterais.

    Ainda estou aguardando uma consulta com o oftalmo para começar. Postarei os resultados com o tempo.


    Juan Alves, em 10 de novembro de 2011

    Mauricio,

    Obrigado! Abração pra vc.


    Tommy M Jan, em 10 de novembro de 2011

    Já tomei… o resultado foi ótimo… tomava uma dosagem bem alta por dia (60 mg)… e tomei por 8 meses. Tinha pouca acne, mas a oleosidade excessiva da minha pele me incomodava muito… daí a razão de eu ter optado pelo tratamento. Boa sorte!


    Yago Guidini, em 8 de novembro de 2011

    Boa tarde galera, sempre que posso estou dando uma olhada nos post, e nesse aqui eu posso comentar porque estou exatamante na minha segunda caixa, ou seja, estou no meu 16º , mas ja sinto que a pele perdeu toda a oleosidade e está muito ressecasda, a boca então… estou usando a pomada bepantol para ajudar não ressecar tanto a boca.
    Para os olhos uso colirio, e sempre que lembro coloco soro caseiro no nariz, para lavar e nao deixar ressecar, afim de não haver sangramentos.
    No mais, estou gostando do produto, e sempre que vejo comentarios,precebo relatos possitivos sobre o tratamento.


    Gabriel Oliveira, em 5 de novembro de 2011

    Boa Tarde pessoal , sobre o assunto da Acne , já sofri bastante com o problema , hoje eu faço tratamento com uma linha de produtos Clear Skin da avon , estou gostando bastante dos resultados , e caso algum dia piore novamente irei testar o ROACUTAN .


    Edipo Augusto, em 5 de novembro de 2011

    Bom dia!

    Juan,

    O medicamento realmente tem fama de curador.

    Inicie o tratamento faz dois meses, estou tomando 20mg, e mensalmante renovando os exames.

    O resualtado é visível já no primeiro mês de tratamento, o que compenssa o seu alto custo.

    Como todo medicamento, possui seu efeitos, e o Roacutan faz com que a boca fique seca, os lábio, e possivél sangramento no nariz (coisa que comigo não aconteceu ainda).

    E nada melhor como um bom acompanhamento médico, e uma alimentação rica. Manter-se sempre hidratado, tomando água e abusando do filtro solar (pois nossa pele fica sencível e queima 3x mais com o medicamento).


    Priscila Karen, em 5 de novembro de 2011

    Olá até fui conferir a dosagem q estou usando. Pois eu tbém voltei a ter acne nao apenas no rosto, mas pelo corpo tbém, e como o verão está chegando minha dermato resolveu me indicar. Faz apenas 2 semanas, mas já notei uma melhora na pele, realmente ela resseca e isso é bom, pois minha pele é excessivamente oleosa, o ruim são os labios, mas isso resolvemos com um brilho ou batom rs! Mas no nossa caso é pior ainda, por ser um remedio muito forte, nos mulheres precisamos assinar varios termos dizendo q hipotese alguma podemos engravidar, que devemos nos prevenir atraves de varios metodos contraceptivos, com risco do feto nascer sem cerebro o com defeitos graves. Então o nosso caso deve ser redobrado, eu comprei o generico, pois a dermato disse que é a mesma coisa,  bom que é bem mais em conta. Bem acho q farei uma resenha sobre ele no meu blog tbém, daqui um tempo eu volto p ver como esta e se vc esta gostando do tratamento, o meu ainda e muito recente. beijos


    Gabriel Bispo Rondon, em 4 de novembro de 2011

    Atualmente estou no penutimo mês de tratamento com este remédio, estava tomando dois comprimidos por dia (considerado dosagem media) e, apesar dos efeitos colaterais como lábios e pele ressecadas, o resultado foi muito satisfador (no meu caso). Um exemplo é esta foto que foi tirada no começo do ano, http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/218065_215997715079966_100000092186931_859839_6843643_n.jpg e esta à pouco tempo, no Rock in Rio, http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/313767_292772380733585_100000024758137_1304429_538678019_n.jpg.


    Mauricio Alkmin, em 4 de novembro de 2011

    Boa sorte Juan! Pra ser sincero tenho medo desse remedio, um amigo meu usou esse ano e eu acompanhei os efeitos… tomara que dessa vez resolva e vc n precise voltar a usa-lo….