Albumina: Pura Proteína da Claro do Ovo

Post escrito por Roney Ferreira
Há  cerca de um ano atrás o Nutricionista Esportivo Roney Ferreira, colaborou com o blog com o post “Dicas de Nutrição Esportiva“. 
Foi daí que convidei o Roney para colaborar periodicamente com o blog e apenas há pouco tempo atrás ele pode abraçar a causa e contribuir com informações valiosas para o HQSC.

Hoje, a dica é da Albumina! No estilo BBB: bom, bonito e barato, o suplemento promete pontencializar os treinos na academia. No decorrer do texto além de muitas informações úteis, dicas que só quem entende do assunto pode proporcionar e compartilhar conosco.

Confiram: 

O que é a albumina?
A Albumina é uma proteína encontrada abundantemente na clara do ovo, (praticamente 80%) sendo naturalmente isenta de colesterol e lactose e ainda é fonte de BCAA. Através de processo industrial, a albumina é extraída dos ovos, passando por etapas de desidratação e pasteurização o que garante uma segurança no seu uso, já que antes de existirem suplementos comerciais à base de albumina os atletas eram obrigados a ingerir grandes quantidades de clara de ovo cru, o que não era uma medida segura em virtude do risco de contaminação do ovo por uma bactéria que provoca intoxicação.

É uma proteína classificada como sendo de Alto Valor Biológico, ou seja, fornece ao organismo todos os aminoácidos essências (nosso corpo não produz, é necessário obter através da dieta). Seu uso também é indicado em ambiente hospitalar para a nutrição de pacientes acamados que precisam de dieta hiperproteica para recuperação pós cirurgia, caquexia, etc. Além da função básica de fornecer aminoácidos em quantidade e qualidade para a construção muscular buscada por praticantes de musculação, a albumina tem ainda uma boa digestibilidade, o que o torna um excelente suplemento que pode ser usada tanto para atletas, quanto por praticantes, independente do gênero e da modalidade que praticam.

Vantagens em utilizá-la
Algumas marcas “turbinam” a albumina deixando-a mais atraente para o consumidor, como a adição de sabores, adição de vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes (Vitaminas E, C, A, selênio, cromo), prebióticos, enzimas digestivas, maltodextrina.

Uma importante característica da albumina é o tempo de digestão e absorção de suas moléculas que pode chegar até aproximadamente 4-6 horas, tornando-a uma proteína de digestão e absorção lenta quando comparado a outras proteínas do soro do leite. Essa particularidade torna a albumina uma excelente estratégia nutricional para suplementação durante os intervalos de treino e inclusive durante o sono, já que o organismo irá receber um aporte gradual de aminoácidos e peptídeos de excelente qualidade, evitando assim o catabolismo protéico. Em comparação as outras proteínas a albumina se destaca no quesito preço, já que chega a ser 3x mais barata que Whey Protein, por exemplo.

Composição Nutricional da Albumina
    Os valores de vitaminas e minerais podem variar dependendo da marca, já que alguns fabricantes, como mencionado acima, adicionam estes nutrientes na composição.
Dose Usual
A ingestão de albumina assim como a de outros suplementos é indicada de acordo com o treino e dieta do esportista, já que excesso de proteína é descartada pelo organismo não sendo utilizada para a construção de massa muscular (e proteína custa caro!). Mas de um modo geral é sugerido o consumo de 30g de albumina diluído em 200 ml de água e consumida durante o intervalo das refeições ou durante o sono. Essa dose fornece ao esportista aproximadamente 24g de proteína e < de 1g de carboidrato (quando não adicionado pelo fabricante).

Algumas pessoas reclamam da espuma que se forma ao bater a albumina no liquidificador. Eis as minhas sugestões: bata junto com 1 colher de azeite. Diminui muito a espuma. Outra dica é preparar o shake com antecedência e deixar descansando por 1 hora. Para quem também reclama do sabor da albumina, uma dica é tomá-la misturada a um suco cítrico (laranja, limão, maracujá). Fica muito bom.

RONEY FERREIRA DE PROENÇA
Nutricionista
CRN-3 27016

Leia também:

Comentários via Facebook:

35 Comentários

  1. Rafael Murcia
    23 de julho de 2014

    Parabéns pelo post!
    Minha dieta é rica em proteínas e a albumina é uma delas.
    Consumo comendo ovos e quando não tenho tempo para isso faço o meu shake.

    Responder

  2. joão carlos
    14 de maio de 2014

    Estou tomando albunia natural, comprada em loja de produtos naturais , tomo em jejum  e treino  15:30 e o  resultado e´explosivo , gostaria de saber se tem diferença da industrializada vendida em lojas epecializadas ou não 

    Obrigado

    Responder

    • Juan Alves
      19 de julho de 2014

      A principio não, mas observe o rótulo pq nele aparecerá se há mais substâncias incorporadas ao produto.

      Responder

  3. LUCIANA
    04 de outubro de 2013

    adorei as dicas…mas com albumina se ganha massa magra?tenho medo de ficar gorda!!ou parecer inchada!! sou magra

    tenho 1,72 altura e pesso 62kg..só quero ganhar um pouco de definiçao,massa magra.

    Responder

    • Douglas Cadete
      31 de outubro de 2013

      vc só vai ganhar massa magra com ela, e ñ vai ficar gorda, ela tb evita q vc perca proteina, o ideal é q seja tomada de 3 em 3 horas para evitar o catabolismo (quebra de proteinas para trasnformar em energia para o corpo)

      Responder

  4. Clayton Avelar
    25 de julho de 2013

    Juan Alves,
    As dicas realmente são ótimas, obrigado. Porém, qual é a marca mais indicada?
    Eu li alguns comentários bem positivos sobre a Salto’s.

    Responder

  5. Desmistificando a Caseína
    19 de junho de 2013

    [...] A albumina é uma excelente opção! Mastigue muito bem os alimentos se estiver usando essa suplementação e não fale durante as refeições, assim, a ingestão de ar reduziria consideravelmente, diminuindo a flatulência. Mas, indivíduos que possuem um intestino saudável, normalmente não apresentam este desconforto. [...]

    Responder

  6. Alex
    06 de junho de 2013

    Bom dia. Li um artigo publicado da UFRJ sobre albumina e clara de ovo. Pessoal, não é bom ingerir discriminadamente, e eles comentam que devem apontar os riscos de tomar albumina direto desses suplementos. É aconselhável vc ingerir três claras de ovos em vez de tomar uma colher ou outra de albumina em pó. Procurem pesquisar mais. Sei que muitos tomam e estão por aí, mas pode ferrar o seu fígado e rins.

    segue o link
    http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2011/12/albumina-ou-ovo.html

    Responder

    • Juan Alves
      06 de junho de 2013

      Alex,

      Fiz uma leitura dinâmica e o texto ressalta o uso indiscriminado do suplemento, destacando a necessidade do consumo proteíco de acordo com a individualidade de cada um. Mas valeu pelo alerta!

      Abs.

      Responder

  7. SP Nutrição e Musculação
    20 de maio de 2013

    Olá!
    Belo artigo, eu sempre mando uma dose de albumina antes de dormir, da efeito em!

    Abraço!

    Responder

  8. Como Tomar Albumina?
    17 de maio de 2013

    [...] A albumina é uma excelente fonte de proteína, já falamos dela por aqui! [...]

    Responder

  9. SP Nutrição e Musculação
    27 de abril de 2013

    Olá!
    Na minha opinião a albumina é um dos melhores suplementos que tem, pois seu custo x benefício é muito bom!!

    Abraços!

    Responder

  10. Alexandre
    13 de março de 2013

    Obrigado, ajudou bastante, pedalando um amigo me falou so suplemente e o site ajudou bastante!!!

    Responder

    • Juan Alves
      25 de março de 2013

      Bacana Alexandre! Qualquer dúvida, manda para cá, abs.

      Responder

  11. Bruna
    05 de fevereiro de 2013

    Muito bom, ajudou bastante.

    Responder

  12. sheyla
    02 de fevereiro de 2013

    bato no liquidificador duas colheres de albumina, duas de ensure, uma banana e duas colheres de leite ninho fortificado. mais acho que albumina ñ é suficiente pra ganhar peso

    Responder

  13. leonard lunardi
    08 de janeiro de 2013

    Em minha dieta, coloco 2 colheres de sopa, 1 banana e 250ml de leite desnatado. E bato pouco ( 10seg ) para evitar espuma.

    Responder

  14. Alinor
    17 de outubro de 2012

    Eu bato no liquidificador com uma banana d’agua. é outra coisa.

    Responder

  15. Samuell Aguiar
    29 de setembro de 2012

    O q eu posso tomar junto com a ALBUMINA PURA para DISFARÇAR o gosto ruim? … MALTODESTRINA????

    Responder

    • Juan Alves
      30 de setembro de 2012

      Algumas pessoas reclamam da espuma que se forma ao bater a albumina no liquidificador. Eis as minhas sugestões: bata junto com 1 colher de azeite. Diminui muito a espuma. Outra dica é preparar o shake com antecedência e deixar descansando por 1 hora. Para quem também reclama do sabor da albumina, uma dica é tomá-la misturada a um suco cítrico (laranja, limão, maracujá). Fica muito bom.

      Responder

  16. Juan Alves
    11 de junho de 2012

    Marco,

    O Roney manda muito bem mesmo nos posts sobre suplementos! Compartilhe sempre que puder os conteúdo pelas redes sociais. Abs

    Responder

  17. Marconekleiton
    02 de junho de 2012

    gostei do modo q vc fala de um suplemento tão bom como a albumina  ela e esselente e essas dicas vao me ajudar bastante valeu ae  por compartilhar 

    Responder

    • Adriano
      06 de novembro de 2012

      Seu burro analfabeto, é EXCELENTE e não esselente, seu ridiculo

      Responder

  18. Juan Alves
    19 de dezembro de 2011

    Jefferson,

    Que bom que curtiu o post!

    Sua sugestão é muito válida, dica anotada viu? Abs.

    Responder

  19. Jefferson
    14 de dezembro de 2011

    Excelente post, apesar de ja saber da metade do que foi dito ai eu adorei as dicas.
    Juan se deveria postar mais dicas e recomendacoes relacionado a musculacao, atletismo, ciclismo, em fim, esportes em geral.

    Responder

  20. Juan Alves
    12 de dezembro de 2011

    É interessante tomá-lo com outras bebidas além de leite, já que o mesmo fermenta no organissmo e tende a causar flatulência.

    Responder

  21. Juan Alves
    12 de dezembro de 2011

    Alan,

    Isso mesmo! Abs

    Responder

  22. Juan Alves
    12 de dezembro de 2011

    Renato,

    Pode-se tomar a albumina entre as principais refeições como lanche e tbm é interessante seu uso ao ir dormir.

    Responder

  23. Zuza
    11 de dezembro de 2011

    Esqueceu de dizer que muita gente tem problema com gases tomando Albumina rs. E são gases poderosos, por isso deixei de tomar huauauhahu

    Responder

  24. Alan
    11 de dezembro de 2011

    Só pra deixar bem claro, o gosto da albumina é terrivel mesmo, sugiro tomar junto a alguma coisa.

    Responder

  25. Alan
    11 de dezembro de 2011

    vc pode tomar ao acordar, pós treino e antes de dormir. cerca de 15 a 30 g

    Responder

  26. Renato
    06 de dezembro de 2011

    gostei desse post . Mas eu tomo antes de durmir é ? 

    Responder

  27. Luã Fellipe
    06 de dezembro de 2011

    Maneiro. Bem explicado! 

    Responder

  28. Juan Alves
    11 de dezembro de 2013

    Roberta, suplemento não é milagre! Só albumina não te deixará Garota Fitness 2014.

    Responder

Deixe um comentário!

*