• Nutrição e Fitness
    23 de dezembro de 2011 | Por Juan Alves

    Já postei diversas informações sobre o aumento de massa muscular, porém alguns leitores e inclusive amigos me pediram dicas para o emagrecimento e definição também.

    Ainda mais agora chegando nesta época de festividades e ceias fartas com tudo que nós temos direito, não tive como não me prontificar a organizar algumas dicas de como manter a forma. Foi aí então que solicitei ao Roney Ferreira, Nutricionista Esportivo, informações sobre os termogênicos.



    Hoje, nada de suplementos. Vamos falar de alimentos que turbinam o processo de emagrecimento e te ajudam a ficar em forma!

    Quer saber quais alimentos são esses e como consumí-los?


    Confira:

    Texto escrito por Roney Ferreira

    Alimentos termogênicos são aqueles que possuem a capacidade de gerar um maior nível de dificuldade para serem digeridos pelo organismo, fazendo com que este consuma uma maior quantidade de energia para realizar a digestão. De um modo geral, todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, contudo, existem alimentos e substâncias que se destacam e induzem o organismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado, gastando assim mais calorias através do aumento da temperatura corporal, acelerando o metabolismo que por conseqüência aumenta a queima de gordura.
    Abaixo, os 5 principais alimentos com ação termogênica que devem fazer parte do seu cardápio:
    – Pimenta Vermelha: A capsaicina é o componente ativo das pimentas. O consumo desse aditivo aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e a motilidade gastrointestinal, proporcionando uma sensação de bem-estar. Estudo realizado nos EUA mostrou que a pimenta aumenta o metabolismo em 20% e evidencia sua propriedade de retirar gorduras das artérias. Recomenda-se uma quantidade diária de 3g administradas 2 vezes ao dia.
    – Gengibre: Um trabalho feito na China mostrou o aumento do metabolismo em 20% com seu consumo freqüente. Como usar: Cru, refogado, em forma de chá ou batendo no liquidificador com laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Recomenda-se uma quantidade diária de 1 pedaço (tamanho aproximado de 2 cm, 3 vezes ao dia.
    – Chá Verde (Camellia sinensis): Fonte de antioxidantes e catequinas tem sido utilizado como agente para perda de peso, devido a sua habilidade de causar um efeito termogênico. Essa propriedade faz com que o chá verde venha sendo adicionado a fórmulas para perder peso há anos. Seu conteúdo rico em cafeína ajuda a aumentar a temperatura do corpo, aumentando a ação termogênica e a liberação de ácidos graxos das gorduras. Reduz ainda a absorção do açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão dos carboidratos), além de favorecer o trânsito intestinal. Recomenda-se uma quantidade diária de 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das refeições.
    – Guaraná: Em pó ou cápsulas, pode-se ingerir até 2g, duas vezes ao dia.
    – Cafeína: Pode ser classificada como ergogênico farmacológico, mas também pode ser considerado um ergogênico nutricional por ser normalmente encontrada em alguns alimentos. Efeitos no organismo: estimulação do sistema nervoso central, diurese, lipólise (queima de gordura) e secreção de ácido gástrico. É o principal ingrediente dos termogênicos vendidos pela empresas de suplementação, podendo melhorar a performance por múltiplos mecanismos.A principal fonte alimentar de cafeína é o café. 1 xícara (150 ml) contém aproximadamente 100 mg de cafeína. Chás, refrigerantes à base de cola e chocolates amargos ao outras fontes de caféina.
    Outros alimentos com ação termogênica que você pode adicionar na dieta do dia a dia:
    Pimenta do reino, cominho, mostarda, cebola, alho, curry, canela, alimentos fontes de ômega 3 (salmão, sardinha, bacalhau, cavalinha), algas, soja, brócolis, mostarda, aspargos, couve, acelga, chocolate amargo, vinagre de maçã, óleo de coco;
    Quero aproveitar e deixar aqui registrado meus sinceros votos de um Feliz Natal e um 2012 Iluminado a todos os leitores do blog HQSC.
    RONEY FERREIRA DE PROENÇA
    Nutricionista
    CRN-3 27016
    Próxima quinta, novo post sobre os suplementos termogênicos. 
    Fiquem ligados!

    Leia também


    Comentários Comentários
    6 comentários
    Anonymous, em 31 de janeiro de 2012

    Bom muito bom!!!


    Juan Alves, em 30 de dezembro de 2011

    Ewerton,

    Milagre você por aqui! hehehe Claro que eu apoio sua dieta, treino e todos os hábitos que irão te proporcionar uma vida mais saudável.

    Boa sorte nessa trajetório do “peso ideal”.

    Abs amigo!


    Juan Alves, em 30 de dezembro de 2011

    Alan,

    este é o post publicado hoje. Confira!


    Ewerton Mendonça, em 27 de dezembro de 2011

    Adorei, um post com dicas práticas p turbinar o emagrecimento. Tô até considerando incluir chá verde na dieta (e olhe que o gosto é muito marcante). hehe. (:


    Ewerton Mendonça, em 27 de dezembro de 2011

    Adorei… um post prático para turbinar o emagrecimento. heheheh, vou passar a tomar mais chá verde (embora tenha o gosto muito marcante).


    Alan, em 24 de dezembro de 2011

    claro que também tem os termogenicos em forma de 'suplementos' que podem ser comprados e associados com uma dieta e exercicios aerobicos para ter o maximo dos resultados.