Traduzir para Espanhol Traduzir para Inglês

Suplementos Termogênicos

Como havia dito, hoje o assunto é  sobre os suplementos termogênicos.
Mais uma vez o Nutricionista Esportiva Roney Ferreira entra em ação e explica para a gente um pouco de suplementação, em especial os termogênicos.

Este tipo de produto fortemente comercializado promete principalmente auxiliar no processo de emagrecimento. A seguir, mais informações com dicas de como utilizá-lo!

Confira:
Texto escrito por Roney Ferreira
Termogênicos Comerciais:
Nos suplementos alimentares com ação termogênica, os produtos são compostos por substâncias extraídas de plantas que induzem o organismo a todo aquele processo descrito no post anterior a este. São elas: cafeína, guaraná, a teobramina (presente no cacau), a capsaicina, as catequinas e a sinefrina da laranja amarga.
Indicações e Uso: 
São utilizados para melhora do desempenho físico por aumentar o estado de alerta, para atenuar e retardar os efeitos da fadiga, diminuir percepção de esforço e potencializar a contração muscular e principalmente para acelerar o metabolismo para promover o emagrecimento.
As formas comerciais mais facilmente encontradas são cápsulas, comprimidos e líquidos, onde a composição e concentração do ativo variam de acordo com o fabricante. Deve-se utilizar o termogênico entre 15 e 60 minutos antes do início do exercício físico.
Contra-indicações: 
Apesar de estarmos falando de um produto classificado pela Anvisa como suplemento alimentar para atleta e não de um medicamento, os termogênicos, mesmo sendo um excelente aliado nos exercícios, não indicados para todos os invidíduos. Como vimos, os ativos possuem a capacidade de estimular o SNC (Sistema Nervoso Central), causando alguns sintomas como: Elevação aguda da pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca, palpitações, tremores, ansiedade, insônia, dores de cabeça, náuseas, irritabilidade, desconforto gástrico (principalmente em pessoas com gastrites e/ou úlceras). A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva também não recomenda que indivíduos cardíacos e psiquiátricos façam uso de nenhum termogênico.
É necessário também aumentar o consumo de água, principalmente durante o exercício, já que podem provocar desidratação.
Vale lembrar que estes alimentos e suplementos termogênicos usados de forma isoladas não fazem “milagres”. É indispensável adotar hábitos saudáveis de alimentação associado a um treinamento de rotina, garantindo assim ótimos resultados na busca do corpo desejado
RONEY FERREIRA DE PROENÇA
Nutricionista
CRN-3 27016

Alguém já fez ou faz uso de termogênico? Se sim, compartilhe conosco sua experiência e produto!

Comentários via Facebook:

15 comentários

  1. Estou tomando um termogenico de 420 mg por dia, e estou me sentindo muito enjiado.
    Este já é o segundo que compro e que me acontece isso.
    Eu mudei de marca.mais de nada adiantou.
    Sera que posso tomar um remedio pro estomago e continuar tomando o termo?

  2. agora no verão queria tomar o oxyelite antes do almoço com estomago vazio, mas se a noite eu beber alguma bebida alcoolica como ice, pode acontecer alguma coisa?

  3. gostaria de saber se posso tomar o termogênico, tendo pressão alta, ser hipertenso

    • Esses Termos ele tem a função de almentar a frequencia cardiaca para acelerar o metabolisto e fazer a captura de gordura para transforma-la em energia, com isso se vc tem presão alta é melhor verificar se pode tomar, pq tem alguns super fortes e outros mais suaves…. Passa no médico faz uma avaliação e ai sim comece a tomar!!!

  4. Tenho medo de tomar , vai que dê o efeito contrario ?

  5. Estou tomando termogênico a 4 meses e já eliminei 19 kgs, tô muitooo satisfeito.

  6. Você conhece o site iHerb.com, healthdesigns.com e a Vitacost, são sites americanos que vendem uma infinidade de produtos naturais, orgânicos e tradicionais, inclusive suplementos, com preços mto inferiores aos brasileiros. Comecei a comprar neles faz 3 meses e hoje recomendo para todo mundo. Entre no site e confira quem sabe você gosta.
    Na primeira compra tem desconto:iHerb.com: o desconto é de 5 dólares com o código LEF734healthdesigns.com: tbm é 5 dólares com o código 5649952Vitacost: O desconto é de 10 dólares, cadastro feito através do link,https://www.vitacostrewards.com//referrals/webReferralUpdate.pg?EmailId=713000078725&ReferralId=713000078713
    Dúvidas estou a disposição.

  7. Álvaro,

    Primeiramente o Nutricionista Roney escreveu com caráter informativo e técnico sobre os termogênicos, o que não implica em prescrição deste determinado produto.

    Em segundo ponto, o uso do mesmo está atrelado e orientação e supervisão de um nutricionista com o aval do médico que acompanha o indíviduo. Finalizando, me impressiona você um farmacêutico, afirmar que um nutricionista especializado em nutrição esportiva está desqualificado a explanar sobre termogênico.

    Abs.

  8. Qualquer uma pessoa desde que não tenha tenha problemas cardiacos podem usar. Basta não ultrapassar o que é recomendado na embalagem.

  9. Cuidado com o negócio esse dos termogênicos; para seu uso, deve-se availar primeiramente a condição de qualquer um antes de toma-los; depois, deve-se viligar muito bem a tenssão arterial e o ritmo cardíaco. Então DEVE existir vigilância médica.
    Achei muito irresponsável a nutricionista que recomendou a utilização de termigénicos já que o seu atuar profissional, carece da suficiente formação farmacológica e estaria fora do seu ámbito.

    Àlvaro Fuentes
    Farmacêutico.

  10. é mais antes de comprar qualquer tipo de termogenico vale lembrar que ele aumenta o metabolismo e assim pode causar a taquicardia. E não é recomendado o uso por pessoas que tem problemas no coração.

  11. é recomendado vc tomar cerca de 30 a 50 ml de agua por cada kilo que vc tem. e manter o corpo sempre hidratado. Antes do treino tome cerca de 700 ml de agua.

  12. comecei a usar yellow caps hj! nossa… quanto suor!! rsrsrs
    notei q fiquei menos cansado durante a serie mas ,como só usei uma vez, n posso falar mt sobre o produto. 
    não senti nenhum mal estar, só suei muito, oq é esperado.

    bebam muita agua! da uma sede desgraçada!!

  13. Usei a antiga L- carnitina e tive taquicardia brava, tempos depois ouvi dizer que foi até proibida. Mais recentemente tomei o Ripped da Nutrilatina e tive bons resultados, sem sobresaltos, recomendo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>