O Beabá dos Suplementos Alimentares

Há três importantes fatores para o sucesso na busca de um corpo sarado: a genética, o treinamento e a alimentação. A fim de otimizar esse último componente entram os famosos suplementos alimentares.

Por isso fiz um resumão explicando um pouco sobre os principais suplementos que possuem estudos e relatos que comprovam a eficácia, contando um pouco sobre suas funções e indicações.

Proteína: Esta é sem dúvida o suplemento mais aclamado pelos “marombeiros” de plantão, por isso, é o primeiro da lista. Englobam esta categoria, Whey em suas três formas ( Concentrado, Isolado e Hidrolisado ), os proteicos extraídos da carne bovina que podem ser ingeridos pós-treino, pois tem sua absorção mais rápida e a albumina e  a caseína são indicados em refeições intermediárias e antes de dormir, devido à lenta absorção.

Carboidratos: Nesta categoria temos as já consagradas ribose, maltodextrina, dextrose e a cria mais recente, o Waxy Maize. De forma geral, carboidratos devem ser ingeridos antes dos treinos para manutenção da glicemia e pós treino para recuperação e reposição do glicogênio perdido durante os exercícios. Encontrados em gel, líquido e pó.

BCAA: Fórmula composta por aminoácidos de cadeia ramificada – Isoleucina, Leucina e Valina. Sua ingestão antes dos treinos melhora a oferta de energia, auxiliando também na recuperação, definição e construção muscular quando tomado após os treinos. Procure BCAA adicionados da Vitamina B6, pois melhora o metabolismo destes aminoácidos.

Creatina: A suplementação visa complementar os estoques endógenos de creatina do organismo. Ela não é um aminoácido, mas um composto nitrogenado conhecido como amina. A creatina também é encontrada na dieta mista, em especial em peixes, carnes e outros produtos animais. Vários estudos demonstraram que a suplementação de creatina combinada com um programa de treinamento de força pode produzir no mesmo período de tempo, mais massa muscular magra.


Glutamina: Aminoácido mais abundante no tecido muscular e é literalmente dilacerado nos músculos durante períodos de estresse, como exercícios intensos e treinamento com peso. Ela é considerada “incondicionalmente essencial”, pois esse esgotamento pode causar perda muscular e diminuição da função imunológica.

Hipercalórico: Como o próprio nome diz, é utilizado para ganho de massa muscular, principalmente para os indivíduos que necessitam de um aporte calórico bem alto e somente com a alimentação é difícil de alcançar. Pode ser utilizado também como um substituto da refeição ( muito prático para pessoas que vivem na correria do dia a dia ), pois sua apresentação é em pó, sendo composta de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.

Termogênicos: Os produtos dessa categoria possui em sua formulação ingredientes ativos que atuam em conjunto para favorecer o emagrecimento e propiciar uma queima de gordura. Ativos mais comuns encontrados nos produtos: laranja amarga, cafeína, chá verde, picolinato de cromo, gengibre, capsaicinóides, óleo de cártamo, L-carnitina, entre outros.

Outros Suplementos: Ômega 3, Vitaminas antioxidante que ajudam na prevenção da produção excessiva de radicais livres ( moléculas que em produção exacerbada levam a um envelhecimento geral das células – Vitaminas C, E, picnogenol e outros ), minerais que participam ativamente no metabolismo dos nutrientes, suplementos para proteção das cartilagens e articulações ( condroitina e glucosamina ).

 

 



Roney Ferreira de Proença
Nutricionista Esportivo
CRN-3 27016

 

 

Contato:
roney.nutricionista@homensquesecuidam.com

Leia também:

Comentários via Facebook:

17 Comentários

  1. Roberto
    25 de novembro de 2013

    Juan

    Parabens pelo site e pelo bom gosto. rs
    Uma duvida referente aos suplementos. Quais suplementos voce indicaria para ganho de massa muscular e que tambem possa auxiliar no emagrecimento.
    Tenho uma facilidade muito grande em engordar e faço uma dieta com pouco carboidrato.
    Atualmente estou com 1,85 mts, 94 kilos.

    Obrigado pela atenção

    Responder

    • Juan Alves
      02 de dezembro de 2013

      Roberto, apenas um Nutricionista poderá realizar a avaliação e prescrever a dieta para ti! Muito provavelmente uma dieta rica em proteínas e bem balanceada em carboidratos e gorduras poderá ser o mais interessante. Nos treinos, vc tem que conversar com o profissional de educação física para ter um mix de aeróbio e musculação com o objetivo de reduzir percentual de gordura e aumentar massa maggra. Sobre suplementos, whey protein deve ser interessante para vc, principalmente as com menor teor de carbo, com o nutri vc terá certeza. Abs!

      Responder

  2. Corpo Ideal Suplementos
    16 de setembro de 2013

    Com certeza ótimas dicas mesmo.
    Sugerimos aqui uma listinha de suplementos para definição muscular para aqueles que buscam mais resultados.

    Abraços e parabéns pelo site!

    Responder

  3. Danilo
    11 de junho de 2013

    Oi, tudo bom? tenho 1,68 cm e 69kg. Comecei a malhar faz três meses (pela manhã) e pós treino me sinto muito cansado e sem energia para fazer mais nada o dia inteiro. Posso tomar só Dextrose para ter energia durante o resto do dia? Obrigado!!!

    Responder

    • Juan Alves
      01 de setembro de 2013

      Não é interessante! Você precisa se alimentar melhor, incluindo alimentos que te forneçam energia (carboidratos) de boa qualidade como batata doce, arroz integral, macarrão integral, pão integral e por aí vai! Procure um nutricionista, ele será fundamental para te orientar.

      Responder

  4. Pablo
    16 de maio de 2013

    Olá Juan, gostaria de saber se é possível a combinação de alguns desses ou se só pode ser tomado individualmente? Se possível, quais poderiam ser ingeridos concomitantemente?

    Responder

    • Juan Alves
      18 de maio de 2013

      Pablo,

      Eles devem ser usados sinergicamente, ou seja, todos estarão em prol dos sues objetivos. Exempplo: whey protein e dextrose pós treino, albumina em uma refeição durante o dia e por aí vai. Para saber quais você necessita, é interessante procurar um nutricionista para ele avaliar os objetivos e o que tens disponível.

      Abs!

      Responder

  5. Jow
    16 de abril de 2013

    Realmente todos ótimos amigos, aqui ensina como importar todos eles 3 vezes mais barato.
    http://importandosuplementos.com/

    Responder

  6. rossini
    26 de novembro de 2012

    gostei das reposta bem esclarecedora….

    Responder

  7. Leandro
    12 de novembro de 2012

    Não comprei suplementos de marca brasileira, 95% é porcaria e imitação barata. Vale a pena investir e comprar uma marca confiavel tipo (labrada, Universal,optimum)

    Responder

  8. Eduardo
    09 de novembro de 2012

    Juan, obrigado pela resposta. Parabéns pelo seu Blog.

    Responder

  9. Prince Davi
    05 de novembro de 2012

    Excelente post !
    voltarei para a academia um expert !

    Responder

  10. Ewerton
    04 de novembro de 2012

    Excelente post… adorei as infos.

    Responder

    • Juan Alves
      07 de novembro de 2012

      Nutrição por Roney Ferreira, tudo “culpa” dele ;)

      Responder

  11. Eduardo
    02 de novembro de 2012

    Olá, Juan. Gostaria de saber se pode tomar Creatina se eu estiver fazendo o tratamento com o Roacutan e quais os Suplementos que podem ser tomados mesmo com o tratamento do Roacutan.

    Responder

    • Juan Alves
      07 de novembro de 2012

      Eduardo,

      O medicamente sobrecarrega o fígado, então tudo relacionado a ele é contra-indicado. Geralmente os dermatologistas pedem para
      cortar todos os suplementos, porém no meu caso minhas taxas permaneceram ok após certa fase do tratamento e daí então fiz
      uso apenas do whey protein e maltodextrina. O conselho que tive de uma nutricionista foi de só pensar em outros suplementos
      apenas quando terminar o uso do roacutan, logo não acho nada interessante fazer uso de creatina.

      Abs!

      Responder

Deixe um comentário!

*