• Moda Masculina
    5 de novembro de 2013 | Por Juan Alves
    Post em parceria com o Gregory Martins

     
    SPFW Inverno 2014

    Aconteceu na última semana a SPFW, maior e mais influente semana de moda do Brasil! Apesar de poucos desfiles masculinos, o nível de comprometimento das marcas com a qualidade teve um crescimento significativo.



    A semana começou com a UMA em um desfile dançante que substituiu os modelos por bailarinos da São Paulo Companhia de Dança. As marcas investiram em texturas como o moletom e o couro, dois materiais que apareceram à exaustão nas passarelas desta temporada de inverno.

    A exemplo da Colcci, que teve o retorno de Gisele Bündchen aos seus desfiles, o couro dominou os detalhes estando nas barras das calças e nos recortes das jaquetas.
     

    Colcci SPFW Inverno  2014 - HQSC - 1Colcci

     
    Já a Osklen apresentou uma jaqueta de couro com mangas de recortes vazados, um trabalho completo e muito bonito de se ver. Mas também na verdade chocou, no sentido ruim da expressão, por exibir um desfile literal que abordou o futebol. Com chuteiras e bolsas em formato de bola a marca pareceu replicar peças e modelagens de suas coleções anteriores apenas as ‘colorindo’ novamente.

    E seu minimalismo assumido parece ter reverberado em tantas outras marcas, como João Pimenta que apresentou um imigrante italiano com extrema limpeza das formas separados em 3 blocos de cor: brancos, pretos e tons terrosos.

    O João Pimenta foi um pouco mais a fundo e apresentou um costume (conjunto de blazer e calça) do material.
     

    Osklen SPFW Inverno  2014 - HQSC - 1Osklen

    João Pimenta SPFW Inverno   2014 - HQSC - 1João Pimenta

    Se viu que as marcas estão privilegiando o inverno tropical, aquele onde o frio não é tão presente por todo o território nacional. Esta foi a abertura para muita alfaiataria, em especial nas calças, aparecerem na passarela.

    E o jeans não ficou de fora, claro, tanto a Ellus quanto a Colcci escolheram lavagens escuras para as calças. A Ellus a cada temporada exibe uma nova tecnologia para o tratamento do jeans e em seu último desfile a técnica apresentada foi o Dark Snow, um efeito de lavagem do jeans que o deixa com cara de molhado.

    As inspirações das coleções conceituais sempre dizem muito sobre o estágio em que estamos na moda atual. Desta vez tivemos desde o islamismo da Ellus ao ambiente rural da Amapo.
     

    Ellus SPFW Inverno  2014 - HQSC - 1Ellus

     
    Alexandre Herchcovitch men SPFW Inverno 2014 - HQSC - 1Herchcovitch

     
    Esta edição do SPFW para o inverno 2014 parece ter se baseado em um único homem que se multiplicou em cada desfile.

    A modelagem é esportiva, o corte é reto e os casacos são tão longos quanto se possa imaginar. Os acessórios eram escassos, mas representativos, de alfinetes a grandes mochilas de camping.

    Resumindo, os destaques são: a alfaiataria limpa de João Pimenta, os grandes casacos da Osklen, a mescla de jeans escuro e couro marrom da Colcci e os tricôs manuais de Herchcovitch.

     

    Gregory Martins

    Editor TrendCoffee.cc
    BlogFacebookTwitter.

     

     

    Leia também


    Comentários Comentários
    Um comentário
    Aldo R., em 8 de novembro de 2013

    Bom post, sempre senti falta por posts resumidos e objetivos sobre semanas de moda, eis que aqui está. Parabéns!