Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Como se Alimentar durante o Carnaval?

Nutrição e Fitness 16 fevereiro 2015 | Por Juan Alves
Post escrito com a colaboração do
Nutricionista Roney Ferreira
 
Alimentação no Carnaval - HQSC 1
 
O que Carnaval está prester a começar oficialmente no Brasil, mas o movimento para os dias de festa já estão a mil, pensando nisso, para embalar – e sustentar – o pique saiba como se alimentar para a folia!
 
Quem curte esta época do ano acaba perdendo bastante líquido e gastando mais energia por conta das altas temperaturas e pela própria movimentação.  Se exageram na bebida, a ressaca é a companheira inevitável do dia seguinte.
 
A dica primordial é manter o corpo hidratado através do aumento da ingestão de líquidos! Prefira consumir sucos de frutas diversas, dando ênfase aos da época (abacaxi, melancia, melão).
 
O suco de açaí também é uma ótima pedida, já que é altamente energético. Não dispense água, bebidas isotônicas (o famoso Gatorade) e água de coco!
 
Alimentação no Carnaval - HQSC 3
 
Já para evitar a temida ressaca, o ideal é intercalar entre uma cervejinha e outra ou uma batida (à base de vodca, saquê, aguardente) com sucos de frutas e/ou água.
 
Isso é necessário e funciona muito bem, já que o álcool desidrata o organismo gerando sede e consequentemente a ressaca no dia seguinte. Evite o consumo de refrigerantes, já que estes não repõem a água e minerais perdidos durante a transpiração.
 
O que comer antes da folia?
 
– Tente fazer a refeição principal 3 horas antes de cair na gandaia. Daí em diante o ideal é se alimentar a cada 3 horas em pequenas porções para amenizar o desgaste dos dias agitados.
 
– Consuma carboidratos, pois eles dão energia para você não perder a animação. Consuma batatas cozidas, arroz integral e massas, de preferência sem molhos.
 
– Carnes magras ou peixes (de preferência grelhadas, assadas ou cozidas).

–  Evite comidas "pesadas", que sejam à base de molhos cremosos, carnes e queijos gordurosos, feijoada. Refeições que possuem em sua composição muita gordura acabam deixando a digestão prejudicada.

 
Alimentação no Carnaval - HQSC 2
 
 
O que comer durante a folia?
 
 Sei que muitos irão dizer que durante esses dias, principalmente para quem vai atrás de algum trio elétrico, pensar em se alimentar nem passa pela cabeça. Como já foi dito, o desgaste físico é grande e a alimentação deveria ser pensada com atenção.
 
Eu sugiro que o folião leve consigo algo prático, saudável e de fácil consumo: barra de cereal ou até um substituto de refeição líquida. Deve ser algo prático que motive você a levar para consumir quando necessário.
 

O que comer depois da folia?

 
Geralmente as festas duram o dia todo e vão noite a dentro. Então, ao voltar para casa, nada de se fartar comendo alimentos gordurosos que irão te atrapalhar na curtição de outros dias. Prefira alimentos leves. 
 
Se você chegar pela manhã, sugiro algo bem nutritivo: Vitaminas de frutas com leite e aveia, frutas picadas c/granola, lanches à base de frios, como peito de peru, rosbife, queijo cottage. Se chegar na hora do almoço, consuma os mesmos alimentos já indicados no inicio do dia.
 
Alimentação no Carnaval - HQSC 1 2
 
Outras dicas valiosas:
 
– Ao comprar alimentos na rua, verifique se o estabelecimento aparenta limpeza, se a comida está conservada na temperatura adequada, se há data de fabricação e data de validade . É muito comum as toxinfecções alimentares nessa época!
 
Fuja da maionese industrializada ou até a caseira, já que é o alimento campeão em provocar doenças e distúrbios gastrointestinais. Se você for levar o próprio lanche para consumir na avenida, evite também os molhos e frios, já que estragam muito rápido devido ao calor;
 
Durma 8h. O sono é fundamental para a recuperação do corpo que foi muito exigido durante a folia do dia anterior, além de prepará-lo para os outros dias de festas que virão.
 
 
Tenha um ótimo e inesquecível Carnaval! 😉

Leia também

Comente pelo WordPress

10 Comentários

  • David C
    18 fev 2015

    Juan, poderia postar as tendencias para cabelos crespos/ondulados ?

  • Pedrinho Pigoli
    18 fev 2015

    okee, não sabia que tinha app, baixando em 3.2.1… 🙂

  • Pedrinho Pigoli
    18 fev 2015

    Adorei as dicas !! OBG

  • Juan Alves
    04 mar 2012

    Ewerton,

    Totalmente verdade! kkk

  • PAULO FELIPE
    16 fev 2012

    Otima matéria!!! Cada vez mais intimado a acessar o blog, ate já baixei o aplicativo no cel, parabens!!!

  • PAULO FELIPE
    16 fev 2012

    Otima matéria!!! Cada vez mais intimado a acessar o blog, ate já baixei o aplicativo no cel, parabens!!!

  • Ewerton Mendonça
    16 fev 2012

    Excelente… só acho que vai ser difícil de executar o ponto do “durma bastante” hahaha. 😉

  • Ewerton Mendonça
    16 fev 2012

    Excelente.