• Cuidados Pessoais
    5 de fevereiro de 2015 | Por Juan Alves

    A queda de cabelo no homem é uma preocupação que aparece logo na adolescência e se manifesta pela seguinte dúvida: se meu avô e pai são carecas, eu também serei?

    Calma, nada de pânico! A calvície pode ser evitada e por isso vamos conhecer quais os tratamentos são utilizados para contornar esse problema.



    Confira!

     

    Queda de Cabelo Como Tratar HQSC 1

    A calvície masculina, tecnicamente chamada de alopecia androgenética, caracteriza-se pela perda de cabelo que segue um padrão bem definido. Geralmente inicia-se com o aparecimento das famosas entradas sem que haja uma queda de cabelos realmente perceptivel.

    O inicio ocorre por volta dos 25 anos e progride em velocidade variável de acordo com fatores genéticos. A linha capilar regride lentamente, os fios ficam mais finos e aparece a famosa coroinha. Por volta dos 30 anos aquela cabeleira não esta mais tão exuberante. Antes mesmo dessa fase já podemos apostar em alguma forma de tratamento!

    O mais conhecido é com a famosa finasterida. Muito falada pelo raro efeito colateral de impotência, ainda é bastante eficaz no combate da queda capilar. Esta medicação funciona por bloquear a ação dos hormônios no raiz dos cabelos. Mas não se preocupe porque o efeito e restrito a esta área do corpo.

    Ao contrário do pensamento comum, alopecia androgenetica não deve ser confundida com disfunção hormonal; se trata apenas de uma resposta aumentada do folículo piloso aos níveis normais de testosterona.

     

    Queda de Cabelo Como Tratar HQSC 2

    Outra opção são os tônicos capilares usados duas vezes as dia diretamente no couro cabeludo. O mais conhecido dentre eles e o minoxidil que age aumentando o metabolismo e crescimento do pelo. Com muita disciplina, consegue-se em 6 meses recuperar muitos dos fios perdidos.

    Novas opções de tratamento são laser e microagulhamento. O laser de baixa intensidade estimula circulação sangüínea e metabolismo capilar. As sessões mensais de microagulhamento promovem irritação dos folículos e regendracao com fios de cabelo mais fortes.

    O ideal é combinar diferentes técnicas para um resultado mais rápido e evidente. Cada caso pode se beneficiar de uma associação de tratamentos diferentes, o importante é saber que quando tratada desde cedo, a alopecia masculina pode ser controlada com sucesso.

     

    Colaborou com essa publicação

    Claudio Dias HQSCClaudio Dias

     Médico dermatologista

     CRM – 16436
     Instagram

     

     Consultório: Rua Frei Matias Tevis, 280, Empresarial Albert Einstein, Ilha do Leite, Recife.

     Fone: (81 )3075 5663

    Leia também





    Comentários Comentários