• Cuidados Pessoais
    9 de novembro de 2015 | Por Juan Alves

    Acne é um problema sério que causa grande desconforto durante a inflamação e mesmo quando ela vai embora ainda podem deixar manchas na pele, o que não é nada legal.

    Diferente das cicatrizes, as manchas são apenas alterações de coloração da pele com o relevo inalterado. Muitas vezes a pele pode ser acometida por cicatrizes e manchas ao mesmo tempo, se esse for seu caso vai ser necessário tratamentos simultâneos para cada problema.

    Antes de falar sobre a eliminação das manchas é preciso ficar esperto na acne em si, evitando o surgimento da inflamação.  As peles mais morenas ou bronzeadas tem tendência maior a apresentarem escurecimento após agressões, por esse motivo é super importante o uso de filtro solar diariamente com as reaplicações nos horários corretos, isso vai evitar a formação de novas manchas.

    Uma vez com a pele manchada é o uso do filtro acaba sendo ainda mais importante para o sucesso do tratamento. Cuidado com formulas caseiras ou milagrosas, o uso indevido de algumas substâncias, inclusive naturais, podem piorar as manchas e ainda torná-las fixas!

     

     

    O peeling químico ainda é uma das melhores opções para combater as manchas, enquanto que outros tratamentos como laser e microagulhamento geralmente são indicados para cicatrizes.

    O profissional qualificado irá fazer o peeling por meio de uma máscara de ácido bastante concentrado com o objetivo de retirar a camada mais superficial da pele (parecendo uma queimadura de praia). O número de sessões irá variar bastante de acordo com o caso, então para algumas pessoas 2 a 3 sessões irão dar um baita resultado, enquanto outras podem precisar de um tratamento mais prolongado.

    A recuperação após também varia porque depende, dentre outras coisas, da concentração do ácido aplicado. Por experiência própria posso dizer que esse processo demora de 3 a 5 dias.

    O tratamento realizado em consultório segue em casa com o uso de ácidos em creme/gel de menor concentração para potencializar os efeitos dos peelings e os dermatologistas muitas vezes usam fórmulas manipuladas com acido salicílico, glicólico e retinóico associados com clareadores como arbutin, hidroquinona e liquorice.

    Como sempre digo por aqui, o dermato é o profisional que irá avaliar cada tipo de pele e a partir do que foi visto será possível reconhecer quais ácidos são mais indicados para cada caso, não deixe de consultá-lo 😀

     

    Colaborou com essa publicação

    Claudio Dias HQSCClaudio Dias

    Médico dermatologista

    CRM – 16436
    Instagram

     

     Consultório: Rua Frei Matias Tevis, 280, Empresarial Albert Einstein, Ilha do Leite, Recife.

     Fone: (81 )3075 5663

    Leia também
    Comentários Comentários
    4 comentários
    Caio Nascimento, em 26 de novembro de 2015

    quanto custa na média cada sessão ?


    LUCAS HENRIQUE LIMA SILVA, em 10 de novembro de 2015

    To a 7 meses tomando isotretinoina (roacutan) da marca valeant, posso fazer esse tratamento para manchas ? e aonde posso encontrar pra fazer esse tratamento?


    Juan Alves, em 2 de dezembro de 2015

    Não. Se vc está tomando isotretinoína deveria conversar com seu médico a respeito.


    MATEUS REIS, em 9 de novembro de 2015

    Eu tenho os dois problemas. Tanto manchas, quanto cicatriz. A cicatriz eu considero os poros extravasados, e a espinha quando seca vira uma mancha. Depois de algumas visitas ao dermato hoje eu tenho consciência do uso e importância do uso do protetor solar, antes eu achava que era supérfluo, pois sempre nas propagandas, ele estava associado à praia, sol e verão, mais agora sei que ajuda e muito a reequilibrar e manter a pele saudável e também no meu caso que utilizo ácidos para tratamento acneico e qualquer descuido vira uma marca ainda mais a minha pele que é negra e pode ficar mais pigmentada ainda. Obrigado