• Cuidados Pessoais
    8 de abril de 2016 | Por Juan Alves


    como tratar calvicie homens que se cuidam 1 1

    A queda de cabelo acomete muitos homens e na corrida desesperada para resolver o problema há quem recorra aos tratamentos milagrosos – ou seria tenebrosos? rs – disponíveis por aí sem quaisquer comprovações. Por isso, nada de desespero, a informação é sua maior aliada! Então, nada melhor que entender como a calvície ocorre e como tratá-la.

    Bem, esse processo da perda de cabelo geralmente é muito lento, progredindo ao longo de 10 anos e quanto antes começar a tratar, melhor os resultados a longo prazo contra a principal causa da calvície que é a alopecia androgenética.
     

    #1 Como saber se meu cabelo irá cair?

    Analisar o histórico familiar é importante, porém o que conta na prática é o inicio da miniaturizacao dos pelos na linha da testa. Assim notamos que as “entradas” se formam e passa a existir um certo brilho decorrente do reflexo da luz no couro cabeludo. Esse já é o primeiro alarme para buscar de ajuda médica e evitar a queda.

     
    como tratar calvicie homens que se cuidam 2  

    #2 O que o dermatologista irá fazer?

    Primeiramente serão levantados todos os dados referentes a histórico do paciente, doenças ou medicações em uso pelo paciente. Em seguida examina-se o couro cabeludo com um tipo de lente especial para realmente estabelecer o grau do problema. Este processo se chama dermatoscopia e permite ao médico colher informações sobre a saúde do couro cabeludo e estabelecer a quantidade de folículos pilosos. Em alguns casos exames laboratoriais podem ser solicitados.
     

    #3 Qual a gravidade do problema?

    Existe uma tabela complexa de classificação dos graus de alopecia que pode guiar o médico na escolha do tratamento. Mas em linhas gerais o que você precisa saber é que nos graus leves (1 e 2) encontramos o inicio de aparecimento das entradas. Nos graus moderados (2 e 3) já temos a calvície instalada geralmente com muitos fios ralos e perdidos. Em casos avançados (3 e 4)  não há folículos capilares. A progressão dos estágios pode demorar até 20 anos.
     

    #4 Como tratar a calvície?

    Antigamente existia o tratamento clássico do famoso comprimido associado a “loção” e certamente você irá saber do que estou falando se já buscou conversar com alguém sobre o assunto. Porém esse tipo de tratamento está ficando cada vez mais para trás porque hoje dispomos de várias outras opções mais eficientes, rápidas e com maior segurança.
     
    como tratar calvicie homens que se cuidam 4

    Nos estágios leves costuma-se utilizar medicação oral associada tônico, laser de baixa intensidade ou ainda a intradermoterapia, essa que também pode ser utilizada nos estágios moderados com um esquema terapêutico diferente. Para quem nunca ouviu falar este tratamento consiste em microinjeções de ativos estimulantes de crescimento capilar diretamente no couro cabeludo. Nos casos avançados o mais indicado costuma ser o transplante capilar.

    Vale ressaltar que problemas com o cabelo tem quer ser tratados com seriedade por profissionais qualificados para tal, portanto procure bons dermatologista e cabeleireiro para juntos te ajudarem a manter os fios e visual nos trinques. Evite a automedicação para não correr risco à saúde e jogar dinheiro fora! 😉

    Enquanto seu tratamento para calvície não dá os primeiros resultados, saiba aqui como disfarçar a queda de cabelo instantaneamente!

     

    Colaborou com essa publicação

    Claudio Dias HQSCClaudio Dias

    Médico dermatologista

    CRM – 16436
    Instagram

     

     Consultório: Rua Frei Matias Tevis, 280, Empresarial Albert Einstein, Ilha do Leite, Recife.

     Fone: (81 )3075 5663

    Leia também
    Comentários Comentários
    5 comentários
    Denis, em 17 de maio de 2016

    Bom dia! Juan, eu tenho muita queda de cabelo, porém ainda não tenho sinais de calvice. Não tenho falhas, porque tenho bastante cabelo, e cresce rápido, mas me preocupa a quantidade de cabelo que eu perco ao pentear, lavar, etc.
    Nesse caso, devo procurar um dermatologista ? Ou conhece algum tratamento ?
    Obrigado!


    Juan Alves, em 24 de maio de 2016

    Muito melhor procurar agora que está no inicio um dermato para te auxiliar 😉


    waldir natal, em 18 de abril de 2016

    receber informações


    Gerson, em 14 de abril de 2016

    Juan, faz uma matéria com cortes de cabelo para quem já tem sinais de calvície. Seria bem legal. abraço


    Juan Alves, em 14 de abril de 2016

    Boa, irei fazer! :)