Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Albumina: Pura Proteína da Claro do Ovo

Nutrição e Fitness 05 dezembro 2011 | Por Juan Alves

Post escrito por Roney Ferreira
Há  cerca de um ano atrás o Nutricionista Esportivo Roney Ferreira, colaborou com o blog com o post “Dicas de Nutrição Esportiva“. 
Foi daí que convidei o Roney para colaborar periodicamente com o blog e apenas há pouco tempo atrás ele pode abraçar a causa e contribuir com informações valiosas para o HQSC.

Hoje, a dica é da Albumina! No estilo BBB: bom, bonito e barato, o suplemento promete pontencializar os treinos na academia. No decorrer do texto além de muitas informações úteis, dicas que só quem entende do assunto pode proporcionar e compartilhar conosco.

Confiram: 

O que é a albumina?
A Albumina é uma proteína encontrada abundantemente na clara do ovo, (praticamente 80%) sendo naturalmente isenta de colesterol e lactose e ainda é fonte de BCAA. Através de processo industrial, a albumina é extraída dos ovos, passando por etapas de desidratação e pasteurização o que garante uma segurança no seu uso, já que antes de existirem suplementos comerciais à base de albumina os atletas eram obrigados a ingerir grandes quantidades de clara de ovo cru, o que não era uma medida segura em virtude do risco de contaminação do ovo por uma bactéria que provoca intoxicação.

É uma proteína classificada como sendo de Alto Valor Biológico, ou seja, fornece ao organismo todos os aminoácidos essências (nosso corpo não produz, é necessário obter através da dieta). Seu uso também é indicado em ambiente hospitalar para a nutrição de pacientes acamados que precisam de dieta hiperproteica para recuperação pós cirurgia, caquexia, etc. Além da função básica de fornecer aminoácidos em quantidade e qualidade para a construção muscular buscada por praticantes de musculação, a albumina tem ainda uma boa digestibilidade, o que o torna um excelente suplemento que pode ser usada tanto para atletas, quanto por praticantes, independente do gênero e da modalidade que praticam.

Vantagens em utilizá-la
Algumas marcas “turbinam” a albumina deixando-a mais atraente para o consumidor, como a adição de sabores, adição de vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes (Vitaminas E, C, A, selênio, cromo), prebióticos, enzimas digestivas, maltodextrina.

Uma importante característica da albumina é o tempo de digestão e absorção de suas moléculas que pode chegar até aproximadamente 4-6 horas, tornando-a uma proteína de digestão e absorção lenta quando comparado a outras proteínas do soro do leite. Essa particularidade torna a albumina uma excelente estratégia nutricional para suplementação durante os intervalos de treino e inclusive durante o sono, já que o organismo irá receber um aporte gradual de aminoácidos e peptídeos de excelente qualidade, evitando assim o catabolismo protéico. Em comparação as outras proteínas a albumina se destaca no quesito preço, já que chega a ser 3x mais barata que Whey Protein, por exemplo.

Composição Nutricional da Albumina
    Os valores de vitaminas e minerais podem variar dependendo da marca, já que alguns fabricantes, como mencionado acima, adicionam estes nutrientes na composição.
Dose Usual
A ingestão de albumina assim como a de outros suplementos é indicada de acordo com o treino e dieta do esportista, já que excesso de proteína é descartada pelo organismo não sendo utilizada para a construção de massa muscular (e proteína custa caro!). Mas de um modo geral é sugerido o consumo de 30g de albumina diluído em 200 ml de água e consumida durante o intervalo das refeições ou durante o sono. Essa dose fornece ao esportista aproximadamente 24g de proteína e < de 1g de carboidrato (quando não adicionado pelo fabricante). Algumas pessoas reclamam da espuma que se forma ao bater a albumina no liquidificador. Eis as minhas sugestões: bata junto com 1 colher de azeite. Diminui muito a espuma. Outra dica é preparar o shake com antecedência e deixar descansando por 1 hora. Para quem também reclama do sabor da albumina, uma dica é tomá-la misturada a um suco cítrico (laranja, limão, maracujá). Fica muito bom.
RONEY FERREIRA DE PROENÇA
Nutricionista
CRN-3 27016

Leia também

Comente pelo WordPress

38 Comentários

  • JOSE GILSON MOURA
    14 nov 2016

    PESSOAL, as coisas não são bem assim ! Toda proteína qdo é exposta a certas condições de processamento, tipo, pasteurização, sofre mudanças químicas que não só podem fazer perder seu valor biológico, como tbm formar compostos de ação toxêmica. A albumina por exemplo, qdo submetida a temperaturas elevadas do tipo pasteurização, sofre desnaturação não só perdendo seu valor biológico, como se ligando ao ferro dos alimentos q vc ingere, principalmente o ferro não heminicio, provocando anemia.

  • Marcos garuti
    10 jul 2015

    Boa noite! Estou Precisando de um suprimento que não tenha muito ferro. E que me dê força e massa muscular
    ( minha taxa de ferro no sangue estava muito alta )

  • Leo DG
    19 abr 2015

    Eu ponho albumina com leite em po integral,misturo os po e ponho na coqueteleira junto com adoçante, o leite tem que ser integral pois a gordura dele impedira a formacao de espuma

  • Rafael Murcia
    23 jul 2014

    Parabéns pelo post!
    Minha dieta é rica em proteínas e a albumina é uma delas.
    Consumo comendo ovos e quando não tenho tempo para isso faço o meu shake.

  • joão carlos
    14 maio 2014

    Estou tomando albunia natural, comprada em loja de produtos naturais , tomo em jejum  e treino  15:30 e o  resultado e´explosivo , gostaria de saber se tem diferença da industrializada vendida em lojas epecializadas ou não 

    Obrigado

    • Juan Alves
      19 jul 2014

      A principio não, mas observe o rótulo pq nele aparecerá se há mais substâncias incorporadas ao produto.

  • LUCIANA
    04 out 2013

    adorei as dicas…mas com albumina se ganha massa magra?tenho medo de ficar gorda!!ou parecer inchada!! sou magra

    tenho 1,72 altura e pesso 62kg..só quero ganhar um pouco de definiçao,massa magra.

    • Douglas Cadete
      31 out 2013

      vc só vai ganhar massa magra com ela, e ñ vai ficar gorda, ela tb evita q vc perca proteina, o ideal é q seja tomada de 3 em 3 horas para evitar o catabolismo (quebra de proteinas para trasnformar em energia para o corpo)

  • Clayton Avelar
    25 jul 2013

    Juan Alves,
    As dicas realmente são ótimas, obrigado. Porém, qual é a marca mais indicada?
    Eu li alguns comentários bem positivos sobre a Salto’s.

  • […] A albumina é uma excelente opção! Mastigue muito bem os alimentos se estiver usando essa suplementação e não fale durante as refeições, assim, a ingestão de ar reduziria consideravelmente, diminuindo a flatulência. Mas, indivíduos que possuem um intestino saudável, normalmente não apresentam este desconforto. […]

  • Alex
    06 jun 2013

    Bom dia. Li um artigo publicado da UFRJ sobre albumina e clara de ovo. Pessoal, não é bom ingerir discriminadamente, e eles comentam que devem apontar os riscos de tomar albumina direto desses suplementos. É aconselhável vc ingerir três claras de ovos em vez de tomar uma colher ou outra de albumina em pó. Procurem pesquisar mais. Sei que muitos tomam e estão por aí, mas pode ferrar o seu fígado e rins.

    segue o link
    http://bromatopesquisas-ufrj.blogspot.com.br/2011/12/albumina-ou-ovo.html

    • Juan Alves
      06 jun 2013

      Alex,

      Fiz uma leitura dinâmica e o texto ressalta o uso indiscriminado do suplemento, destacando a necessidade do consumo proteíco de acordo com a individualidade de cada um. Mas valeu pelo alerta!

      Abs.

  • Olá!
    Belo artigo, eu sempre mando uma dose de albumina antes de dormir, da efeito em!

    Abraço!

  • Como Tomar Albumina?
    17 maio 2013

    […] A albumina é uma excelente fonte de proteína, já falamos dela por aqui! […]

  • Olá!
    Na minha opinião a albumina é um dos melhores suplementos que tem, pois seu custo x benefício é muito bom!!

    Abraços!

  • Alexandre
    13 mar 2013

    Obrigado, ajudou bastante, pedalando um amigo me falou so suplemente e o site ajudou bastante!!!

    • Juan Alves
      25 mar 2013

      Bacana Alexandre! Qualquer dúvida, manda para cá, abs.

  • Bruna
    05 fev 2013

    Muito bom, ajudou bastante.

  • sheyla
    02 fev 2013

    bato no liquidificador duas colheres de albumina, duas de ensure, uma banana e duas colheres de leite ninho fortificado. mais acho que albumina ñ é suficiente pra ganhar peso

  • leonard lunardi
    08 jan 2013

    Em minha dieta, coloco 2 colheres de sopa, 1 banana e 250ml de leite desnatado. E bato pouco ( 10seg ) para evitar espuma.

  • Alinor
    17 out 2012

    Eu bato no liquidificador com uma banana d’agua. é outra coisa.

  • Samuell Aguiar
    29 set 2012

    O q eu posso tomar junto com a ALBUMINA PURA para DISFARÇAR o gosto ruim? … MALTODESTRINA????

    • Juan Alves
      30 set 2012

      Algumas pessoas reclamam da espuma que se forma ao bater a albumina no liquidificador. Eis as minhas sugestões: bata junto com 1 colher de azeite. Diminui muito a espuma. Outra dica é preparar o shake com antecedência e deixar descansando por 1 hora. Para quem também reclama do sabor da albumina, uma dica é tomá-la misturada a um suco cítrico (laranja, limão, maracujá). Fica muito bom.

  • Juan Alves
    11 jun 2012

    Marco,

    O Roney manda muito bem mesmo nos posts sobre suplementos! Compartilhe sempre que puder os conteúdo pelas redes sociais. Abs

  • Marconekleiton
    02 jun 2012

    gostei do modo q vc fala de um suplemento tão bom como a albumina  ela e esselente e essas dicas vao me ajudar bastante valeu ae  por compartilhar 

    • Adriano
      06 nov 2012

      Seu burro analfabeto, é EXCELENTE e não esselente, seu ridiculo

  • Juan Alves
    19 dez 2011

    Jefferson,

    Que bom que curtiu o post!

    Sua sugestão é muito válida, dica anotada viu? Abs.

  • Jefferson
    14 dez 2011

    Excelente post, apesar de ja saber da metade do que foi dito ai eu adorei as dicas.
    Juan se deveria postar mais dicas e recomendacoes relacionado a musculacao, atletismo, ciclismo, em fim, esportes em geral.

  • Juan Alves
    12 dez 2011

    É interessante tomá-lo com outras bebidas além de leite, já que o mesmo fermenta no organissmo e tende a causar flatulência.

  • Juan Alves
    12 dez 2011

    Alan,

    Isso mesmo! Abs

  • Juan Alves
    12 dez 2011

    Renato,

    Pode-se tomar a albumina entre as principais refeições como lanche e tbm é interessante seu uso ao ir dormir.

  • Zuza
    11 dez 2011

    Esqueceu de dizer que muita gente tem problema com gases tomando Albumina rs. E são gases poderosos, por isso deixei de tomar huauauhahu

  • Alan
    11 dez 2011

    Só pra deixar bem claro, o gosto da albumina é terrivel mesmo, sugiro tomar junto a alguma coisa.

  • Alan
    11 dez 2011

    vc pode tomar ao acordar, pós treino e antes de dormir. cerca de 15 a 30 g

  • Renato
    06 dez 2011

    gostei desse post . Mas eu tomo antes de durmir é ? 

  • Luã Fellipe
    06 dez 2011

    Maneiro. Bem explicado!