Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Minoxidil no Cabelo Masculino: Guia sobre o Tratamento Anti-Calvicie

Beleza Masculina 17 novembro 2017 | Por Juan Alves

A queda de cabelo é o terror dos homens e isso ninguém duvida não é mesmo? E o minoxidil é um dos tratamentos mais comuns para ajudar no crescimento dos fios!

Apesar dele ser muito difundido, há muitos mitos e dúvidas do que é essa substância, em quais casos deve-se fazer uso, efeitos inesperados e outras questões que vamos esclarecer aqui pra você num verdadeiro beabá sobre esse medicamento. Se liga 😀

O que é minoxidil?

Em bom e descomplicado português essa medicação originalmente foi criada para tratar pressão alta, daí descobriram que o uso tópico – na pele – estimulava o crescimento do cabelo aumentando o tempo de vida dos fios, transformando o cabelo fino em encorpado.

Para quem é indicado e a partir de quantos anos?

Formalmente o minoxidil é indicado para alopecia androgenética que é a causa mais comum da calvície, formando entradas e a “coroinha” na cabeça. Mas como toda medicação precisa de avaliação médica pra prescrição.

Cada pessoa pode ter um tempo diferente para o avanço da calvície, alguns homens nem apresentam na fase adulto jovem, enquanto outros, como eu, aos 20 anos já começa a sofrer com a miniaturização dos fios. Essa é a hora certa pra recorrer a medicação tópica, no inicio!

Minoxidil na barba funciona?

O uso do minoxidil na barba ainda não tem consenso cientifíco, porém os relatos de uso dos pacientes reforçam a suspeita de eficácia. Em outras palavras, o povo tem usado e gostado haha

Quais são os efeitos com o uso?

O efeito esperado é de aumentar o ciclo de vida cabelo para além de 6 anos (média) e transformar cabelos velos (finos) em cabelos terminais (grossos).

Como aplicar?

Diretamente no couro cabeludo seco, geralmente 2x ao dia com cerca de 20 gotas por aplicação. Apesar dessa forma ser a mais indicada, o uso pode variar de acordo com a necessidade de casa paciente.

Em serum e espuma geralmente costuma-se haver boa aderência no couro cabeludo e não ressecam os fios.

Os primeiros resultados vem quando?

Os resultados iniciais são vistos com 3 a 4 meses e o equílibrio capilar ocorre com 1 ano de tratamento. Por isso, a paciência e disciplina são fundamentais!

Por quanto tempo eu devo usar minoxidil?

Não existe período máximo para uso do minoxidil, o médico avalia o paciente para saber se há uma resposta ao uso do produto e enquanto houver #segueobaile. Meu médico brinca que o uso deve ser até 7 dias pós-morte pra fazer o enterro com dignidade kkkk

Os efeitos colaterais mais comuns

Irritação do couro cabeludo, aparecimento de pelos em locais indesejados (principalmente nas mulheres) e ressecamento do cabelo são os efeitos relatados pelos usuários do minoxidil.

Minoxidil não deve ser usado por…

Quem não sabe (tem o diagnóstico) o tipo de causa da calvicie, tem histórico de alergia e ainda para pessoas que fazem usonde algumas medicações para controle da pressão. No caso das mulheres, as gestantes e que estão amamentando também devem evitar o uso.

 
E aí, curtiu saber mais sobre o minoxidil no cabelo masculino? Lembro que as informações foram coletadas com dermatologistas para te ajudar sem papo furado e sim com ciência!

» Confira mais dicas de beleza masculina (pele, cabelo, perfume e afins) clicando aqui.

Leia também

Comente pelo WordPress