Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Precisei fazer Exame do Toque com apenas 20 anos! 😱 #NovembroAzul

Vídeos 28 novembro 2017 | Por Juan Alves

Agora no mês de Novembro é o #NovembroAzul  ou #movember (na gringa) dedicado à saúde do homem, especialmente a conscientização do câncer de próstata já que a doença continua matando muitos homens devido ao diagnóstico tardio.

O pior é saber que isso vem ocorrendo porque muitos homens acima dos 45 anos se recusam a fazer o exame do toque retal com médico por conta do preconceito que ainda existe!

E curiosamente, eu precisei fazer o exame por outra questão e resolvi compartilhar como foi essa experiência de ter que fazer mesmo sendo tão novo para esse exame para você aí já ir desmistificando sobre esse cuidado necessário na vida do homem.

Se liga!

Quem deve fazer o exame do toque?

Há 90% de chances de cura quando o diagnóstico ocorre precocemente e as sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.

E mesmo que você seja mais novo, que tal aproveitar a deixar pra verificar se seu pai e avó estão fazendo o exame anualmente?

Posso substituir o exame físico pelo de sangue?

O exame de sangue, para checar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) é complementar e não substitui do exame prostático.

E as piadinhas dos amigos, como não se importar?

As mulheres se submetem desde cedo a exames como preventivo no colo do útero e isso não faz delas mais ou menos mulheres, o foco é cuidar da saúde! A gente tem que se sentir seguro que um exame médico não irá interferir em nada na nossa sexualidade.

 

Agora já sabe né? Bora dar adeus ao preconceito e cuidar da nossa saúde e apoiar todos os homens, seja seus familiares ou não, que precisam fazer o exame do toque anualmente.

Lembre-se: A ignorância pode ser hoje, mas a doença pode chegar amanhã! #NovembroAzul

 

Leia também

Comente pelo WordPress