Imagem de um menu hamburguer MENU

Nutrição e Fitness

Desmistificando a Caseína

Caseína - O que é

Todo dia uma nova informação a favor ou contra suplementos aparece. A bola da vez é a caseína, utilizada em refeições intermediárias ou antes de dormir, por ser uma proteína de lenta absorção. A caseína corresponde a aproximadamente 80% das proteínas do leite.

Estudos vem demonstrando que ela pode ser um composto inflamatório e tóxico ao nosso organismo, sendo inclusive relacionada ao aumento na incidência de câncer e doenças autoimunes.

Porém é preciso estudar cada caso e ver a necessidade, pois excesso de carboidratos ricos em glúten e gordura também são altamente inflamatórios, podendo aumentar incidência de câncer inclusive.

Por isso a necessidade da orientação antes de tomar qualquer suplemento! O profissional vai fazer uma série de perguntas pertinentes, exames e acompanhar a sua evolução. Tenho muitos pacientes em uso de caseína e o exame de eosinófilos (para citar um exemplo) está normal, não há nenhuma alteração. O consumo pode inflamar uma pessoa e não outra, individualidade é a questão!

caseína vem do leite

Existem outros suplementos e alimentos que podem substituir a caseína. Confira alguns deles:

A albumina é uma excelente opção! Mastigue muito bem os alimentos se estiver usando essa suplementação e não fale durante as refeições, assim, a ingestão de ar reduziria consideravelmente, diminuindo a flatulência. Mas, indivíduos que possuem um intestino saudável, normalmente não apresentam este desconforto.

A proteína isolada da soja também seria uma alternativa, mas muitos ainda tem medo de tomar pela presença de fitoestrógenos, temendo reduzir a produção de testosterona. Isso não confere! A proteína isolada de soja é uma excelente fonte de arginina, aminoácido que auxilia nos níveis de óxido nítrico e hormônio do crescimento.

É possível ainda utilizar os seguintes alimentos:

– Claras cozidas com cottage;
– Omelete de claras com creme de ricota light;
– Tilápia, salmão grelhados;
– Atum light;
– Peito de frango grelhado ou desfiado;
– Carne magra grelhada ou cozida e desfiada;
– Panquecas de claras com frango ou atum.

 
Lembre-se, na dúvida  procure um nutricionista!
 

Cristiane Spricigo

Nutricionista especializada em Nutrição Esportiva.
CRN1 7939
BlogFan Page no FBTwitter.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *