Espinhas na Bunda Nunca Mais! Saiba como tratar e evitar
Espinhas na bunda são um terror! Elas doem, coçam e é bem desconfortável quando você acaba ficando sem suas roupas na frente de alguém, e eu até diria para você mesmo.
Por isso quero falar um pouco sobre isso, essa tal da foliculite que popularmente é conhecida como espinha e pelos encravados.
Seja lá como você queira chamar, existem diferentes causas e formas de evitar, e é isso que eu vou te mostrar 😁
Principalmente se você não quer ter pelos na região íntima (já falei por aqui como depilar a bunda masculina), saber como lidar com as espinhas/pelos encravados é muito importante!
Foliculite nas nádegas: porque isso acontece?
Diferente do que é a foliculite, a acne é um doença crônica, que afeta a pele, mas é causada por uma bactéria em especial que inflama o poro.
Por serem muito parecidas em aparência e localidade, as duas são facilmente confundidas, porém suas causas são diferentes.
Enquanto isso, a foliculite é algo muito comum na vida de um homem. Você com certeza já teve e, se por algum milagre isso não aconteceu ainda, sinto informá-lo, meu amigo, mas provavelmente vai acontecer em algum momento. É natural em quem tem pelos.
Primeiro, antes de falar sobre suas causas, deixe-me falar um pouco sobre o que ela é e como se parece.
A foliculite na bunda, assim como qualquer outra, é uma inflamação no folículo por onde o pelo nasce.
Por exemplo, sabe depois que você aparou alguma parte do seu corpo e junto do pelo, que nasce, surge uma pequena inflamação? Isso é foliculite. Mas aparar é apenas uma das causas dessa questão.
As causas mais comuns dos pelos encravados na bunda que podem evoluir para foliculite são:
- Espontaneidade – às vezes é apenas uma pequena obstrução natural do folículo, seja por uma produto para pele muito “pesado” ou simplesmente a pele como ela é;
- Por depilação – como no exemplo dado acima, depilação pode obstruir os folículos causando a inflamação. É a causa mais comum;
- Transpiração em excesso – quando você sua muito, pode acabar obstruindo os folículos, causando a inflamação;
- Atrito – usar roupas muito apertadas ou pesadas criam atrito contra pele gerando a obstrução que causa o problema da foliculite.
É sério, basta uma chance, e as bactérias naturais da pele se acumulam nos folículos e já era.
Contudo, geralmente você consegue lidar com elas sem problemas, mas fique atento, em casos mais graves você pode desenvolver os furúnculos! Por isso vem comigo descobrir como cuidar desde do princípio.
Não custa lembrar que se você notar que está tendo foliculite no bumbum e, ela está começando a parecer pior, procure um dermatologista para uma tratamento específico.
Como acabar com espinhas na bunda?
Antes de começarmos essa parte, vou reforçar um ponto muito importante para você – que muita gente acaba confundindo. Foliculite e acne são coisas diferentes.
Como comentei, enquanto a foliculite tem causas variadas a acne surge de uma doença crônica e é ativada por uma bactéria específica.
Para acabar, ou controlar, as espinhas na bunda (acne) ou no rosto, como costuma ser mais comum, você vai precisar de uma ajuda dermatológica especializada. O profissional vai receitar algumas formas diferentes para esse fim de acordo com a gravidade que a acne se manifesta em você.
Outro detalhe importante são os pelos encravados na bunda, eles são diferentes da acne também e possuem um tratamento particular, confere o próximo tópico, pra você ver!
De forma geral, você vai encontrar opções de medicamentos tópicos e procedimentos contra as espinhas provenientes de pelos encravados como:
- Queratolíticas;
- Adstringentes;
- Alfa-Hidroxiácidos – como o Ácido Glicólico;
- Beta-Hidroxiácido – como o Ácido Salicílico ou o LHA;
- Fazer limpeza diária para remover o excesso de oleosidade da pele e manter a hidratação natural em equilíbrio.
Em consultórios, você vai encontrar aplicações de luzes led com efeito ‘secativo’ e ‘anti-inflamatório’ e peelings à base de ácidos, como opções para o tratamento.
Os casos mais graves tendem a ter tratamentos com antibióticos de uso tópico ou oral.
Ainda assim, é sempre importante procurar evitar os fatores de desencadeamento, ou seja, fatores que levam ao aparecimento ou agravamento dos pelos encravados na bunda.
Como sabemos que a depilação com cera e lâmina são as principais causas, a depilação a laser costuma ser bastante indicada para esse caso já que costuma ser altamente eficaz.
TOP 3 dicas para evitar pelos encravados na bunda
Os pelos encravados são o ‘nível’ anterior a foliculite. Ele representa aquele momento onde o pelo nasce de forma anormal e não chega a ficar visível – ou as vezes demora para isso, mas que ainda não inflamou.
Mas seguem aqui algumas dicas para você evitar o pelo encravado na bunda:
- Mantenha a pele limpa – deixar os poros mais limpos é o primeiro passo para evitar esse problema chato. Aqui é possível usar sabonetes específicos;
- Não use roupas muito justas ou grossas – esses tecidos dificultam a respiração da pele o que acaba culminando em acúmulo de ‘sujeira’ nos poros e o resto da história você conhece;
- Tome cuidado ao se depilar – tanto com lâminas quanto com cera a depilação facilita o acúmulo de bactérias nos poros ou deixa a pele irritada, então, quando fizer, procure fazer isso com bons produtos e um profissional, se possível.
Eu acredito que esse texto deve ajudar você a ter uma noção básica do que é e como tratar folicute. Espero que você tenha gostado!
Agora, clique nesse vídeo aqui em baixo, ele é sobre depilação masculina e você vai gostar! Fiz pensando em você 🤩
Manual da Depilação Masculina