Imagem de um menu hamburguer MENU

Moda Masculina

Armário Cápsula Masculino: o que é e como montar um?

Em tempos de contas de luz, gás e água absurdamente caras, a prática do armário cápsula masculino vem numa voadora agressiva para você diminuir seus gastos, ajudar o meio ambiente e, ainda por cima, construir looks masculinos versáteis e estilosos! 

Não sabe ainda o que é armário cápsula? Pois vai descobrir o que é agorinha. 

Segue essa thread porque você p r e c i s a aprender um bocado sobre essa que é uma tendência da moda masculina 2021 e que nunca foi tão relevante no nosso Brasil como nos tempos atuais.


armário cápsula masculino, exemplos de roupas para separar com rapaz branco deitado, semi nu.

O que é um Armário Cápsula?

O armário em cápsula é uma ideia, na verdade é um movimento que une os apelos ao meio ambiente e à moda

Aqui, vestir-se bem é um poderoso estilo de vida onde o menos é mais.

Agora, você está se perguntando e, vai me questionar, sobre o que diabos eu tô falando, certo?

Então, calma que eu te explico em detalhes!

Foto de um armário arara com peças de roupas de um armário cápsula masculino.

Dentre outras, a indústria têxtil é uma das que mais polui o meio ambiente, afetando tanto o ar, quanto o mar e, até influenciando no desmatamento de florestas.

Para produzir nossas roupas, atualmente as empresas fazem a emissão de grande quantidade de gases do efeito estufa, contaminam o solo com produtos químicos, causam grande consumo de água e energia. 

Então, isso passou a motivar uma parcela público consumidor a mudar, fazer algo a respeito. Assim surgiu a ideia da moda sustentável, onde peças versáteis e duradouras tem  um significado maior e carregam a sua identidade.

E aí que o movimento do armário em cápsula surgiu. A ideia, como falei, é ser simples, com poucas peças, mas que sejam coringas, isto é, peças que se encaixam em diferentes combinações, mantendo seu estilo próprio, claro.


Como montar um Armário Cápsula Masculino?

A princípio fazer a mudança que esse movimento de consumo consciente pode parecer fácil, mas não se engane, abandonar o consumo exagerado é mais difícil do que você pode imaginar.

Especialmente quando boa parte das lojas de moda masculina ainda não tomaram ações que impactem positivamente o meio ambiente, especialmente se você pensar nas lojas mais populares.

Olha só essa primeira sugestão de modelos de peças que você pode ter em uma guarda-roupa minimalista que compõe o armário cápsula 😎

armário cápsula masculino, exemplos de roupas para separar.

Contudo, nenhuma regra aqui é obrigatória, portanto você sempre terá a opção de pegar mais leve se achar que deve. E variar em cores, se quiser.

Consultores de moda fazem algumas indicações que podem te nortear sobre como construir seu novo armário em cápsula. Segue essa lista e fica atento:

  1. Considera bem sua rotina diária e ambientes que você frequenta;
  2. Separe suas roupas entre o que usa muito, pouco e o que quase não usa;
  3. Defina os estilos e tipos de peças que você mais se identifica;
  4. Aposte no básico, menos vai ser mais, isso vale para cores também;
  5. Opte pela qualidade antes da quantidade;
  6. Faça você mesmo, quando possível.
Rapaz negro com camisa caqui e calça social preta.

Peças de um Armário Cápsula Masculino

Para determinar quais peças manter no seu armário cápsula masculino você pode usar essas dicas e manter em mente que, em média, 20 peças são o suficiente para construir esse movimento de consumo consciente.

Claro que depende do quão sério você quer levar esse estilo de vida minimalista ou não, e do lugar que você mora porque o clima mais frio, por exemplo, demanda mais roupas.

Então a quantidade pode variar um pouco mais ou menos de acordo com isso.

Considere sua rotina

Foto de corpo inteiro de rapaz branco de jaqueta jeans, camisa preta e calça skinny caqui.

Leve o seu dia-a-dia em consideração, sua rotina de trabalho, se é muito formal ou despojado, se você vai a academia ou pratica algum esporte, se vai à praia, o seu tempo em casa e etc. 

Fazendo isso você começa a definir o que vai precisar para as diferentes ocasiões que encontrará pela frente.


Separe o que você usa e o que não usa

Você tem aquela roupa encalhada no seu armário? Ou tem uma roupa que usou uma ou duas vezes? Se isso rolou contigo, é provável que essas peças sejam dispensáveis para o seu guarda-roupa.

A dica aqui é desapegar do que não é muito usado! Por isso, doar pode ser uma ótima pedida.

Foto de corpo inteiro de um homem branco, com cabelo longo e barba farta de camiseta e calça jeans larga.

Defina o seu estilo

O que não pode faltar pra você? Camisas estampadas? Aquela calça jeans rasgada? Seu casaco de couro?

Quais cores e acessórios compõem um visual versátil? A resposta pra isso é um pouco pessoal e um pouco factual.

Cores básicas e neutras são ótimas para se ter, uma vez que costumam combinar muito entre si, o que gera grande versatilidade. Já os acessórios são mais pessoais, pois relógios masculinos, boinas masculinas ou outros são um plus na construção do seu look.

Mantenha essas peças, mas não esqueça que você tem necessidades diferentes durante o ano e que as roupas de baixo também são importantes!

Close no tronco de um homem branco com camisa polo azul escura e calça caqui escura.

Aposte no básico

Se você quer uma boa dica na hora de fazer essas escolhas, opte por itens básicos e clássicos. Isso vale pra  tudo, de roupas até calçados. 

Tenha cores neutras, evite estampas, especialmente se não for algo que você simplesmente ame.

Também não deixe de por alguma cor nas suas escolhas, principalmente para criar contrastes para o seu look.

Homem branco com suas roupas em close, jaqueta jeans, camisa branca e calça preta.

Qualidade x quantidade

O plano aqui é desapegar do excesso, então essa é a dica aqui. Contudo, tente optar pelas peças de melhor qualidade – isso às vezes implica em um valor maior, mas se a ideia é ter menos e por mais tempo a qualidade é fator determinante.

Além disso, se durar mais, você gasta menos com novas peças, certo? Show! 

Foto de um homem negro, de óculos escuros bem vestido com um blazer preto sob um camisa branca, com relógio dourado e calça jeans.

Faça você mesmo

Então, você sabe o que é o ‘Faça você mesmo’? 

Para você que está por fora, é uma espécie de movimento que vem se popularizando onde você faz as suas coisas, no nosso caso, você faz a sua roupa. Essa é uma dica coringa, porque ela se entrelaça com todas as outras. 

Claro, você pode estar se perguntando sobre como fazer uma roupa, e a minha resposta é bem simples: faça uma roupa de uma peça que você não quer mais.

Por exemplo, corte uma calça e transforme a peça em um short. Ou ainda que tal cortar as mangas de uma camiseta e fazer uma regata? 

Além disso dar uma grande satisfação pessoal – e você ter vários tutoriais pela internet – você é capaz de reutilizar aquelas peças mais velhas ou menos interessantes do seu guarda-roupa, transformando-as em algo que você vai usar sempre.

Foto de um rapaz branco com um cropped feito por ele mesmo,  tirada de um espelho, por um celular

Gostou da ideia, não é? Tó ligado que ela é boa e dá uma perspectiva diferente com a moda – além de abrir um bom espaço no quarto rs

Agora, clica nesse vídeo aqui em baixo, ele também é sobre tendências da moda masculina e foi feito especialmente para você que curte esse assunto!


MODA MASCULINA 2021: Principais Tendências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.