Imagem de um menu hamburguer MENU

Beleza Masculina

Barbear Clássico: Guia para Principiantes

O barbear clássico ou tradicional voltou a estar na moda. São cada vez mais os amantes deste barbear “à moda antiga”, mas será que todos sabem a forma correta de o fazer?

Apesar de se tratar do regresso de uma moda vintage, ainda são muitos os homens que têm medo da navalha de barbear, achando que basta um movimento errado para que a casa de banho se torne o cenário de um filme de terror, com salpicos de sangue por todo o lado.

Se preparar previamente a sua pele e optar por produtos para a barba de boa qualidade, para além dessa tarefa se tornar mais prazerosa, a lâmina irá deslizar suavemente e evitará cortes, arranhões e irritações na pele.


Como se iniciar no barbear tradicional

Para se tornar um mestre da navalha de barbear clássica, deverá ter alguns cuidados essenciais.

Comece por colocar uma toalha húmida bem quente no rosto para abrir os poros. Isto não só amaciará a barba, mas também assegurará que toda a área à volta do pescoço fique limpa. Em vez de uma toalha, um banho bem quente antes de fazer a barba também pode ajudar a abrir os poros. Em seguida, aplique um gel de limpeza para rosto e barba na área que vai barbear.

Enxague bem a pele com água quente e aplique a espuma ou sabão de barbear. Ao aplicar a espuma ou o sabão de barbear, à mão ou com um pincel de barbear, certifique-se de que aplica uniformemente. Dessa forma a aplicação será a ideal e a lâmina terá a tarefa facilitada.

Antes de começar a barbear, cubra as lâminas com água quente. Há barbeiros profissionais que mergulham as lâminas em álcool e chegam-lhes fogo para matar bactérias, mas a água quente é suficiente no seu caso.

Ao barbear com uma navalha, certifique-se sempre de puxar a pele para obter melhores resultados. Ou seja, segure a navalha num ângulo de cerca de 20 graus para facilitar um corte mais rente à pele.

Utilize toda a superfície da lâmina de modo a reduzir a quantidade de passagens necessárias e corte sempre no sentido do crescimento do pelo, e não no sentido oposto. Esta é uma das dicas mais básicas, mas que é tantas vezes ignorada, especialmente porque muitos homens desconhecem que o sentido do pelo varia conforme a região do rosto. Se tiver dúvidas relativamente a qual é o sentido de crescimento do pelo, basta passar a mão na barba: o sentido que não oferece resistência, é o sentido certo.

Certifique-se de passar a lâmina de barbear cerca de 3 vezes na mesma área. Além disso, não hesite em voltar a aplicar espuma na mesma área. Tornará o barbear muito melhor e mais fácil.

Quando acabar de fazer a barba, enxague o rosto com bastante água fria. De seguida, aplique um bálsamo after shave, que para além de acalmar a pele, auxiliar na cicatrização de possíveis cortes ou arranhões, ainda lhe deixa uma fragrância agradável e contribui na hidratação dos pelos que vão crescer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *