Imagem de um menu hamburguer MENU

Comportamento

O que fazer se seu cônjuge for dominado pelos hobbies deles e as vantagens de compartilhá-los

O que acontece quando seu parceiro está totalmente absorto em seus próprios hobbies?

Ser casado com uma pessoa que está tão intensamente envolvida em algo que ama pode ser emocionante, mas também pode rapidamente se tornar um desafio. Após o término da fase de lua de mel, você poderá perceber que seu parceiro passa progressivamente a escolher suas atividades favoritas em vez de passar um tempo com você.

A devoção de uma pessoa às suas atividades pode atingir um estágio em que excede um grau normal de interesse. A personalidade e a existência deles (e a sua também!) podem ser completamente consumidas por um interesse apaixonado. Quando você sente que precisa acompanhar algo em que seu parceiro está completamente fixado, pode ser realmente assustador.

Talvez seja hora de discutir a situação e estabelecer alguns limites se o passatempo favorito de seu cônjuge o afastou do casamento. Outra opção, que vem a seguir, é compartilhar com eles seus hobbies. Cobriremos ambos.



Fale com seu cônjuge para discutir paixões que consomem muito tempo

Seja solidário e tenha consideração pelos interesses do seu cônjuge acima de tudo. Mesmo quando você está infeliz, é crucial falar gentilmente com seu parceiro. Falar a verdade dessa maneira ao informar o que você precisa os ajudará a compreender que você deseja um relacionamento saudável tanto quanto eles.

“Seu passatempo está bom para mim e eu não quero que você desista dele”, você precisa estar disposto a dizer ao seu parceiro: “Mas como sua atividade está absorvendo toda a sua energia, parece que você não está muito presente no relacionamento.”

Diga ao seu parceiro que você sente que a fixação está começando a tomar conta e que, embora você queira que ele/ela tenha permissão para praticar seus hobbies, vocês precisarão de mais tempo juntos.

Antes de abordar seu cônjuge, apresente algumas ideias úteis, em vez de reclamar. Peça ao seu parceiro para reservar algumas noites por semana para encontros noturnos, noites de cinema em família ou atividades semelhantes. Isso lhes dará a impressão de que ainda são livres para seguir sua paixão, mas também estão cientes das expectativas que você tem em relação a eles.

O maior ganho para você? Você não terá que se perguntar se seu parceiro prestará atenção em você todas as noites. Você ainda poderá aproveitar a atividade do seu cônjuge, pois saberá que ele/ela reservou um tempo só para você.

Encontre um tempo para você

Cabe a você determinar como preencher o tempo enquanto seu cônjuge está envolvido em seus passatempos, agora que ele/ela decidiu reservar algum tempo para passar com você. Organize algumas horas com seus amigos ou leve seus filhos em uma excursão agradável quando ele/ela planejarem um evento relacionado a um hobby.

Ofereça a si mesmo algo para fazer, faça o que quiser. Permita-se não ficar frustrado e furioso com uma longa lista de coisas que seu parceiro não faz quando participa de suas atividades. Encontre métodos para se divertir em vez de ficar chateado porque seu cônjuge está gastando seu tempo em um passatempo; isso não vai ajudar em nada. E nunca se sabe, ele/ela pode começar a sentir sua falta se você começar a passar algum tempo sozinho enquanto se concentra em suas tarefas.

Aprenda a compartilhar a paixão do seu parceiro

É apropriado começar a dedicar parte de seu foco às paixões deles depois de estabelecer o horário definido juntos a cada semana e decidir começar a organizar suas próprias atividades fora desses dias. Embora isso possa parecer incomum, continue lendo.

Quando você embarca conscientemente na paixão de seu cônjuge e passa algum tempo lá, em vez de resistir, às vezes você pode fazer conexões mais profundas com ele/ela. Durante esses momentos, você pode descobrir que tem as melhores interações ou conversas de relacionamento de todos os tempos.

O segredo é encontrar essa experiência comum; só então o espírito do seu cônjuge poderá realmente se abrir. Depois de reservar um tempo para entrar no espaço feliz deles e expressar seu entusiasmo por um hobby ou atividade que é obviamente extremamente importante para eles, eles se sentirão amados. Além disso, eles se sentirão energizados, pois poderão compartilhar com você algo que gostam, além de participar da atividade.

Apenas expressando fascínio por aquilo que seu marido ou esposa gosta, você poderá criar inúmeras possibilidades de proximidade profunda e significativa. Faça-lhes várias perguntas para aprender o máximo que puder sobre a vida de seu cônjuge, identifique os aspectos positivos e depois compartilhe o máximo que puder. 

Vantagens de compartilhar o hobby do seu cônjuge

Por que não participar de alguma forma dos hobbies de seu cônjuge? Que vantagens podem ser adquiridas através de aproveitarem alguns passatempos juntos? 

Os psicólogos descrevem uma infinidade de vantagens em compartilhar hobbies com seu parceiro. Apenas alguns deles estão listados abaixo.

Hobbies podem fortalecer laços de confiança

Você descobrirá que poderá passar uma quantidade consideravelmente maior de tempo com seu cônjuge se viverem uma paixão juntos. 

Você pode desenvolver um relacionamento mais próximo dessa forma e ter menos problemas de comunicação. Com o tempo, muitas das barreiras entre vocês dois começarão a se dissolver à medida que vocês começarem a se aproximar, deixando vocês dois em um relacionamento mais amoroso e confiável.

Participar de hobbies promove a comunicação

Um dos aspectos mais cruciais de qualquer relacionamento é a comunicação, que os interesses comuns facilitam muito. 

Vocês passam muito tempo conversando entre si durante as atividades, além de passarem tempo juntos. Seus bate-papos podem incluir tópicos que antes eram proibidos para você, pois vocês têm interesses em comum.

Hobbies comuns reduzem o estresse

Indiscutivelmente, a estratégia mais comum para muitos indivíduos reduzirem o estresse é praticar hobbies. 

Consequentemente, você curtira o tempo gasto descansando com seu companheiro quando ambos tiverem interesse. Assim, o relacionamento entre vocês ficará mais forte como resultado.

Quais são as diferentes maneiras de encontrar hobbies?

Encontrar e participar de um passatempo por conta própria é simples. Encontrar uma atividade que você possa fazer com seu parceiro pode ser um pouco mais complicado, especialmente se vocês dois tiverem alguns hobbies. 

No entanto, você pode descobrir um passatempo de várias maneiras. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso funcionar.

Procure uma base coum

Se um casal buscar nos locais apropriados, eles podem até descobrir pontos em comum, embora sejam polos opostos. Um indivíduo pode estar particularmente interessado em têxteis e artes em fibra, enquanto o outro pode ser muito apaixonado por esportes, seja apenas assistindo ou apostando neles nas casas de apostas em Espanha – estes dois andam juntos se você perguntar à população masculina. Encontrar um método para incluir esportes em obras de arte têxteis ou baseadas em fibras, como fazer colchas baseadas em determinados times ou fazer crochê de brinquedos de pelúcia baseados em mascotes de times, é uma abordagem para criar um terreno comum quando se trata desse gênero de arte.

Encontrar um meio-termo pode ser desafiador em certos pontos, mas deve ser visto mais como uma tarefa divertida. Encontrar pontos em comum pode ser difícil ou desagradável, o que é um sinal de que você deve fazer uma pausa e encontrar outras soluções.

Seja mente aberta

Devemos manter os nossos interesses únicos, uma vez que todos carregamos os nossos próprios preconceitos. No entanto, há ocasiões em que ignoramos intencionalmente ou deixamos passar a oportunidade de encontrar coisas de que gostamos porque é mais simples realizar atividades comerciais normalmente.

Não permita que o preconceito dessa pessoa destrua sua oportunidade de aprender algo novo. Você e seu companheiro poderão aprender tudo o que há para saber sobre uma atividade que nunca haviam considerado.

Compartilhe seus interesses uns com os outros

É simples ser sugado por um passatempo pelo qual você já tem algum interesse. Além disso, é simples para seu cônjuge se interessar por algo pelo qual ambos têm um amor consistente. Deixe seu cônjuge fazer o mesmo enquanto você descreve o que você gosta e por que ele/ela gosta tanto.

Ao expressar suas paixões, vocês podem descobrir um interesse comum e, por fim, iniciar uma nova atividade juntos que gira em torno dessas paixões.

Quais atividades envolventes são ideais para casais?

Há casos em que você consegue identificar coisas que têm em comum, mas talvez não consiga chegar a um acordo sobre uma paixão. 

As atividades do casal principal são mostradas abaixo, juntamente com explicações sobre seu apelo.

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro e os jogos de RPG permitem desenvolver a comunicação, fundamental para todos os tipos de relacionamento. 

Sua abordagem a esses tipos de jogos pode até revelar alguns aspectos psicológicos não mencionados de você mesmo. Se você estiver competindo contra outro casal, também pode ser um método fantástico para praticar o trabalho em equipe.

Culinária

A maioria das pessoas, senão todas, é obrigada a aprender a cozinhar. 

Vocês podem conhecer os gostos um do outro enquanto passam algum tempo juntos, cozinhando com seu parceiro. Isso melhora o seu relacionamento e lhe dá mais inspiração para futuras refeições.

Jardinagem

A jardinagem é bastante satisfatória. 

Você se esforçou muito ao longo do ano e é recompensado com uma colheita abundante dos alimentos pelos quais trabalhou. Vocês dois ganham paciência para com o mundo ao seu redor através da jardinagem juntos. Vocês dois passam muito tempo juntos enquanto educam a si mesmos e um ao outro.

Assistindo filmes

Uma abordagem divertida para passar tempo com alguém e dedicar-se a um hobby é assistir a filmes. 

Também pode contribuir para outros hobbies divertidos, como construir fantasias, escrever histórias e muito mais. Esse pode ser o hobby mais simples já criado; tudo o que você precisa fazer é decidir o que ambos assistirão e sentar-se um pouco.

Conclusão

Muitas vezes, quando tentamos passar mais tempo com nosso cônjuge, ficamos confusos sobre o que fazer. Embora ocasionalmente isto seja aceitável, podem surgir problemas como resultado desta falta de envolvimento.

Por que correr um risco tão grande? Principalmente porque você e seu cônjuge podem descobrir interesses em comum, melhorar a comunicação e até mesmo aprofundar sua proximidade participando de um passatempo juntos. Com paixões compartilhadas, a vida é agradável! Você só precisa começar a trabalhar juntos para realizar as coisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *