CORONAVÍRUS E BARBA: Tudo que Você Precisa Saber! #SeCuideEmCasa

Estamos vivendo um momento histórico com a pandemia do novo coronavírus ou Covid-19, então naturalmente muitas perguntas tem surgido sobre a contaminação como se a barba ajuda ou não a disseminar o vírus.

A máscara de proteção tem sido usada a fim de evitar a contaminação, mas será que ela é eficaz em homens com barbas volumosas? Vem comigo desvendar esse mistério e se proteger da forma correta, sem fake news.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Coronavírus na barba

Covid-19: Homens com barba estão menos protegidos pelas máscaras?

Algumas notícias se espalharam nas últimas semanas sobre a orientação em algum países para os profissionais fazerem a barba com o intuito de reduzir a transmissão do Covid-19, fruto da possível relação coronavírus e barba.

Já há alguns anos ocorreu um estudo pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, investigando se os pelos faciais interferem na proteção das máscaras faciais. Não era sobre o coronavírus  especificamente, mas acabou sendo útil para ter alguma ideia nesse momento de pandemia.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tipos de barba para usar máscara contra vírus em geral

Imagem foi originalmente produzida pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e não se relaciona especificamente ao coronavírus

 

Para os pesquisadores, a quantidade de pelos faciais influencia na proteção da máscara contra vírus em geral propagados pela atmosfera, ou seja, a barba pode aumentar as chances de infecção.

Mais uma vez, genericamente falando,  aumenta significativamente as hipóteses destes indivíduos serem infectados por algum tipo de vírus. O principal problema de uma barba é que a máscara facial pode não se encaixar adequadamente ao rosto, mas vale lembrar que o uso da máscara não indicado para todo mundo!

 

» Saiba como fazer doação contra o coronavírus no Brasil!

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A barba é fator de risco para o coronavírus?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda que pessoas que não apresentem sintomas usem máscaras, pois atualmente não há evidências de que o uso rotineiro de máscaras médicas por pessoas saudáveis ​​impeça a transmissão de coronavírus.

Porém a OMS recomenda o uso da máscara por pessoas doentes e profissionais de saúde, ou seja, para esse perfil de pessoa devemos considerar a ideia de se barbear e optar pelos estilos de barba mostrados na imagem acima. Essa não é uma orientação de saúde para todos.

 

Em resumo sobre a relação Coronavírus e barba é: quanto menor for a quantidade de pelos no rosto, pode ser melhor. Mas não existem evidências científicas suficientes que a barba pode ser um fator de risco pro Covid-19.

Assista: Estilos de Barbas para 2020

Aperta no play acima!

Leia também

Deixa um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *