#04 Erros Cometidos nos Exercícios para Peitoral
Treinar o peitoral não é tarefa fácil! Os exercícios, desde os mais simples, precisam de alguns cuidados para que se trabalhe os músculos da maneira correta.
Confira quais são os principais erros cometidos, principalmente no supino!
Aqueça o peitoral, ombro e tríceps:
Isso mesmo, Aqueça antes de pegar pesado! Utilize a estratégia de um grande número de repetições, em torno de 15 a 20, com 20% da carga que usa habitualmente.
Exemplo: antes de iniciar o supino, faça 20 repetições com a barra sem anilhas.
Além do Supino Reto na Barra:
Nem só de supino reto se faz um treino! O profissional de Educação Física que prescreveu seu treino certamente se atentou a um grupo de exercícios para peito.
Por isso, nada de fazer apenas o supino reto e pular os demais!
Uso excessivo de máquinas:
O uso de máquinas é uma ótima estratégia para iniciantes, pois elas oferecem mais segurança e geralmente recorrem menos de músculos secundários para estabilizar o movimento.
Porém, um treino apenas nas máquinas pode não ser tão interessante. Não se esqueça dos pesos livres e dos exercícios com o próprio peso do corpo como a flexão (vulgo marinheiro).
Peso não é sinônimo de qualidade:
Isso mesmo! Mais peso não é igual a qualidade!
A carga pode variar bastante dependendo da ordem dos exercícios, da maneira que é executado e como é o número de série, repetições e descanso entre séries.
O peso adequado é importante também para realizar o movimento sem erros! Os dois principais são levantar no supino com rapidez/explosão e retirar parte das costas do banco (muito comum na fase concêntrica).
Na dúvida, se esclareça com um profissional de Educação Física 😉
Alexandre Anderson da Silva says:
Eu na academia sempre preferia fazer exercicios para peito na maquina, porque sou “Franzino” e não tinha ninguém para ajudar na barra.
Acho até que isso é que me levou a desistir da academia por um tempo.
Mas sempre fiz e faço flexões.