Imagem de um menu hamburguer MENU

Comportamento

Coisas que os Homens da Geração Z fazem e podem gerar choque geracional!

O tempo passou e, por mais que você se lembre de 2010 como se fosse ontem, já se passaram mais de dez e, junto com esses anos, os homens da geração Z cresceram e estão tomando o espaço social junto com as demais gerações.

Entre outras coisas que surgiram com a ascensão da geração Z, podemos destacar a moda, a forma de se relacionar e de lidar com a tecnologia, além de uma nova visão de mundo que veio à tona trazendo aos holofotes a discussão do que é ser homem e o significado de masculinidade frágil.

Mas afinal do que contas que danado é essa tal geração… Z?


O que é Geração Z?

Rapaz branco fazendo pose com roupas descoladas

Primeiramente, a Geração Z é uma denominação criada pela sociologia para determinar um grupo de pessoas caracterizado por sua idade. Se você nasceu entre a meados da década de 1900 e o final dos anos 2000, você faz parte.

Simples assim! Pessoas nascidas em um intervalo de anos correspondem às gerações. O foco aqui é a data de nascimento.

Tantos mulheres e homens da geração Z tem essa mesma característica, assim como as outras identidades de gênero como não-binário.

Dito isso, por terem nascido em uma época onde a internet, como a conhecemos hoje, estava nascendo, cresceram juntos e desenvolveram características próprias, que as diferenciam da galera mais velha, como a geração Y (de 81 até 95), que veio antes dela.

Por isso, não apenas a idade é diferente, hábitos, visões de mundo, entre outras, são diferentes de seus antecessores.


Quem faz parte da Geração Z?

Como dito, a geração Z surgiu com os nascidos em meados da década de noventa, de 1995 pra frente até o fim dos anos 2000, em até 2010.

A data é um pouco discutível, no entanto, se você nasceu depois da metade dos anos 90 e até 2010, certamente, você faz parte desse grande grupo de jovens adultos inconformados com os caminhos que o mundo vem tomando.

Apesar disso, é um pouco confuso, afinal de contas, o que diferencia alguém que nasceu em dezembro de 1994 e em janeiro de 1995? Um seria da Geração Y e a outra geração Z?  

Dito isso, se você tem essa dúvida, é bem provável que você esteja nas fileiras da Gen-Z!


Quais as características dos Homens da Geração Z?

Close em tela de celular  mostrando ícones de redes sociais

O “Z” é conhecido – pelo menos na teoria, como um nativo digital. Isso quer dizer que essa pessoa nasceu e se desenvolveu junto das tecnologias digitais e de conexão, como a internet.

Ou seja, telefones celulares, redes sociais, internet, compartilhamento de arquivos e informação em tempo real, tudo isso passou a refletir em como você vê e sente o mundo, afinal de contas, o ambiente influencia o ser humano e isso não seria diferente na era digital.

As características mais marcantes do homem da geração Z é:

  1. Pragmatismo
  2. Conversadores
  3. Realidade
  4. Sem Definição
  5. Pertencentes a vários grupos
  6. Domínio do Digital

Pragmatismo na Geração Z

Close em rapaz branco usando um notebook

Você é decidido, sabe o que quer e busca isso. Isso não quer dizer que é o “certo ou errado”, mas você tende a seguir fielmente suas convicções de mundo e talvez sem muita discussão.

Seu foco é atingir um objetivo e é atrás disso que você corre atrás – e talvez isso seja um dos motivadores de tantas desilusões, afinal, o mundo não é aquele sonho que acreditávamos que seria, certo?


Conversadores da Geração Z

Um homem negro que representa homens da geração z  em ambiente de trabalho

De forma geral, o homem jovem é alguém que busca entender, conversar e compreender. O movimento é de agregar na maioria das vezes.

O diálogo, principalmente por meio das redes sociais, é a forma de relacionar dessa geração, ainda que as redes sociais desvirtuem isso.

Alô Twitter!


Realidade e a Geração Z

Rapaz branco de gênero neutro tirando foto no espelho fazendo pose

Esse cara, isto é: você, tende a curtir a verdade e, por mais que esteja dentro do meio digital, não quer se esconder atrás disso. Você quer ser visto como você é de verdade, ser compreendido e aceito, ainda que isso ocorra através das redes sociais, por exemplo.

Por isso a realidade é tão importante, pois ela é única, é você, é o que você é e você sabe que tem o direito de ser aceito assim.


Sem uma Definição para a Geração Z

Rapaz branco com roupas escuras tirando foto num espelho fazendo careta.

Assim como você procura expor o real, a geração Z não aceita que seja rotulado de algo. Isso é assim por dois motivos muito importantes!

Primeiro, porque só quem pode te definir é você mesmo.

Segundo, que você é muitas coisas e apenas um rótulo não é o suficiente.

E o resto do mundo que aceite, ou não encha o saco 😆


A quem pertencem a Geração Z

Vários jovens homens da geração Z segurando celulares

Se um rótulo não é o suficiente é por um único motivo: o mundo é tão plural, é tão grande, é tão incrível que o Z não fica estático em apenas um grupo, tribo ou comunidade.

Você passeia por todas, juntando experiências, vivências, amigos e ideias.

Especialmente no caso dos homens da geração Z, a discussão sobre masculinidade nunca esteve tão alta.


Domínio do Digital pela Geração Z

Arte digital com mãos de diferentes etnias segurando celular que representam os tipos de redes socias

Por fim, as pessoas da geração Z dominar o meio digital como ninguém. 

Depois de uma vida inteira cercado por esses aparelhos que para as outras gerações são, no máximo, amigos próximos, para vocês são irmãos. Criados lado a lado, cresceram juntos e agora se entendem perfeitamente – apesar de terem alguns arrancando rabos – e cabos – de vez em quando.

Falando sério, você é muito mais ligado nas redes sociais do que os demais, tanto no twitter, quanto no facebook ou instagram e já viu, talvez participou, dessas confusões que acontecem lá. Adquirido mal ou pelo bem, o seu domínio das redes deram uma visão quase única do mundo para você.

Isso acontece ao ponto de, talvez, você fazer parte daquela geração mais integrada com a tecnologia digital, que a abraça, entende e desenvolve mais que as anteriores.


É isso gente, espero que você tenha curtido e, se for da geração Z, nos ajude com um futuro melhor, vamos precisar rs

Clica nessa vídeo aqui embaixo, ele foi pensado em você!

Masculinidade frágil – afinal de contas, o que é isso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *