Imagem de um menu hamburguer MENU

Comportamento

O que é Masculinidade Frágil?

Com certeza você já ouviu o termo “masculinidade frágil”. Embora seja usado em diferentes contextos, o significado é sempre carregado de reflexão e dúvidas, afinal de contas é um termo que se popularizou há pouco tempo.

O que significa isso realmente significa?

A masculinidade frágil é a ideia de que qualquer coisa pode fazer você ser “menos homem”. Por conta disso, homens desenvolvem comportamentos que levam a um outro problema: a masculinidade tóxica.

Então, a condição de ser “macho” é carregada de obrigações comportamentais que precisam ser reproduzidas. Caso contrário, soa como se fosse uma falha.

Tá ainda difícil de entender? Vem comigo que eu te explico melhor 😀


Conceito de masculinidade frágil

Homem simulando uma queda de costas sobre um banco

“Não use determinada cor, porque é de mulher”. “Não aceite que sua parceira faça tal coisa, porque isso coloca a sua honra em questão”, e por aí vai, ainda vou te dar mais exemplos a seguir.

Discursos como esses tornam a masculinidade algo frágil, como se ela pudesse ser facilmente destruída por uma única atitude isolada sua.

Vamos ser sinceros, a masculinidade frágil é ruim para todo mundo porque nela todo homem sente que sua masculinidade é ameaçada o tempo inteiro.


Não há necessidade de provar a sua masculinidade

O primeiro ponto importante sobre masculinidade frágil que é importante desmontar é: você não precisa provar a sua masculinidade a ninguém.

Embora a sociedade cobre isso, mesmo que indiretamente com uma expectativa, e exija um determinado comportamento por parte do homem, as coisas estão mudando. Algumas mentiras que te contaram sobre masculinidade são as seguintes:

  • Homem não chora;
  • Não “leva desaforo para casa”;
  • Ser homem significa não se abrir com os amigos;
  • Homem não é sensível;
  • Homem não dá carinho;

Todos esses mitos fazem com que homens sintam essa ameaça a respeito da masculinidade. Como se um “deslize” comportamental fosse suficiente para definir quem é homem e quem não é.


A Relação Entre Masculinidade frágil E Masculinidade Tóxica

Masculinidade frágil e masculinidade tóxica são conceitos que se intercalam e conversam entre si. Um leva ao outro – e vice-versa.

Comportamentos que envolvem demonstração de carinho e afeto são aqueles considerados “não másculos”. Já percebeu que homens não andam de mãos dadas ou sequer costumam demonstrar afeto com amigos?

Enquanto que as mulheres fazem isso corriqueiramente sem despertar comentários maldosos.

Nesse contexto em que a masculinidade é frágil, e tudo a afeta, prega-se a visão de um homem duro, briguento, mandão, provedor da casa.

É nesse ponto que os conceitos se encontram e até se misturam. Afinal, para não ter a sua masculinidade comprometida o homem precisa reproduzir comportamentos machistas.


Como se livrar da masculinidade tóxica e do conceito de fragilidade?

Foto de homem com olhos fechados e mão no rosto

Podemos combater a masculinidade tóxica quando entendemos o conceito de fragilidade.

Não há fragilidade porque….você não vai deixar de ser homem.

E digo mais: você não deixará de ser homem mesmo se usar rosa, vestido ou se relacionar com outros homens ou qualquer outra identidade de gênero.

Ser homem é uma questão biológica e mental. A pessoa se identifica e ponto, o que é o caso dos homens trans.

Sendo assim, vamos combinar uma coisa: não há nada que você faça que te torne “menos homem”. Mas, há coisas que você faz que podem te tornar um homem melhor ou pior.


Por onde começar?

Comece conversando sobre a masculinidade frágil e a masculinidade tóxica com seus amigos. Debata esse tema sem medo!

Quando questionarem a sua masculinidade, tente entender o quanto aquela pessoa provavelmente está apenas reproduzindo algo que ouviu – e sobre o que nunca refletiu.

Foto de 4 homens sorrindo, de costas, sentados em uma montanha.

Não existem riscos à sua masculinidade. Existem riscos associados, sim, ao machismo e uma masculinidade que prega dureza, virilidade, comportamentos abusivos e dominadores.

+ 10 imagens que provam que o homem é mais complexo do que você imagina

Ufa! Ser homem parece trabalhoso, né? Mas isso só é assim porque nós mesmos reproduzimos e aceitamos certas amarras.

Tá tudo bem chorar vendo um filme, cuidar dos filhos com carinho, abraçar o seu amigo com frequência…Tudo isso te faz apenas humano – e um humano bem melhor do que muitos outros.

Então, não acredite e não faça da masculinidade frágil. Entenda que você continuará sendo homem mesmo se demonstrar sentimentos positivos e não se ofenda com tudo o que dizem a seu respeito.


A polêmico do vestido do Fiuk e a masculinidade frágil

Clica no play acima para assistir a esse vídeo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *