O QUE É VITILIGO? AS MANCHAS BRANCAS NA PELE TEM TRATAMENTO?
Desde que a última coleção Flame da Arpex trouxe as maiores tendências masculinas em um modelo com vitiligo, muitas dúvidas surgiram quanto a essa doença, por isso vamos bater um papo sobre isso?
O vitiligo é conhecido por causar manchas brancas na pele, sendo considerada uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo desenvolve anticorpos contra as células produtoras de melanina (melanócitos), provocando a perda de coloração, por isso a pele fica branca.
Mas e aí, essa doença é reversível? Tem cura? É contagiosa? Saiba tudo aqui e agora comigo!
Vitiligo SEM tabu
Na verdade qualquer pessoa pode desenvolver vitiligo, os fatores genética e influência hormonal são os mais relevantes. Cerca de 1/3 das pessoas que desenvolvem tem histórico familiar da doença.
Traumas emocionais podem desencadear ou agravar as manchas, mas isso acontece apenas em pessoas predispostas. E isso pode ocorrer durante a vida da adulta da pessoa!
Existe cura para o vitiligo? Quais os tratamentos?
Com slogan “Seja Livre, Seja Arpex” a marca de moda masculina mostra que todo mundo pode esbanjar estilo! Clica aqui e confira a coleção
Técnicas de transplante de melanócitos têm sido testadas e alguns casos tem tido êxito, porém o que se sabe é que os casos variam muito entre eles, por isso não há um tratamento ideal que funcione pra geral.
O que mais influencia pro tratamento são os seguintes fatores: velocidade de progressão das manchas e local/extensão das lesões.
Os tratamentos mais comuns são com medicamentos tópicos imunomoduladores, corticóides, fototerapia e alguns tipos de laser, mas em muitos casos as manchas continuam progredindo, por isso aceitar a doença é o melhor caminho.
Vitiligo pega? Corro risco se eu sair com alguém que tem?
Como essa é uma doença autoimune, naturalmente não tem risco de transmissão para as pessoas que convivem com alguém que possui vitiligo, inclusive pelo contato íntimo. Pode cumprimentar a todos e todas sem medo de ser feliz 😀
Ah! Importante o uso de protetor solar reforçado em quem tem vitiligo, afinal de contas a perda de melanina deixa a pele mais exposta.
Bate papo sobre vitiligo e aceitação
Aperta no play acima!
Ficou com alguma dúvida? Manda aqui pra gente!