Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Opinião feminina: homens e seus cuidados estéticos

Beleza Masculina 06 agosto 2010 | Por Juan Alves

Eu já havia dado minha opinião em relação aos cuidados de beleza para homens e dessa vez resolvi saber as opiniões delas sobre o assunto.

Basicamente 3 pontos foram analisados:

– Quais cuidados são fundamentais em um homem e quais cuidados são mal vistos.

– Estando em um relacionamento a longo prazo, você descobre que ele usa maquiagem, qual sua reação.

– Pontos que realmente contam a favor na hora da paquera.

Quanto ao que elas disseram:

1. Sim, é indiscutível que mulheres gostam de homens que se cuidam, e ainda que algumas digam que preferem homens rústicos, ele deve ter um mínimo de cuidados com sua aparência. Rústico significa que o homem deve ser com certeza limpo, cabelo arrumado e principalmente cheiroso. Não há nada melhor que um homem cheiroso

Quanto a namorar um cara que usa maquiagem cheguei a conclusão que esse é um caso muito complexo, e vou explicar o porque: Vários artistas usam make e ninguém fala nada, mas quando você sabe que seu vizinho que você acha um gato usa make, você torce a cara e já acha que o cara vira a casaca. E é nesse ponto que o assunto se torna complexo, e se fosse o seu namorado, colega? Eu faço outro questionamento, você não acha que isso é puro preconceito? Então, Brad Pitt pode entupir a cara de maquiagem para aparecer bem nas lentes, mas se seu namorado usa é gay?! Então, vou dizer sinceramente o que achei quando comecei a pensar na pergunta: Ah, vários meninos que conheço e se maquiam, tudo bem, estou acostumada porque os conheci dessa forma, mas acho que se um namorado meu dissesse que se maquia, sei não, ia achar esquisito. Imagina ai colega, você de manhã se arrumando para o trabalho, e de repente se vê dividindo o espelho com seu namorado, e pasmem, se maquiando também. Mas quando parei para pensar, falei para mim mesma, ué, então, quer dizer que artistas podem, mas meu namorado não?! Preconceito besta! E, foi nesse ponto que desmistifiquei esse assunto, e acho que estou preparada para receber essa notícia, hehehehe. Portanto, se meu futuro namorado se maquiar, juro que não vou torcer a cara, mas vai ter que me trazer novidades também.

2. Cuidados essenciais: cuidar da pele do rosto. Se o homem tem pele oleosa, usar um bom matificante. Se tem pele seca, usar um bom hidratante. E usar protetor solar sempre. Cuidados que acho excessivos é tirar cutícula e passar base nas unhas. Acho feio! Se eu namorasse uma pessoa há um ano e não reparasse que ele usa maquiagem, ia pedir para ele me ensinar a me maquiar!! Hahaha! Acho que não estranharia, não. Ia ficar feliz em ver uma pessoa se cuidando e se preocupando com a auto imagem. Nunca conheci nenhum homem realmente vaidoso, então eu acho acabaria gostando. Eu acho que é muito importante uma pessoa cuidar da aparência física. Isso significa que, além de ele estar se cuidando para si mesmo, está se cuidando para a outra pessoa, que seria eu. =)

3. Cuidados essenciais: unhas limpas, cabelo organizado e barba feita. Cuidado excessivo: Maquiagem!

Nunca me imaginei em estar namorando um cara que usa maquiagem, mas acho que eu só não gostaria da notícia e do fato dele fazer isso, porque gosto mais de homem que não se preocupa em estar bonito, mas sim de homens que se sentem bonito exercendo o máximo dos prazeres que a masculinidade oferece e um deles com certeza é não ter que se preocupar se o rímel tá borrado ou o corretivo é claro demais. Mas nada mudaria em na relação, sei respeitar os limites do outro. Um homem rústico me agrada mais, mas do tipo limpinho! haha Que não use base mas unhas, que lave os cabelos e mantenha-os cortados e que faça a barba 🙂 Ah, com relação a roupa não tenho nenhum preconceito, pode se vestir com roupa de gala até mendigon style! hahaah Acho isso bem livre!

4. Adoro ver quando o homem tem vaidade e se cuida, quando se preocupa com o físico. Gosto de cabelos, mãos, pés e barba bem cuidados, então produtos para esse tipo de cuidado acho essenciais como bons shampoos, condicionadores, hidratantes e etc. Tudo em excesso tanto para o homem quanto pra mulher é desagradável, tipo “não saio sem um ritual de beauty”, tudo tem que ser bem dosado, sem nenhum tipo de obsessão e dependência.

A princípio me sentiria em uma situação estranha namorando um homem que usa alguns artifícios de maquiagem, seria algo novo pra mim. Mas se for algo tão sutil que nem mesmo eu tenho percebido então acho que passaria a ver de forma indiferente com o tempo. Prefiro o meio termo, aqueles que se cuidam, são perfumados mas sem excessos e de preferência que não gastem mais tempo do que eu na sua rotina de beleza.

5. Perfume em excesso é extremamente desagradável. Preocupação excessiva com o físico também não me agrada. Acho que exercícios são importantes por uma questão de saúde e bem estar, mas já vi homens que malham tanto que são obrigados a andar com os braços “abertos”… chega até a ser rídiculo. Malhar o cérebro é muito mais saudável. 🙂

Olha, se ele estava usando maquiagem esse tempo todo e eu não percebi, é sinal que não é exagerado ou perceptível. Homem que usa maquiagem corretiva (um corretivo pra olheiras ou pra disfarçar espinhas, por exemplo…), ou um hidratante labial… por mim, tudo bem. Não vejo problemas nisso, pelo contrário. Agora homem que usa sombra, batom, blush, esmalte colorido… e que não é para fins artísticos, me causa uma certa estranheza. O importante é que preserve sua beleza natural e não se importe em sair de chinelos e bermuda para ir ao mercado.

6. Acho imprescindível homem ter cuidados básicos de beleza, tipo passar creminho para espinhas, usar um sabonete que seja legal para a pele, e não qualquer um, cortar e serrar as unhas, fazer a barba, andar de roupa passadinha (já vi homem com camiseta amassada e com marca de varal! é o fim!), enfim, cuidados básicos são essenciais. Fazer depilação a laser, por exemplo, é um cuidado excessivo, mas bem prático. Acho que homem poderia usar mais hidratante também. Muitos acham que é um cuidado excessivo, mas acredito ser importante pra pele e insisto até para que meu marido use! Pra mim, excesso é, por exemplo, usar gel com efeito molhado, não gosto. Maquiagem masculina ainda não vejo muitos usando, mas acho que para correção de imperfeições vale. Blush, já acho demais. De imediato acho que ficaria surpresa e um pouco chocada, mas como não vejo problema em homem usando maquiagem, desde que seja imperceptível, levaria numa boa, só não ia querer dividir as minhas makes! Todo homem deveria ter um corretivo em casa, pelo menos para passar nas olheiras.

Em resumo eu acho que todas sempre caminham para um ponto em comum: meio termo. E vocês, o que acharam? Contem tudo nos comentários, inclusive de relacionamentos e situações!

Bom final de semana e Feliz dia dos Pais.

Leia também

Comente pelo WordPress

14 Comentários

  • Lucas
    22 mar 2013

    Tudo de exagerado para um homem é feio, até para uma mulher também… mais tudo tem que ter seu equilíbrio. Acho que maquiagem é exagerado e excesso de produtos de beleza também! nada como um protetor, um sabonete especifico para seu tipo de pele não resolveria e um acompanhamento não resolveria.

  • Srta Guimaraes
    01 mar 2012

    Já pensou desse homem ser um espírito feminino num corpo de homem? Um ancestral espiritual que veio do passado para cá? Como explicar nossos tempos para eles?

  • Juan Alves
    15 ago 2010

    Rachel Krishna :

    Concordo com vc Rachel! 🙂

  • Juan Alves
    15 ago 2010

    Joumi:

    Concordo quanto ao que vc disse em relação a sobrancelha. Estou te seguindo tbm, bjo!

    JAS:

    Eu acredito que isso está mudando e o blog ajuda a mostrar que cuidados com a beleza não estão relacionados a sexualidade. Estou te seguindo pelo Blogger para poder te acompanhar.

    Para controlar a oleosidade durante o dia vc pode usar um pó (de preferencia translúcido) quando necessário. Também há a opção de Blotting Paper, que são pápeis que absorvem a oleosidade da pele, prático pra caramba.

    T.:

    Realmente o que uma pessoa usa não pode interferir em um relacionamento, desde que não desrespeite a parceira (o). E aí que está, cada um sabe o que lhe incomoda e como pretende melhorar, se quem estiver com vc não te apoiar, que te respeite ao menos.

    Cintia:

    Sinceramente acho que a questão é outra, se a oleosidade da pele dele não o incomoda, não há necessidade de fazer algo. Sou a favor de procurar como se melhorar sempre, mas respeitando seus limites.

    Alice:

    Eu concordo com praticamente tudo que vc disse, inclusive obrigado pela recomendação da F&B!

    Bjão.

    Anônimo:

    É verdade! Até pq usando um produto decente, se torna imperceptível, ainda mais no bjo!

    Raul Reis:

    Exatamente Raul, a gente não quer ficar pra Titio! E fala sério, todos os caras que estão na mídia como “padrões de beleza” ralam pra caramba para serem o que são, só que na hora do vamos ver, não dizem o quanto de esforço fazem para aparecerem assim.

    Elmo Thompson:

    Isso! Respeito em um relacionamento é fundamental, cada um sabe seu limite e deve fazer o que acha necessário sem ultrapassá-lo.

    Guida:

    Pois é, se ele acha necessário, tem mais que se cuidar e ficar em ordem para vc! heheehe

  • ♥ Guida
    11 ago 2010

    O homem cá de casa anda sempre bonito e arrumado, eu própria ofereço os produtos, experimento, faço, ensino… 🙂

  • Elmo Thompson
    11 ago 2010

    Olá, Juan! Pooooizé, eu penso que tudo é uma questão de opinião e gosto, e acho que há pessoas e estilos que combinam e se encaixam. Se uma pessoa não se sente confortável com certos hábitos de outra, não precisa namorá-la nem nada, basta que respeite e pronto. Tudo pode se esclarecer através de uma conversa.

    Abração! =D

  • Raul Reis
    09 ago 2010

    Muito bom esse post.

    Lendo os comentarios ví que assistiram o programa A LIGA. Eu tb assistir e ví sobre metrosexuais.
    Mas acho que a namorada não precisa saber que o cara está usando make, se ele souber fazer ela só vai descobrir quando forem casados e olhe lá huahauahu …
    É muito complicado uma mulher achar normal um homem usando make, acho que isso vai demorar um pouco.

    E não aprovo tambem aqueles caras que só saem de casa se fizer o “reboco” na cara, tipo um ritual de beleza diaria.

    Agora, outra coisa é o cuidado, como por exemplo protetor para pele e labial, desodol e um perfume suave. Acho esses muito necessarios, afinal as mulheres se arrumam tanto para nós. E sem contar que hoje em dia a disputa está acirrada, existem tantos catras com pinta de galã, se nóes feiozos não dá um trato, vamos ficar pra titio hehe

  • Anonymous
    09 ago 2010

    “Eu não sei como homem aguenta a gente cheia de maquiagem, eu particularmente ia odiar beijar um rosto cheio de base”

    A gente te aguenta, você nos aguenta =)

  • Alice ॐ
    07 ago 2010

    Oi Juan !

    Nossa sensacional esse post !
    Foi tema do programa ALiga da semana passada, exatamente isso … beleza !

    O Rafinha Bastos acompanhou um chamado – metrosexual – o rapaz em questão fazia unhas, cabelo, depilação na cera quente e passava milhares de cremes … inclusive victoria secrets ! Ok sou a favor de cremes hidratantes, mas esses são de uso exclusivo de mulheres ou gays assumidos.

    Eu sou super a favor desse novo entendimento que os homens estão tendo sobre sua imagem, acho sim que fazer unhas, cabelo e se vestir bem, é o básico ! TODO HOMEM DEVE FAZER … A depilação eu juro que não aceitava muito, mas depois de um tempo eu entendo que esse hábito é pura higiene !

    Mas sobre a maquiagem, bem eu acho super válida sim … desde que seja algo para correção ou uma base extra leve, lembrando sempre que o cuidado maior deve ser com a pele. Uma boa maquiagem se faz com uma boa pele !
    Eu recomendo muito a Face and Body da MAC, sim é cara, mas dura uma eternidade e ela deixa a pele com um “glow” muito bonito, sem brilhos ou exageros.

    Na verdade um megahiperblaster exagero eu acho são os homens que malham demais, e pior os que recorrem a SILICONE ! Tem homens que colocam na panturilha ou no braço para parecerem mais sarados … É RIDÍCULO ! Isso é um exagero, que não pode ser comparado ao silicone na mama, visto que não existe, eu desconheço, exercícios para aumentar o seio !

    Enfim adorei esse post ! Tomara que muitos meninos se inspirem nele, e por favor não pensem que o Cristiano Ronaldo é exemplo, ele NÃO É !
    Que eles sigam o seu exemplo !

    Um beijo
    p.s. vou te seguir no twitter 🙂

  • Cintia
    07 ago 2010

    Eu não sei como homem aguenta a gente cheia de maquiagem, eu particularmente ia odiar beijar um rosto cheio de base hahahahah
    Eu acho que usar maquiagem na tv é outra história. Nos filmes, aquilo lá é um personagem, que, ou tem que ser bonitão com a pele perfeita, fazer um rosto mais másculo usando luz e sombra, ou tem que ficar com cara de acabado cheio de olheira, e tudo isso é feito com maquiagem. Sem contar que ninguém quer ver seu galã com uma mega espinha no meio do nariz. A industria cinematográfica tem que vender a imagem do cara.
    Quando meu namorado dá entrevistas na tv, em estúdio, muitas vezes passam pó na cara dele pra não ficar com aparência de oleosa. Mas isso é exigência da emissora, não é porque ele gosta de maquiagem, e ele nunca usaria isso por livre e espontânea vontade.
    Então minha opinião é a seguinte: trabalho é trabalho, se o cara vende a imagem, tem que cuidar dela.
    Mas acho que é meio consenso mulher gostar de homem que se cuida, mas achar maquiagem um pouco demais.

  • T.
    07 ago 2010

    Eu entendo a preocupação das mulheres quanto ao namorado/etc usar vários artifícios da beleza. Mas oque realmente acontece,é que a mídia impõe que quase 100% dos produtos de beleza é voltado somente para o público feminino,e quando existem homens usando tais produtos ou sendo muito vaidoso,é gay.
    Acho que se a mulher mesmo ama o homem,não tem como e porque uma base ou um esmalte atrapalhar um relacionamento,é totalmente fútil,e apenas questão de gosto. Não sou mulher,nem hétero,mas também não pago de bom senhor da masculinidade natural por aqui nem pra ninguém.
    É hora de abrir um pouco mais a mente e se preocupar mais com oque as pessoas SÃO,e não oque elas usam.

  • JAS
    07 ago 2010

    Essa questão é realmente complexa. A sociedade é muito preconceituosa em relação à vaidade masculina. Por mais que as opiniões expressas aqui sejam de certa forma favoráveis, a maioria das pessoas não aceita tão bem. Uma pena.Ah ! Se quiser visitar o meu blog, fique à vontade. Não é sobre beleza, mas é interessante também.
    http://tsunamicotidiano.blogspot.com/
    E uma pergunta: eu estou usando o primer Photo Finish Foundation Light da Smashbox. Só que ele controla a oleosidade só por 3 horas. Se eu quiser preservar a pele livre de oleosidade por mais tempo, terei que usar uma base e um pó? O complicado é encontrar produtos que se adequem a minha pele mista (oleosa na testa e no nariz e seca no resto).

  • Rachel Krishna
    07 ago 2010

    O legal do companheiro se preocupar tanto quanto nós,mulheres, é que na hora de se cuidar, um acaba incentivando o outro. Tem dias em que a gente fica de saco cheio de passar cremes, anti-frizz, filtro solar, gel contra acne, anti-rugas, creme para os pés.. e tantas outras coisas mais. Eu não me importo do meu namorado ser cuidadoso. Até porque no futuro, eu não o quero com cara de velho ao meu lado. Tem que se cuidar,sim!

  • Joumi
    06 ago 2010

    Kraca, adorei este blog. Achei aqui por acaso!

    Acho show de bola homens que se preocupam com sua aparência. não gosto de exageros, mas se o cara quiser cuidar da qualidade da pele, ou até mesmo passar uma base, um pó, não vejo problema algum.
    Uma coisa que não consigo gostar é a sobrancelha feita, acho que fica muito delicado pra estrutura óssea do homem, but, é uma opinião pessoal.

    Estou te seguindo, ok?

    Se quiser dar uma passadinha no meu blog, ficarei muito feliz. Acabei de estrear! http://www.caradephyna.blogspot.com

    Beijosss