Para que Serve Minoxidil e Melhor Forma de Usar
Você muito provavelmente já ouviu falar desse produto, mas sempre fica com a pulga atrás da orelha pensando: “para que serve minoxidil?” ou ainda “e como o produto ajuda a crescer os fios, combatendo a queda de cabelo?”, não é?
Esse é um dos melhores tratamentos para o controle e, até, no reversão da calvície em estágios iniciais.
E não somente contra a calvície para graus avançados, você consegue combater a queda de cabelo, ao fortalecer os fios e estimular o crescimento dele onde ele for aplicado, incluindo o minoxidil na barba que vem se tornando cada vez mais comum.
Curioso para saber mais? Então bora lá entender melhor o que danado é esse produto tão famoso e como usar da melhor forma para conquistar resultados de deixar o cabelo em pé haha
O que é minoxidil?
Considerado um remédio, mais popular pelo uso tópico, o minoxidil é uma substância que tem como função proposta e prioritária o tratamento da queda de cabelo.
Isto é, combater a alopecia androgênica ou areata, muito conhecida informalmente como calvície.
Ele faz isso graças a sua característica vasodilatadora que irriga a região onde é aplicado, promovendo maior circulação sanguínea, irrigando a área com mais nutrientes e proporcionando uma maior absorção destes pelo bulbo capilar.
Apesar de ser comum na versão de solução líquida, seu uso deve ser feito apenas com prescrição médica.
Bem, pelos menos em teoria, afinal, o diagnóstico preciso e acompanhamento adequado ajuda a promover sua saúde e a alcançar os resultados desejados.
Para que serve minoxidil?
Pode parecer já obvio, mas o uso do minoxidil mudou durante os últimos anos, de medicação contra hipertensão para o combate da queda de cabelo.
O minoxidil pode controlar e retardar a alopecia androgênica, por exemplo – mas isso ocorre na fase de miniaturização da calvície e não na fase da queda, que é mais avançada.
A solução também tem como proposta o crescimento de pelos no geral, para reforçar ou acabar com “falhas na barba e/ou sobrancelhas”.
Por prolongar a fase anágena, que é responsável pelo ciclo de nascimento e crescimento do cabelo – literalmente o período e tempo de vida do cabelo, desde quando o cabelo nasce até seu crescimento máximo.
Isso implica que há possibilidades não apenas o combate à calvície, um mal que atinge diretamente a autoestima masculina, mas para realçar, no intuito de dar um tapa no visual, acertando falhas na barba ou sobrancelhas.
Qual a melhor forma de usar minoxidil?
Como comentei, você pode fazer aplicações de minoxidil em diferentes regiões, como no couro cabeludo, sobrancelhas e na barba. Legal, né?
Agora, vou te contar o passo-a-passo de como aplicar o minoxidil da melhor forma para otimizar os resultados.
- Identifique as áreas onde o cabelo está mais fraco e/ou houve queda de cabelo;
- Dê preferência ao spray ou pipeta na hora de depositar o produto.
- Aplique com as pontas dos dedos por volta de 1ml de minoxidil no couro cabeludo desta área enquanto ele estiver seca;
- Massageie um pouco a solução pela pele, foque no couro cabeludo;
- Repita o procedimento de 1 a 2 vezes por dia, de acordo com a prescrição médica.
Dicas importantes: faça a aplicação do minoxidil com o cabelo limpo. Não lave os fios pelas próximas horas após a aplicação porque você vai estar removendo o produto!
O produto pode ser em forma de espuma, creme e ter outros ingredientes que ajudam no tratamento, por isso, vale a pena manipular ou procurar uma fórmula mais gentil com o couro cabeludo.
Além do mais, o minoxidil oral também uma opção de tratamento em alguns países e segue sob estudo em outros! No Brasil, somente um médico pode prescrever esse tratamento, assim como a versão tópica.
O médico dermatologista geralmente indica o tratamento por tempo indeterminado já que a queda de cabelo genética costuma ser a principal causa.
Porém, como tempo de crescimento do cabelo demora meses, um período de 3 a 6 meses de uso da solução de minoxidil costuma ser indicado para se ver os primeiros resultados.
A concentração mais popular é de 5%, enquanto que o de 2% é comumente indicado para o uso feminino.
Atualmente algumas empresas passaram a comercializar o minoxidil a 15%, porém há mais riscos de efeitos colaterais que melhores resultados, então mais uma vez, fica a importância de procurar um médico de confiança para um tratamento de qualidade.
Evite charlatanismo!
Fecho aqui mais uma conversa. Acho que você pode ter aprendido algumas coisas interessantes e, que podem ajudar bastante. Deixa seu comentário aqui se ficou alguma dúvida 🙂
Agora, clique nesse vídeo aqui embaixo, ele foi pensado para você!
Estilos de Cavanhaque e Como Fazer