Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Como eu cuido do meu cabelo – Parte 1

Beleza Masculina 07 Abril 2010 | Por Juan Alves
Saber qual produto usar nos cabelos não é fácil! Hoje temos zilhõõões de marcas/produtos para cada tipo diferente e ficamos perdidos na hora de saber qual usar. Então nada melhor que um post mostrando como e o que uso no meu picumã.
Antes, devo dizer que meu cabelo é liso, levemente seco e grosso, e que geralmente aqueles produtos específicos para homens (indicados para fios que sãos finos e oleosos) não são “ideais” para mim. Digo ainda mais! De que adianta as marcas lançarem uma única linha “X” For Men se as variações de cada tipo de cabelo são muitas entre nós homens também?! #fikdik Empresas!
Voltando ao post, minha rotinha é a seguinte: eu deixo tudo para fazer a noite (antes de dormir) e começo aplicando Shampoo Johnson’s Baby para lavar e retirar os produtos que ficaram por lá o dia inteiro (Leave-in, cera, pomada…)
 
É interessante usar um shampoo “transparente” que geralmente limpa sem “hidratar”,  para aí sim depois aplicar um próximo shampoo com esse efeito. Não adianta usar algo se seu cabelo está sujo, é o mesmo esquema de quando cuidamos da pele!
  
Pode parecer inicialmente exagero, mas não é! Novamente uso outro shampoo, que alterno entre o da Granado e o da Natura, ambos para cabelos secos, dessa vez o shampoo além de retirar de vez o restante de produto que ainda pode estar no seu cabelo, ainda vai ter um efeito “hidratante”, o interessante de alternar é exatamente pelo fato de que com o tempo essa hidratação vai ficando sem resultado pelo “costume” que o cabelo vai tendo com o produto.
 

Ambos os Shampoos eu aplico, massageio e retiro no máximo em  30 segundos. Feito isso aplico o condicionador que a princípio tem a mesma idéia que disse anteriormente: “alternar para não perder efeito”. Deixo-o por mais ou menos 1 minuto, que é o tempo que já vou lavando o rosto e pronto!

O condicionador é importante porque ele vai fechar as escamas e vai evitar que os fios fiquem arrepiados, além de garantir que não fiquem secos. Feito isso, terminado!

Cuidar diariamente dos fios é tão importante quanto com a pele, eu não tinha o hábito que tenho hoje e não tenho dúvidas do quão essencial é cada etapa dessa! 
Em um próximo post, explico como faço hidratação e quais produtos utilizo.

Leia também

Comente pelo WordPress

21 Comentários

  • Márcio
    14 dez 2014

    Olá tudo bem?

    Todos os dias passo  por aqui para ver as novidades ou artigos  como esse que ainda não tinha visto.

    Gostaria de saber se é certo lavar os cabelos com shampoo e condicionador todas as vezes que tomo banho.Por exempo se tomar 2 a 3 banhos por dia.

    É que parece estranho quando não lavo o cabelo.

    Outra coisa toda vez que lavar os cabelos o condicionador deverá ser usado também? 

    Atualmente estou usando a linha plant hidratação reparadora da natura. 

    Obrigado. 

    • Juan Alves
      15 dez 2014

      Márcio, vc deve usar o shampoo e condicionador uma vez ao dia. Ou seja, caso tome mais de uma banho não precisa aplicar esses produtos. Abraço!

  • Sávio
    10 nov 2014

    Muito legal as dicas, porém o meu problema é o seguinte: Tenho o cabelo anelado e ele é Muito ressecado. Já tentei de várias formas (algumas até meio malucas) para deixá-lo perfeito, mas sem sucesso. Existe alguma solução para esse meu problema? O que eu devo fazer?

  • JUNIOR R.
    29 maio 2013

    COMECEI A SEGUIR SUAS DICAS E JA VEJO RESULTADO EM MEUS CABELO. OBRIGADO !!!!!!!!!!!!

  • Felipe
    29 maio 2013

    Juan,eu acordo,uso shampoo pantene de hidratação depois,condicionador, depois leite de pentear elseve,e quando volto do trabalho,uso shampoo da jonhson pra retirar o leave in e uso tratamento noturno da pantene.meu cabelo é seco e grosso,to fazendo certo a minha rotina?

    • Juan Alves
      31 maio 2013

      Felipe,

      Não precisa lavar duas vezes por dia com shampoo. Eu indicaria você lavar o cabelo apenas à noite quando chegar com o shampoo e condicionador da Pantene e finalizar após o banho com o leave-in. O tratamento noturno pode ser usado, mas observe se está fazendo alguma diferença ou se está apenas engordurando o cabelo.

      • Felipe
        01 jun 2013

        e ao acordar?quando eu acordo,meu cabelo acorda todo arrepiado,nao da p sair com ele nesse estado

  • Rodrigo
    02 dez 2012

    Juan, o seu site é muito bom. Parabéns!

    Antes eu não cuidava dos meus cabelos e recentemente resolvi seguir suas dicas.
    Só que eu ainda tenho dúvidas sobre qual shampoo usar no meu cabelo porque ele tem características diferentes: tem alguns cachos, é ressecado e volumoso. Atualmente eu uso o Shampoo Johnson’s Baby para retirar o Creme de Pentear Cachos Definidos da Pantene que eu uso todos os dias e posteriormente uso o Shampoo Ultra-Hidratante Elseve Hydra-Max Colágeno da Elseve e logo depois o condicionador da mesma linha, antes eu estava usando o Shampoo Cachos Definidos da Pantene e o condicionador da mesma linha. Se você puder me dar algumas dicas sobre o shampoo ideal, já estou cogitando comprar esse da Granado e da Natura para fazer um teste.

    Abraço!

    • Juan Alves
      07 dez 2012

      Rodrigo,

      Seria legal você usar shampoo e condicionador para cabelo ressecado e se deter aos cachos principalmente no produto para modelar. Já experimentou usar mousse? O efeito pode ser interessante.

      Abs!

  • André
    15 jun 2012

    Ótima dica Juan! 
    Meu cabelo é fino e oleoso e dependendo do produto que uso, fica indomável e com um aspecto gorduroso muito rapidamente. Shampoo Johnson's Baby por ter bem menos cloreto na sua composição ajuda a não agredir tanto os cabelos.

  • Juan Alves
    11 set 2010

    Danyllo:

    Você faz tudo corretamente. Quando usamos finalizadores, geralmente só um shampoo não limpa os fios, ainda mais com cabelos oleosos. A dica do anti-resíduos é bem válida para vc, recomendo 1x por semana usá-lo.

  • Danyllo
    08 set 2010

    Eu também sou adpeto a o uso de mais de um shampoo, uso um cítrico pois tenho o cabelo super oleoso e depois de limpar meu cabelo uso o da linha pantene pro v (produto muito bom), para cabelos lisos , meu cabelo fica super lindo ,e como não tenho o cabelo tão curtinnho qualquer coisinha errada já mostra, agora só falta o meu anti-residuos pra usar uma vez na seman , pois uso produtos e mais produtos na cabeça ex: 'Cera finalizadora' que é a peste pra sair !

  • Juan Alves
    17 jul 2010

    J. Salles:

    Eu uso o shampoo Johnson's como pré-shampoo, limpando o cabelo parcialmente antes de aplicar um shampoo hidratante, permitindo assim melhor limpeza e hidratação. Para quem usa cera todo dia, é excelente para retirar os resíduos dos produtos. Eu alterno usando um dia um, um dia outro, de vez em quando uso por alguns dias em sequencia um e troco para outro. Pode ser semanalmente, diariamente, veja como seu cabelo reage!

  • J. Salles
    12 jul 2010

    Não sei se entendi direito, esses shampoos transparentes da Johnson's servem como um tipo de shampoo antiresíduo? vou começar a testar…até pq uso cera todos os dias!

    e outra, como deve ser esse “rodízio” de shampoos? eu tenho o shampoo da Éh, de uso diário próprio pra homem e outro da Natura…
    eu devo usar cada semana um?

  • Juan Alves
    11 jul 2010

    Fábio:

    Tenho MSN apenas de uso pessoal. Se vc quiser perguntar, sugerir algo, basta enviar e-mail preenchendo o formulário ou enviando e-mail direto mesmo, ambos clicando em “contato” no menu horizontal. Fique à vontade!

  • Anonymous
    08 jul 2010

    Olá Juan sou o Fábio e estou sempre vendo as novidades que tem no seu blog e fico feliz que também existe outros homens que cuidam da aparência sem o preconceito !

    Tenho um email se quiser me adicionar pra que a gente possa compartilhar experiências em produtos tá aqui : fabio.jose62@yahoo.com

  • Juan Alves
    13 maio 2010

    Neiva:

    Pois é, Johnson's serve para uma penca de coisas mesmo! E principalmente os produtos hidratantes, tem que revezar.

    Raul:

    Usar algum shampoo transparente como pré-shampoo é ótimo, até mesmo para retirar por completo os finalizadores. E quanto a linha for men, eu só quis dizer que falta mais opções de produtos desse tipo. Legal a dica do Clear Men, tá anotado!

  • Raul
    13 maio 2010

    Verdade esse shampoo da Johson's é realmente muito bom, eu uso lente e as vezes qnd irrrita, preciso tirar lavo os zoí com esse shampoo e depois com soro fisiologico.

    Juan ,
    Legal suas dicas, gostei mesmo.
    Todos os shampoos transparente como esse da Johnson's é ante residuos, muito bom principalmente p quem usa quimica nos cabelos (como eu).

    Quanto a marca de shampoo For men , tinha o mesmo ponto de vista que vc. Depois de receber em casa uma amostra do shampoo “clear Men” anticaspa.
    Qnd recebi pensei logo xiiiii ñ vai dar certo meu cabelo é secãooo e ainda dô quimica pensei:
    “esse shampoo vai detonar meu cabelo”
    Mesmo assim usei !
    Juan vc ñ vai acreditar, deu muito certo, o cheiro a textura do produto em fim fiquei muito satisfeito.
    Depois descobrir que tem uma diversidade de opções, o indicado p/ mim é o para dar brilho.

    Perguntei a Dermat. se teria problema usar visto que ñ tenho nem caspa nem seborreia, ela me disse que ao contrario, que mesmo quem ñ tem é bom usar. E visto que uso cera finalizadora todos os dias esse shampoo foi perfeito.

    P/ ganhar a amostra gratis é só fazer o cadastro no site.
    😀

    http://www.clearanticaspa.com.br/

  • Neiva
    24 abr 2010

    nossa, não sabia dessa versatilidade do Johnson's rss vivendo e aprendendo.
    Tb costumo fazer esse revesamento de cremes e shampoos, realmente o cabelo acostuma com um produto e aí, pode ser até kerastase que o cabelo não fica bom.

  • Juan Alves
    07 abr 2010

    Mas não precisa ser os mesmos produtos, apenas use o “conceito” de shampoo transparente + shampoo hidratante + condicionador e pronto =) Johson's ainda serve para lavar pincéis e tirar rímel (no caso das mulheres), é um ótimo investimento! hehehe

  • Nayara
    07 abr 2010

    Não uso nenhum dos produtos que tu usa! uhauhaua
    Só o Shampoo da Johnson's Baby, que uso um igual, mas é pra tirar make quando chego cansada da balada e não tou com ânimo pra passar alguns varios minutos com demaquilante no algodão! uahauhauha
    :****