Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Meu ANTES e DEPOIS do ROACUTAN + Dicas Durante Uso da Isotretinoína

Beleza Masculina 25 setembro 2018 | Por Juan Alves

Quem me acompanha há mais tempo já deve ter me visto comentar que sofri com espinhas minha adolescência toda, foram cerca de 10 anos com acne persistente! Então hoje eu resolvi mostrar o meu antes e depois do roacutan e ainda compartilhar dicas essenciais durante o tratamento para você dar adeus as espinhas sem sofrimento.

A isotretinoína é o princípio ativo, de uso com receita controlada, encontrado no roacutan (laboratório Roche), mas existem outros laboratórios como Neo Química, EMS e Valeant que produzem o remédio com custo mais acessível. Todos teoricamente devem funcionar da mesma forma por terem a mesma substância.

Tomando o roacutan ele vai atrofiando as glândulas sebáceas ao passo que reduz a produção de olesidade e impede a proliferação da acne. Simples e eficaz assim!

E quando eu tive acne tenho certeza que teria sido MUITO MOTIVADOR ver alguém que teve espinhas graves e deu a volta por cima se livrando desse problema. Já que eu não tive esse referencial naquela época, espero hoje de alguma forma contribuir pra você aí que está me acompanhando a enxergar que a acne é apenas um fase e quanto antes você começar a tratar com bom apoio médico, mais chances de ter uma pele saudável e bonita sem transtornos maiores 🙂
 

Meu antes e depois do roacutan

Eu sofri muito com as espinhas porque fiz muitos tratamentos e nenhum deles resolverem, então a sensação de frustração se tornou cada vez maior porque havia uma piora gradativa.

Na adolescência eu praticamente não tinha amigos, no inicio dessa fase meus pais haviam conseguido comprar um apartamento novo na qual saimos de uma região periférica para um dos bairros mais nobres da cidade. Havia um abismo social que eu nem sabia que existia… Junto a essa mudança veio o ingresso em uma nova escola! As minhas características físicas e de comportamento(tímido, introspectivo) simplesmente eram as razões de outras pessoas que estudavam no mesmo colégio fazerem bullying comigo.

As espinhas agravavam o bullying que sofri, afinal eu era o único “esquisito” que tinha a pele estranha, cheia de pontos vermelhos na cara!

Foi um longo percuso… Somente na fase adulta o tratamento com o roacutan deu certo e eu pude me livrar dessas inflamações malditas, apesar das marcas físicas e emocionais que foram ficando pra trás conforme fui buscando tratamentos para cicatrizes e também autoconhecimento.
 

Fortaleça seu psicológico

Nos primeiros meses usando o roacutan é muito natural ocorrer a fase de piora, isso quer dizer que espinhas irão surgir em maior quantidade e/ou maior grau inicialmente. Tenha calma, respire fundo, procure conviver com pessoas que te façam bem e o apoiem.

Evite compartilhar seu tratamento com qualquer pessoa e com o passar das primeiras semanas essa fase de piora vai embora, chegando a bonança de uma pele sem oleosidade excessiva! Lembre-se que todos os trasnstornos que você vai passar são apenas pequenas dificuldades que podem ser contornadas com dedicação a si mesmo 🙂

Mais uma vez quero lembrá-lo que meu antes e depois do roacutan foi sensacional, uma libertação desse problema e que se tivesse tido orientação adequada no inicio da adolesncência minha pele teria sofrido muito menos (naquela época os médicos tinha maior resistência para prescrever esse remédio).
 

Efeitos colaterais do roacutan nos lábios

Os lábio são uma das áreas que mais sofrem durante o tratamento, isso porque essa região não produz oleosidade como outras partes do nosso corpo, sendo assim ressecam mais.

O bepantol é um poderoso aliado para ser usado ao ir dormir, já que deixa os lábios pegajosos e esbranquiçados, enquanto o uso de protetor labial convencional é indicado durante o dia porque o resscamento pode ser tão severo a ponto de sangrar se você não se cuidar.
 

Ressecamento generalizado é comum

Mesmo que você beba mais água que o normal, hábito que será super bem-vindo, o ressecamento nos olhos poderá te incomodar e uso de colírio lubrificante ajuda demais, inclusive ao acordar, porque parecia pra mim um coisa de louco de tanta remela rs.

Uma coisa que nunca vi alguém falando é que se você já iniciou sua vida sexual, lembre-se de lubrificar bem sempre quando for ter relação sexual porque tudo fica mais seco e o deslizar piora consideravelmente. Porém, com ajuda de um lubrificante íntimo voltamos a normalidade.

 

Alimentação, suplementos e roacutan

Seu fígado será bastante exigido durante esse período, isso porque o roacutan nada mais é que usa superdosagem de vitamina A, sendo assim evite tomar polivitamínicos e suplementos que contenham mais vitamina A porque será tóxico pra você.

A alimentação mais natural, isso é, sem frituras, evitando industrializados e enlatados vai ajudá-lo a manter os níveis de colesterol e triglicerídeos em dia. Por exemplo, comer biscoitos e chocolates diariamente pode ser mais danoso para sua saúde agora que você está em tratamento.

O famoso whey protein, proteína isolada do leite, teoricamente está liberada se a quantidade ingerida está dentro das suas necessidades diárias de proteína, ajudando a promover sua saúde.
 

Álcool e gravidez são proibidos

Durante todo o tratamento com o roacutan deve-se evitar o uso de álcool e a possibilidade de ter um filho, no caso das mulheres, jamais poderá existir porque os riscos de danos ao feto são seríssimas.

Evite problemas de saúde e complicações maiores!

 

Vídeo bônus: Minha experiência com espinhas e roacutan

E aí, curtiram acompanhar meu antes e depois do roacutan e ficar por dentro de algumas dicas enquanto estiver fazendo uso da isotretinoína? Espero ter ajudado e qualquer dúvida você pode comentar por aqui pra batermos um papo.

Lembrando que não sou médico, muito menos dermatologista, por isso perguntas específicas que cabem a prescrição como, por exemplo, a quantidade de remédio que tomei, não serão respondidas.

Estou aqui para compartilhar minha experiência e o que deu certo ou errado comigo, não confunda esse aconselhamento de amigo com prescrição médica 😀

Leia também

Comente pelo WordPress