O QUE É SPIRULINA? DESCUBRA OS BENEFÍCIOS!
A Spirulina ainda é pouco conhecida aqui no Brasil, mas já é possível achá-la nas lojas de produtos naturais. Curioso para saber o que é spirulina e seus benefícios? Se liga!
Ela foi eleita pela ONU como o melhor alimento para o futuro, pois é capaz de oferecer uma nutrição incrível. Trata-se de uma alga que está ficando famosa por ser considerada um superalimento, sendo fonte de proteína (ótimo pros veganos), minerais, vitaminas e antioxidantes.
Hoje sabemos que a prática de exercícios regularmente e uma alimentação natural são os principais alicerces de uma vida saudável e spirulina pode te ajudar muito nisso!
Afinal, o que é Spirulina?
A spirulina é uma cianobactéria, também conhecida como alga-azul e está presente na alimentação humana há milhares de anos, com relatos de consumo por povos asiáticos, incas, africanos e europeus.
Por ser tão rica chamou atenção da NASA! A sua alta digestibilidade no organismo humano também impressiona já que o corpo tem a capacidade de absorver até 95% dos nutrientes dela.
Principais benefícios da Spirulina
São tantos benefícios que não sei nem por onde começar! rs Ela é pura diversidade de nutrientes na composição. São mais de 50! Fonte riquíssima de minerais, especialmente o ferro, além de antioxidantes, principalmente em ficocianina.
Outra vantagem é a variedade e concentração de aminoácidos (proteína). São pelo menos 18, incluindo os aminoácidos essenciais (que você precisa ingerir diariamente). Eles são fundamentais para a construção de novas células em nosso corpo, incluindo as do sistema imunológico e recuperação muscular, perfeito para recuperação pós-treino.
Ah… Essa alga é cheia de boas surpresas, como por exemplo ser a maior fonte de betacaroteno do mundo! Isso mesmo, ela tem até 10 vezes mais betacaroteno do que a cenoura! Essa substância é fantástica para nos protegendo da ação dos raios solares e ajuda a preservar o colágeno que é responsável pela elasticidade e tonicidade da pele.
Contraindicações da Spirulina
- Contraindicada para menores de 11 anos, mulheres grávidas ou lactantes, exceto com prescrição médica ou do nutricionista;
- Pessoas com doenças autoimunes porque estimula o aumento da atividade imunitária, podendo agravar essas doenças;
- Ela contém fenilalanina na sua composição, por isso contraindicada para pessoas com fenilcetonúria, uma doença genética que impossibilita a metabolização desta substância;
- Pessoas que sofrem de hipertireoidismo também não devem tomar, já que o iodo pode interferir na medicação para tratamento;
- Alérgicos a frutos do mar devem ter cuidado, a spirulina é uma microalga.
Como consumir Spirulina?
Sabendo de todos esses benefícios dá vontade de consumir a spirulina pra ontem, né? rs O consumo dela pode ser feito através de cápsulas, pó ou comprimidos.
Para consumir em pó pode ser problemático porque o cheiro e sabor não são bons rs, a dica é misturar em vitaminas ou até mesmo sopas, algo que tenha um sabor marcante para a spirulina não atrapalhar o paladar.
Já em cápsulas fica bem mais fácil, sendo a recomendação genérica consumir até 3g de spirulina por dia. Fica a dica para procurar um nutricionista para te ajudar com sua alimentação 😀