Homens que se Cuidam

ler posts recentes

O QUE É SPIRULINA? DESCUBRA OS BENEFÍCIOS!

Nutrição e Fitness 21 maio 2019 | Por Juan Alves

A Spirulina ainda é pouco conhecida aqui no Brasil, mas já é possível achá-la nas lojas de produtos naturais. Curioso para saber o que é spirulina e seus benefícios? Se liga!

Ela foi eleita pela ONU como o melhor alimento para o futuro, pois é capaz de oferecer uma nutrição incrível. Trata-se de uma alga que está ficando famosa por ser considerada um superalimento, sendo fonte de proteína (ótimo pros veganos), minerais, vitaminas e antioxidantes.

Hoje sabemos que a prática de exercícios regularmente e uma alimentação natural são os principais alicerces de uma vida saudável e spirulina pode te ajudar muito nisso!

 

Afinal, o que é Spirulina?

A spirulina é uma cianobactéria, também conhecida como alga-azul e está presente na alimentação humana há milhares de anos, com relatos de consumo por povos asiáticos, incas, africanos e europeus.

Por ser tão rica chamou atenção da NASA! A sua alta digestibilidade no organismo humano também impressiona já que o corpo tem a capacidade de absorver até 95% dos nutrientes dela.

 

 

Principais benefícios da Spirulina

São tantos benefícios que não sei nem por onde começar! rs Ela é pura diversidade de nutrientes na composição. São mais de 50! Fonte riquíssima de minerais, especialmente o ferro, além de antioxidantes, principalmente em ficocianina.

Outra vantagem é a variedade e concentração de aminoácidos (proteína). São pelo menos 18, incluindo os aminoácidos essenciais (que você precisa ingerir diariamente). Eles são fundamentais para a construção de novas células em nosso corpo, incluindo as do sistema imunológico e recuperação muscular, perfeito para recuperação pós-treino.

Ah… Essa alga é cheia de boas surpresas, como por exemplo ser a maior fonte de betacaroteno do mundo! Isso mesmo, ela tem até 10 vezes mais betacaroteno do que a cenoura! Essa substância é fantástica para nos protegendo da ação dos raios solares e ajuda a preservar o colágeno que é responsável pela elasticidade e tonicidade da pele.

 

Contraindicações da Spirulina

  • Contraindicada para  menores de 11 anos, mulheres grávidas ou lactantes, exceto com prescrição médica ou do nutricionista;
  • Pessoas com doenças autoimunes porque estimula o aumento da atividade imunitária, podendo agravar essas doenças;
  • Ela contém fenilalanina na sua composição, por isso contraindicada para pessoas com fenilcetonúria, uma doença genética que impossibilita a metabolização desta substância;
  • Pessoas que sofrem de hipertireoidismo também não devem tomar, já que o iodo pode interferir na medicação para tratamento;
  • Alérgicos a frutos do mar devem ter cuidado, a spirulina é uma microalga.

 

Como consumir Spirulina?

Sabendo de todos esses benefícios dá vontade de consumir a spirulina pra ontem, né? rs O consumo dela pode ser feito através de cápsulas, pó ou comprimidos.

Para consumir em pó pode ser problemático porque o cheiro e sabor não são bons rs, a dica é misturar em vitaminas ou até mesmo sopas, algo que tenha um sabor marcante para a spirulina não atrapalhar o paladar.

Já em cápsulas fica bem mais fácil, sendo a recomendação genérica consumir até 3g de spirulina por dia. Fica a dica para procurar um nutricionista para te ajudar com sua alimentação 😀

 

 

Leia também

Comente pelo WordPress