Testosterona e o Aumento de Massa Muscular
Texto escrito por Roney Ferreira
A pedido de alguns leitores, aqui vai o post especial sobre esse hormônio tão importante para o aumento da massa muscular chamado Testosterona.
As dicas são principalmente em relação de como a alimentação e suplementação contribuem na produção do hormônio. Confira!
O testosterona é o principal hormônio androgênico e anabólico, sendo produzido naturalmente pelo organismo masculino (testículos) e em menor quantidade pelos ovários e glândulas supra-renais na mulher. É sintetizado a partir da degradação do colesterol (gordura).
No homem são produzidos cerca de 10 mg por dia enquanto a mulher produz por volta de 0,25 a 1,0 mg/dia.
Função: possui basicamente 2 funções. Com a função androgênica ela atua no desenvolvimento das características sexuais masculinas (barba, voz, órgãos sexuais e produção de espermatozóides). Como anabólica este hormônio atua principalmente no crescimento de ossos, ganho de massa, diminuição da gordura corporal e desenvolvimento de praticamente todos os órgãos do corpo.
Ganho de massa: o hormônio é imprescindível para o ganho de massa porque através de uma cascata de reações bioquímicas é capaz de estimular o aumento de força e da síntese protéica. Alguns alimentos e nutrientes específicos devem fazer parte da dieta para otimizar estes ganhos. Destaco alguns abaixo:
1) Gordura: Sendo a testosterona um derivado do colesterol, devemos ingerir diariamente gordura. Ótimas fontes deste nutriente: amendoim, azeite extra-virgem, abacate, peixes, nozes, castanhas, amêndoas, linhaça e óleos vegetais como soja, canola e girassol. Evite gorduras saturadas e trans, como margarina, manteiga e aquelas aparentes que acompanham os cortes de carnes.
2) Vitamina C: Demonstrou ser eficiente no controle do cortisol (hormônio de ação catabólica que abaixa os níveis de testosterona). Fontes: Frutas cítricas, como limão, laranja, maracujá, acerola, morango, tomate;
3) Zinco: A carência deste mineral dificulta a liberação da testosterona nos testículos. Não estando livre na corrente sanguínea o hormônio não consegue desempenhar suas funções, sendo o anabolismo muscular uma delas. Boa fontes: Nozes, Castanhas, Carnes em geral, Salmão, fígado;
4) ZMA (Aspartato de Monometionina de Zinco): Fórmula patenteada à base de minerais e encontrada em suplementos comerciais. É um composto que irá estimular a produção natural de testosterona pelo organismo. Essa produção não irá ultrapassar os níveis fisiológicos do organismo, não trazendo dessa forma os efeitos colaterais associados ao uso do hormônio em si, como por exemplo, quanto se usa testosterona exógena injetável.
5) Tribullus Terrestris: Planta originária da Índia. Através de alguns estudos foi descoberto que o T. T aumenta os níveis dos hormônios testosterona, LH, FSH e estradiol. Esse aumento causado pelo Tribullus terrestris promove síntese de proteínas, balanço positivo de nitrogênio, melhorando também o stress muscular;
Vale lembrar que tanto o ZMA quanto o Tribullus apesar de serem suplementos não farmacológicos, o correto e mais sensato seria que o praticante de musculação passasse por uma avaliação profissional para determinar através de exames bioquímicos a quanto está o nível de testo e aí sim sugerir uma suplementação que de um “up” na estimulação natural deste importante hormônio.
Roney Ferreira de Proença
Nutricionista Esportivo
CRN-3 27016
WAGNER says:
Excelente artigo parabéns, gostei bastante do site super profissional e limpo, salvei a pagina para retornar mais vezes.
Jonathan says:
Não sabia que a testosterona e o aumento de massa muscular tinham tanto em comum, por vezes sabemos tantas coisas, que nem temos consciência das restantes. Tomar omega 3 e comer muito peixe (salmão) pode ajudar, pelo que sei também! Excelente artigo.
Leonardo says:
Dicas muito boas e eu complementaria com o seguinte :
– dormir bem
– comer abacate
– tomar ômega 3
– comer carne vermelhar
PS.: ingerir tribulus terrestris apenas se tiver em sua fórmula, as saponinas esteroidais e protodioscina
no mais , gostei das dicas !! obrigado
Leonardo says:
Ah, e se puder deixar a referência do q falei com todo o embasamento científico … ta aqui :
http://forcaeinteligencia.com/testosterona/
Alan de Almeida says:
Quanto ao uso de ZMA e Tribullus, não há evidencias científicas fortes, comprovando que o uso dos dois realmente aumenta a produção de testosterona endógena até o limiar fisiológico natural. Os estudos quanto ao uso do ZMA, foram realizados pela mesma empresa que é dona da patente, gerando assim uma certa descrença por parte dos praticantes. Quanto ao tribullus, cientificamente falando, também há controvérsias, porém eu, como usuário dos dois produtos, pude notar diferença sim durante o uso do tribullus. Porém nada cientificamente comprovado. No exterior, atletas de fisiculturismo costumam usar o ZMA por auxiliar no sono apenas..
wesley says:
Amigos me ajudem ai , eu tenho 19 anos , e estou com colesterol um pouco alta , mesmo assim eu posso tomar tosterona ?
Juan Alves says:
O Testosterona em si, legalmente falando, não é aplicado em uma pessoa apenas objetivando uma melhora estética. O post esclarece sobre o hormônio e os produtos que estimulam sua produção.
jose maria says:
em estou tomando o turbo force, parei passei a toma tribulus, mas ainda não senti
quaisque efeito , talves porqu faz so um mes que o tomo
Francisco says:
Este Turbo force, deve ser só fainha seca, pois tomei 4 frascos e nada, é pura mentira ….gastei 300reias e nehuma grama de massa..
Adalberto Luiz Dezen says:
Tomo Durateston a cada 21 dias. O que poderia complementar o aumento de massa muscular?
Raul says:
Tenho 19 anos posso tomar ??
Juan Alves says:
Tomar o que?
Paulo Roberto Ferreira Lino says:
Primeiramente preciso dizer que o seu blog está muito bom, assim como seus surpreendentes posts. De todos os outros posts que já li, o seu é o que me aparenta ser o mais íntegro! Este post é tão bom que tive de colocá-lo no Reddit, espero que não se importe.
Anderson says:
Mas o T.T. Estimula a produção do esradiol, que inibe a produção da testosterona. Então creio qua há divergência nesta matéria. Não quero causar polêmica, mas esta é uma dúvida.
Ronaldo Lima says:
Ótimo post sobre o efeitos desses dois compostos no organismo. Sou biólogo e entendo sobre as reações metabólicas que estes compostos causam no organismos. No entanto, deve-se observar os índices hormonais que o indivíduo possui. Assim acredito que seja mais eficaz em homens e mulheres com idade acima dos 30 anos, pois estes suplementos são despresados pelo organismo quando em níveis normais. Como especialista Roney quais exames deveria requerer para vefiricar os níveis hormonais? Na minha cidade não há profissionais com sua especialização. Agradeço!
Fabio Luis says:
Ronaldo, tudo bem?
Tenho 37 anos porém em uma família de 5 irmãos eu sou o menos desenvolvido, devido ao fato de ser o mais velho não me dediquei ao desenvolvimento corporal forçado (pois naturalmente não ocorreu) em vez de realizar atividades físicas fui focado mais em trabalho. talçvez por isso contribuiu para esta “má formação”.
Hoje com a idade tento reverter esta “carência”, praticando a musculação. o interessante é que agora achei uma academia com instrutores qualificados porém eu gostaria de um efeito imediato para que eu possa suprir o que não consigo em treino. Como li e achei seu comentário bastante conclusivo além do post do Roney vi que o quesito Testosterona é bastante complexo e talvez por esse caminho eu possa viar a desenvolver o que não desenvolvi. Poderia me dar algumas dicas? Fico a disposição para qualquer questão que vc possa ter a mim!! Abs a todos e ótimo trabalho!
Luis Reis says:
Fábio, aos 37 anos, é impossível que as sequelas de má formação física seja sanadas tomando-se apenas ZMA e T.T, é melhor você procurar um endocrinologista, explicar para ele o seu caso, fazer os exames para saber a quantas anda seu nível hormonal, e verificar se há a possibilidade do uso de algum tipo de reposição hormonal. Mas é bom que vc saiba, que crescer você não crescerá mais, seu orgão genital tb não poderá se desenvolver mais, estes benefícios serão apenas na composição muscular. Espero ter te ajudado.
Anderson says:
Se for ao endócrino, provavelmente, ele vai pedir testosterona total, hormônio do crescimento (GH) e estradiol, basicamente. Aí vêm as principais enzimas hepáticas (TGO, TGP, GGT), função renal (uréia e creatinina) e, para não pecar, um hemograma é válido.
Rafael Andrade says:
Só para deixar uma coisa clara… o Tribulus é sim um suplemento farmacológico.
Trata-se de um fitomedicamento, portanto seu uso pode trazer diversos riscos. Antes de utilizá-lo, deve-se consultar um endócrino e verificar com o seu farmacêutico possíveis interações medicamentosas e alimentares, ok?
Rosana says:
Mulheres a partir dos 50 anos sendo saudáveis e ativas fisicamente poderão fazer uso de algum medicamento para aumento de massa muscular? tenho dificuldade no aumento mesmo com exercícios com 6 séries
Anonymous says:
Realmente o tribulus terretri é muito bom. Eu usei por um mes e tive resultados muito bons. Mas atençao com os efeitos colaterais: as espinhas aparecem e fica bem dificil para controlar o zezinho kkkkkkk serio, meu penis subia por motivo algum, passei por bastante constrangimnto kkk mesmo assim eu tomaria de novo, muito bom mesmo
Juan Alves says:
Raul,
Envie sua pergunta para o Roney que ele irá te responder! Segue: [email protected]
Abs!
jorge aparecido says:
tenho 21 anos posso tomar Testos up
Juan Alves says:
Obrigado, Rafael!
Raul Reis says:
Roney ! Me socorra !
Minha nutricionista me disse que tanto o “Tribulllus” como o “ZMA” serviriam para mim. Só que ela não é nutricionista esportiva.
Minha duvida é : O ZMA estimula a produção de testosterona. E o “Tribullus” ele é mais potente ou ele além de estimular produz o hormonio?
Rafael Oxn says:
Muito boa materia eu ja sabia de tudo isso pois sou Bioquimico, contudo para a grande população mais leiga achei de muito bom tom e bom gosto esse post !
Vinicius Porto says:
Estava precisando de umas dicas dessas pra acompanhar minha academia, porque não adianta malhar e não ter uma alimentação adequada. Vlw, veio em boa hora =]]