Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Diga Adeus à Acne com Isotretinoína para Homens (repostado e atualizado)

Beleza Masculina Vídeos 18 Janeiro 2018 | Por Juan Alves
Post original de maio de 2016, atualizado pra ficar mais completo pra você 😀

 
As pessoas que tem espinhas em grau alto ou até casos sutis, mas que não cedem com diversos tratamentos, podem recorrer ao uso da isotretinoína, droga na qual ficou famosa no mercado como roacutan do laboratório Roche.

Quem me acompanha há mais tempo sabe que eu precisei recorrer ao tratamento com isotretinoína e graças a ele que eu pude dar adeus à acne. Por isso, quero compartilhar com vocês tudo sobre o medicamento que deixará sua pele bonita e saudável outra vez 😀

Dê play e vem comigo!


 

O que é isotretinoína?

A substância isotretinoína é um derivado da vitamina A que pode ser encontrada sob forma de comprimido na qual deve ser tomado diariamente.

Seu efeito é focado na redução do tamanho da glândula sebácea, por isso acaba com a oleosidade excessiva e espinhas. Otratamento dura cerca de 6 a 10 meses, dependendo de cada caso. As doses geralmente são de 0,5 a quase 1 mg/kg
 

Quem deve tomar isotretinoína?

Por ser um medicamento que propicia alterações metabólicas é simplesmente essencial que apenas pessoas que não conseguiram resultados satisfatórios com outros tratamentos possam iniciar o uso da Iso.

Mulheres grávidas jamais podem iniciar o tratamento, enquanto que homens tem menos limitações. O uso de bebida alcoólica fica restrita durante todo processo também.
 

Qual foi dosagem do meu tratamento?

Minha dosagem diária variou durante o tratamento, começando com 20mg e passando para 40mg do meio pro final. O mais importante pro tratamento dar certo é que ao final dos meses de uso você tenha alcançado a dosagem total recomendada para seu caso e apenas quem pode informar isso é o seu médico.
 

 

É normal ter piora no inicio?

É muuuito comum ter uma piora abrupta nos primeiros meses, mas CALMA! É complicado ver a cara toda pipocada, mas felizmente PASSA! Então, apesar da fase inicial difícil, tudo melhora com o passar dos meses.
 

Quais efeitos colaterais?

O ressecamento sem dúvida é o principal problema porque todo o corpo acaba sofrendo, então muita água, bepantol nos lábios, colírio lubrificante e outros produtos serão fundamentais sem moderação! O seu médico irá te ajudar nisso.
 

Vale a pena fazer o tratamento?

Nossa, COM CERTEZA! Hoje em dia ele nem é tão caro e foi um divisor de águas porque foi o único tratamento realmente eficaz para eu me livrar das espinhas. A acne acaba com a autoestima de qualquer um e comigo não foi diferente. Eu me senti muito melhor ao poder me ver no espelho sem ter a cara toda pipocada e sem dúvida, apesar das dificuldades durante o tratamento, você não se arrependerá ao final.
 

Assista também


Conheça os ácidos que podem ser usados para remover as manchas de acne!

 

Curtiu as infos sobre a isotretinoína? Eu espero que sim! Qualquer dúvida deixa um comentário por aqui pra gente trocar uma ideia 😉

Quem quiser saber como foram meus relatos durante o tratamento é só conferir o que postei clicando aqui para acessar os posts.

Leia também

Comente pelo WordPress

4 Comentários

  • MATEUS REIS
    16 maio 2016

    Oiii Juan. Eu sempre comentava a respeito desse assunto em outras matérias suas aqui do blog. Eu tenho espinhas desde os nove anos de idade já passei por vários tratamentos médicos e caseiros ate chegar no Roacutan. O medico me passou seis meses de tratamento mais no final acabei usando a medicação durante longos sete meses. Enfim hoje eu ainda tenho acne, não como antes mais ainda tenho não sei se tratamento foi 100% eficaz e depois dele ainda eu usei tratamento tópicos para afastar as espinhas como epiduo gel,clyndoxyl…mais elas ainda insistem. Tem que ter muita disciplina e mesmo assim elas insistem né???Eu continuo na luta mais para o que era melhorou bastante.

    • Juan Alves
      03 jun 2016

      Mateus, vale a pena conferir com outro dermato sobre a necessidade de realizar um segundo tratamento. Não era para ter acne com tanta frequência como vc parece relatar, ainda mais com tratamentos tópicos 😉

  • Lucas Silveira
    16 maio 2016

    Oi Juan!
    Acompanho teu blog frequentemente e após ver este vídeo do Roacutan, me senti na obrigação de relatar minha experiencia com o uso.
    Nunca tive muitas espinhas, mas já fiz alguns tratamentos com gel e mais alguns outros cremes e de nada adiantou. Foi então que a dermato no qual consultava me indicou o uso do Roacutan, inclusive a marca que usei foi exatamente a da foto que você postou (Isotretinoína do laboratório da Valent – Genérico).
    Comecei a usar no meio de Janeiro tomando um comprimido por dia e foi assim até meados de final de fevereiro. Neste 1 mês e pouco realmente notei que as espinhas raramente apareciam, mas em contrapartida fiquei com a pele seca e os lábios MUITO ressecados. Muitas vezes nem o Bepantol ajudava. Porém, tudo isso perfeitamente contornável.
    Fiz alguns exames de sangue obrigatórios durante o uso do remédio e algumas enzimas e Bilirrubinas aumentaram e ficaram um pouco a mais da faixa normal. Isso, conforme minha dermato falou, é normal devido ao remédio ser muito forte. Após esse episódio, ela decidiu diminuir a dose para um remédio dia sim outro dia não. Também não senti nenhuma nova formação de espinhas.
    Mas, o que eu quero chegar é que durante todo este tratamento, além de sentir a pele e lábios ressecados, minha imunidade baixou demais, tive uns dois ou três episódios de gripe que tive que recorrer a um clínico geral que me receitava alguns remédios. E estes remédios mais o Roacutan geraram um coquetel de remédios que aumentaram as enzimas do meu fígado (TGO e TGP). Tive que suspender o uso do Roacutan e também parei de tomar qualquer remédio.
    Concluindo, coloquei na balança o uso do Roacutan. Agora prefiro ter alguma espinha no rosco que possa ser tratada com algum secativo e não ter doenças em decorrência da baixa imunidade do que ter a imunidade baixa por causa do Roacutan e consequentemente ser mais suscetível a alguma doença.
    Hoje em dia não uso mais o Roacutan e também nem pretendo usar mais. Porém, minha pele voltou a ser oleosa, mas isso também não estou me importando muito.
    É isso, só queria mesmo relatar minha experiencia.
    Parabéns pelo blog e um grande abraço!

    • Juan Alves
      03 jun 2016

      Lucas, que pena que passou por isso! Na verdade esse é o primeiro relato que vejo sobre imunidade e roacutan, então não tenho embasamento para te falar sobre. De qualquer modo é nessas horas que um dermatologista competente faz toda diferença para fazer o seguimento da medicação e cuidar das intercorrências. Se precisar posso indicar o meu que atende em SP e Rec 😉