Homens que se Cuidam

ler posts recentes

MEDITAÇÃO, TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA COMEÇAR #SeCuideEmCasa

Comportamento 28 abril 2020 | Por Juan Alves

Eu quero te dar uma forcinha – ou seria empurrão? – para te ajudar a fazer meditação, te contando tudo que você precisa saber para começar a meditar em casa!

A gente aprende tanta coisa nessa vida, especialmente durante a infância e adolescência na escola nos preparando para a vida profissional, desenvolvendo nosso lado cognitivo, mas muitos de nós não aprendemos coisas básicas como, por exemplo, como acalmar a mente, conectar-se consigo e gerenciar os próprios problemas.

Tá sentindo ansioso, buscando por uma solução e não sabe por onde começar? Se liga nessas dicas de meditação e #SeCuideEmCasa.

 

O que é meditação?

A meditação é uma prática milenar que possui 1001 possibilidades, mas com o mesmo objetivo: nos trazer a consciência para o presente, o poder do agora, sem julgar ou reagir.

Já parou para pensar que muitos dos sentimentos de angústia, mágoa, incerteza, descrédito, tristeza, entre outros, estão associados aos pensamentos que muitas vezes não fazem parte do presente?

Praticar meditação te ajuda a encontrar um estágio de serenidade, paz e amor próprio, contribuindo para você se tornar uma pessoa mais receptiva e menos reativa.

 

5 passos básicos para começar meditação

#1 Encontre uma postura confortável

A postura de lótus é famosa até mesmo para os não praticantes de yoga, mas é importante você tentar verificar como seu corpo se adapta.

Por exemplo, a sua coluna está encostada em algum apoio? Onde você está sentando é confortável o suficiente?

Às vezes vale mais a pena começar no seu delicioso e aconchegante sofá a tentar fazer a meditação sentado no solo sem encosto.

 

#2 Escolha um local silencioso

Para os praticantes mais avançados o barulho externo se torna apenas mais um elemento do ambiente, mas para quem tá começando fica muito mais difícil focar em si com tanta interferência externa.

Pensando nisso, escolha um local tranquilo, distante do barulho da rua ou dos vizinhos, de preferência, para você fazer sua prática entregue com seu processo pessoal.

 

#3 É iniciante? Comece com meditação guiada

A meditação guiada para mim foi um divisor de águas! Seguir o “flow” de um guru me ajudou demais a meditar com mais facilidade. Experimente você também!

 

#4 Vista roupas confortáveis

Ainda sobre conforto, a escolha da roupa é essencial para você garantir 100% de entrega a sua prática. Roupas leves, não apertadas e macias ao toque são excelentes escolhas

 

#5 Tenha paciência

Como comentei no inicio, muitos de nós apenas tivemos contato com meditação na fase adulta, então naturalmente o processo de meditar pode parecer difícil, especialmente no inicio.

Eu diria que é a mesma ideia que começar a aprender um novo idioma, no inicio parece impossível, mas com a persistência e disciplina, os resultados vem o tempo. Chegamos a fluência!

 

Onde fazer meditação guiada?

Yoga Mudra

Uma das minhas meditações favoritas é a Ho’oponopono e aqui você pode aprender como praticar esse poderoso mantra de limpeza de energia

 

Outras meditações no Youtube

No Youtube existe muitas meditações guiadas e você pode fazer aquela que tem mais a ver consigo. Eu tenho feito essa voltada para amor próprio, felicidade e gratidão. Recomendo!

 

Insight Timer

Através do app Insight Timer você tem acesso gratuito a muitas meditações direto do seu celular

 

Espero ter te ajudado a descobrir formas prazerosas e simples de praticar a meditação! Quem quiser mais dicas de meditação guiada, comenta por aqui. Namastê 🙏🏼✨

Confira também:

 

 

Exercícios para fazer na Quarentena

Exercícios para fazer em casa

Leia também

Comente pelo WordPress