Homens que se Cuidam

ler posts recentes

OS MELHORES HÁBITOS PARA UMA BOA FORÇA FÍSICA E MENTAL

Comportamento 10 maio 2019 | Por Juan Alves

A frase “nós somos o que fazemos repetidamente” costuma ser atribuída ao filósofo grego Aristóteles. Independente dele realmente ter dito isso ou não, o fato é que tudo que acontece na nossa vida é o resultado das nossas escolhas diárias.

Cada ação que escolhemos fazer ou deixar de fazer podem ser encaradas como um voto sobre quem queremos nos tornar e os nossos hábitos diários são os pilares dessa construção.

Com isso em mente, separei dois dos melhores hábitos possíveis para obter uma boa força física e mental. É claro que existem outros que podem ser adotados, mas os mencionados abaixo são os meus preferidos.

 

O melhor hábitos para força mental

A velha frase em latim “mens sana in corpore sano” pode ser traduzida em “uma mente saudável em um corpo saudável”. Nesse espírito, primeiro escreverei sobre alguns dos melhores hábitos para manter uma forte saúde mental e não há um único hábito melhor para adquirir do que o poker.

O poker é um dos mais famosos jogos de cartas há séculos e é reconhecido como um esporte mental há quase uma década. Qualquer um pode começar a jogar e existem diversas características incríveis que o tornam um dos jogos mais interessantes já criados.

Existem diversos pilares da força mental. Eles vão da concentração, passando pelo controle emocional até chegar à capacidade de decisão e o poker é um dos poucos esportes que ajuda a desenvolver todos eles.

O requisito mais importante para jogar poker é a capacidade de se concentrar. Por isso, além de prestar atenção nas cartas, um bom competidor sabe que ficar atento aos movimentos e emoções dos seus oponentes é igualmente importante.

Isso ajuda a desenvolver uma enorme capacidade de concentração e um jogador de poker avançado aprende a ficar atento aos mínimos detalhes em relação aos outros jogadores para entender suas motivações e derrotá-los.

O melhor de tudo é que depois de começar a perceber cada detalhe em relação as emoções vividas na mesa, ele passa a ler melhor e entender muito mais sobre o que está acontecendo em outras relações e conversas durante a vida, o que leva de maneira direta a próxima habilidade mental que esse esporte amplifica.

Durante o decorrer de uma partida, os jogadores passam por uma montanha russa de emoções. Ansiedade, excitação e frustração são apenas algumas das sensações que os jogadores experimentam.

Um competidor não pode se dar ao luxo de exibir suas emoções e revelar sua mão, por isso o poker é um jogo que testa e ajuda a desenvolver a inteligência emocional do entusiasta, uma das habilidades mentais mais importantes.

O poker também é um jogo competitivo que precisa de decisões rápidas em situações de alta pressão e apenas um jogador racional, confiante e muito observador consegue se destacar.

Por esses motivos, esse esporte também ensina os seus jogadores a tomarem decisões corretas com base em dados reais de uma forma muito mais rápida e tem sido utilizado até mesmo por jogadores de futebol para desenvolver essa importante capacidade mental.

 

Uma vida social ativa é crucial para o bem-estar mental

É um fato comprovado que ficar sozinho faz mal para a saúde e esse é outro aspecto em que o poker brilha, já que manter um home game ou uma noite de jogos em um clube é uma das melhores formas de garantir que seu grupo de amigos sempre vai se encontrar pelo menos uma vez por semana.

Disputar partidas de poker em campeonatos ou torneios oficiais é maravilhoso, mas o clima de competição pode ser um pouco intenso. Por isso a ênfase de um jogo casual pode estar mais nos jogadores conversando uns com os outros e se divertindo do que na competição em si.

Esses jogos casuais são quase tão bons quanto jogos mais oficiais para desenvolver as habilidades mentais previamente mencionadas, mas a ênfase deles está mais em se divertir com os amigos e fortalecer as amizades.

De acordo com dados da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) existem mais de oito milhões de jogadores de poker no país e mais de 90% deles se enquadra na categoria de competidores recreativos.

Tudo isso faz com que o poker também seja uma ótima maneira de conhecer novos jogadores, aumentar o círculo de amizades e esse esporte pode até mesmo ajudar a vencer a timidez, algo que não é fácil para muita gente.

 

É muito importante se alongar antes de qualquer exercício

 

O melhor hábito para a força física

Existem diversos hábitos importantes para a saúde masculina, mas na hora de aumentar a força do corpo, poucos são tão práticos e eficientes quanto a adoção de uma rotina de treinamento baseada no High Interval Intensity Training (HIIT).

Um treino eficaz de HIIT envolve um período de aquecimento de cinco a sete minutos para elevar a frequência cardíaca, que é seguido por um mínimo de cinco intervalos de trabalho de alta intensidade e um período de resfriamento de quatro a seis minutos para ajudar a iniciar o processo de recuperação.

Muitas academias estão aplicando essa rotina para desenvolver programas de condicionamento físico em grupo que proporcionam um treino completo  em menos de 30 minutos e esses formatos permitem que o aluno trabalhe mais e receba inúmeros benefícios para a saúde em muito menos tempo que os treinos convencionais.

Considerando que em pouco menos de meia hora o HIIT promove o aumento da massa muscular e queima de gordura, ao mesmo tempo em que treina o corpo para tolerar e se recuperar rapidamente de períodos de exercícios de alta intensidade, é possível afirmar que essa rotina é uma das melhores, se não a melhor, para desenvolver força física de uma forma rápida e eficaz.

Cada indivíduo é único e outros hábitos podem funcionar tão bem quanto eles

Como escrevi no início do artigo, existem diversos hábitos que podem ser seguidos e proporcionar bons resultados, mas no intuito de auxiliar os leitores a não perder o foco, escolhi falar apenas sobre dois hábitos que podem ser facilmente adotados na rotina, respectivamente, o poker e o HIIT.

É claro que cada corpo é único e responde melhor ou pior a diferentes estímulos, mas acredito que esses dois hábitos são os mais completos para o desenvolvimento da força mental e física e que todo mundo deveria experimentá-los pelo menos por alguns meses.

 

Texto escrito por André Wallace Simonsen

Leia também

Comente pelo WordPress