Homens que se Cuidam

ler posts recentes

Esclarecendo o Whey Protein

Beleza Masculina 20 agosto 2010 | Por Juan Alves

Eu já tinha falado sobre Whey Protein aqui, mas definitivamente o post estava carente de informações e diria até que com alguns erros. Por fim decidi deletar tal post e criar esse a fim de esclarecer algumas dúvidas frequentes sobre o assunto em questão.

Como sou adepto do “antes tarde que nunca”, vamos lá falar sobre o assunto!

Sobre alimentação pós-treino :

Começando do começo, pode-se dizer que whey protein é um suplemento rico em proteína de rápida digestão, que deve ser utilizado principalmente após o treino para atender a necessidade do organismo nesse momento em repor rapidamente nutrientes.

Como escolher um bom whey protein: 

Quando for comprar algum observe a quantidade de proteína através de uma análise bastante simples! Divida a quantidade proteica por porção que irão estar indicados no rótulo, por exemplo: 25g de proteína a cada 30g de whey protein. O resultado será a porcetagem de proteína no produto, nesse caso aproximadamente 83%.

Além disso outros fatores devem se levados em consideração, como a quantidade de carboidratos presentes. Fique de olho no rótulo, veja qual tipo de adoçante a marca adiciona ao produto (dê preferencia a sucralose), além de ver também se a marca adiciona algum tipo de carboidrato de rápida absorção como Maltodextrina.

Tomar whey protein com o que?

A combinação deve ser: água + whey protein + carboidrato de rápida absorção. O carboidrato se faz necessário para que seu organismo reponha seu estoque e não transforme sua rica proteína em fonte de energia, o que resultaria em dinheiro jogado fora.

Várias pessoas tem o hábito de usar malto, dextrose. À noite, eu opto por bater no liquidificador a água, o whey, banana e aveia instantânea sem adição de açúcar com a finalidade de prolongar o processo de digestão.

Detalhes importantíssimos:

– Não adicione o whey protein com leite. Isso pode causar gases e até constipação intestinal!

– Você não precisar esperar 3 horas seguintes depois de ingerido o suplemento para fazer sua refeição. 40 minutos após tomado o whey protein, você pode fazer sua refeição convencional.

Sugestões de marcas:



Comprei completamente no escuro o whey protein da marca Peter Food (esquerda). Sinceramente, o coloquei no post para exemplificar o que não comprar! A qualidade do produto é bem questionável e inferior as demais marcas nacionais. Já a direita temos a marca nacional adorada por vários, a Probiótica.
Indo para as importadas:

A esquerda temos a Optimum e a direita Universal, ambas possuem quase que o mesmo preço. Já tomei ambas e achei bem similares. Apenas ponto negativo para Universal que tem um sabor de qualidade inferior se comparado até mesmo com a probiótica.

Para finalizar, recomendo muito a ida em algum fórum como o Hipertrofia, fisiculturismo, mas não acreditem em tudo que dizem,  procure um profissional para esclarecer as dúvidas.

Bom final de semana! 

PS: ao adicionar aveia com o whey, o processo de absorção ficará mais lento, então após o treino se torna questionável o seu uso, dependendo dos seus objetivos.

Leia também

Comente pelo WordPress

29 Comentários

  • Jay
    08 nov 2014

    ola pessoal,

    a minha dúvida é a seguinte: eu nunca fiz treino (ainda não deu tempo nem de fazer a matrícula na academia), mas pretendo iniciar em janeiro. Peso 49kg e pouco e meço 1,62m, estou quase abaixo do peso ideal, tenho cuidado com minha alimentação em relação ao que NÃO devo comer por não ser saudável, porém, quanto aos alimentos que devo ingerir não sou tão cuidadoso assim, enfim, me alimento consideravelmente pouco (minha opinião) devido a correria do dia-a-dia. Não pratico nenhum esporte, mas às vezes, em casa mesmo faço de 15 a 20 minutos de exercícios simples como flexão… Mesmo não treinando na academia, porém fazendo alguns pequenos exercicios em casa, e tendo em vista que pretendo iniciar em janeiro o treino. Seria aconselhável, nesse momento, tomar algum tipo de suplemento para ganhar massa? Sei que devo procurar um nutricionista, mas talvez tenham alguma dica. vlw!!

  • […] suplementos no Brasil são caros. Foi daí que em um mês de aperto de grana, vi em promoção o Whey Protein (rápida digestão, para pós-treino) e um mix de proteínas (digestão lenta), ambos da marca […]

  • […] e começaram a produzir seus modelos. Dessa maneira, fica fácil carregar suplementos em pó como whey protein e creatina, e também os em comprimidos como BCAA e coenzima […]

  • Rafael
    03 out 2013

    Ola,

    Tomo antes do treino 30g de whey + 40g de dextrose,
    Estou tomando no pós treino por sugestao da nutricionista : whey protein + agua + aveia + fruta, achei interessante os post aqui.
    Minha duvida é: ao inves de tomar com aveia, posso tomar whey com dextrose ?

    Pelo oque entendi, a aveia torna o processo de absorvição lento.

    • Juan Alves
      03 out 2013

      Rafael,

      Se o nutricionista te indicou dessa forma, ele deve ter suas razões subsidiadas. Portanto, siga conforme a orientação dele.

      Abs.

  • […] solicitar e divulgar a análise dos macronutrientes carboidratos e proteínas dos principais “Whey Protein” nacionais: os resultados foram […]

  • Ednewton Xavier
    19 jun 2013

    Excelentes recomendações, mas gostaria de dividir com todos um procedimento que venho utilizando e que estou achando bastante oportuno.
    Quando retorno dos treinos, diluo uma medida de whey em meio copo de água de coco e tomo. Estou me sentindo super bem!
    Uso um produto que é isolado,hidrolisado e concentrado.

  • Rafael
    07 jun 2013

    Eu tomei o 3whey-nitro2 com água e pós treino, tudo certinho, mas depois de algum tempo fiquei gripado. Tem a haver a gripe com o whey? por que eu estou achando que esse whey possui proteína de mais e meu organismo n esta acostumado com tanta proteína, por isso houve uma reação que me fez ficar assim.
    Será que foi o whey?

    • Juan Alves
      07 jun 2013

      Rafael,

      Para você entender, imagine que no lugar do whey protein você comeu dois pedaços de frango grelhado… Isso justificaria seu resfriado? Não, né? Então,
      o suplemento nada mais é que alimento em pó e desde que consumido sem excessos não irá lhe fazer mal. Procure orientação de um nutricionista.

    • charada
      01 ago 2014

      O whey protein possui imunoglobulinas (antígenos) que fortalecem seu sistema imunológico. Quando o whey acaba o sistema imunológico pode ficar mais vulnerável, assim a gripe acontece.

  • joel
    01 jun 2013

    valeu pela dica!

  • Elton
    15 abr 2013

    Eu faço musculação 1 hora depois de almoçar, pós treino tomo o whey com leite desnatado e estou considerando em bater uma fruta junto, no caso a banana. Algum erro? Ou recomendação? O que comer após os 40 min depois do whey? E a noite? Obrigado.

    • Juan Alves
      16 abr 2013

      Elton,

      O ideal é almoçar pelo menos 03 horas antes do treino. Sobre o Whey é fundamental consumí-lo no pós-treino com algum carboidrato de rápida digestão como dextrose, malto ou waxy maize. Após 40 min a sua refeição poderá ser seu jantar ou lanche.

      Procure um nutricionista!

      Abs

  • Deybe Caroline
    29 mar 2013

    Tem quase um mês que estou fazendo musculação e o personal me indicou tomar o whey protein, to tomando com leite integral e não estou me sentindo bem. Qual a melhor maneira de se tomar esse suplemento? E só ele adiantaria para conseguir massa muscular mais rápida?

    • Juan Alves
      21 abr 2013

      Deybe,

      Primeiramente não se oriente com tanta confiança sobre nutrição com personal, pq geralmente eles tem poucas orientações acadêmicas durante a graduação e mesmo
      que tenha uma boa bagagem em cursos de aperfeiçoamento, especialização, entre outros, ele nunca será o profssional que poderá prescrever suplementos, mas claro,
      poderá orientar de alguma maneira.

      Após o treino tome o whey protein com maltodextrina OU dextrose OU Waxy Maize. Geralmente não é aconselhável misturá-lo com outros produtos. Procure um nutri esportivo!

      Boa sorte!

  • Joao
    24 mar 2013

    Boas eu pesso 76 kilos meço 1.80 gostaria saber se devo tomar whey com aveia para engordar?

    • Juan Alves
      25 mar 2013

      João,

      Tome o whey com maltodextrina ou dextrose apenas no pós-treino. Certamente ele irá te ajudar se vc tiver um bom treino, descanso e alimentação!

      • jose soares
        27 abr 2013

        você poderia pra engordar tomar o mass protein como minha sugestão.

      • Daniel
        28 mar 2014

        E ai João, deve tomar os dois, Whey e Dextrose ou Maltodextrina, juntos no pós-treio ou tomar a Dextrose e Maltodextrina antes e o Whey depois?

        A… Desde ja brigado cara!

         

        • Juan Alves
          05 abr 2014

          Daniel, o mais recomendado é tomar dextrose mais whey após seu treino. Isso pode variar de pessoa para pessoa conforme objetivos e recursos. Procure um nutricionista!

  • Anônimo
    15 jan 2013

    Olha Pessoal! Não tem nada a ver de Whey Protein+Leite , resultar em gases, oque provoca os gases é a albumina contida no Whey… e só pra esclarecer uma coisa, a absorção com ‘àgua’ ou com Leite “Desnatado” é a mesma coisa!! Mais…. voce tomar whey protein com leite desnatado é ainda melhor, porque o leite ja tem muitas e muitas proteínas, além do gosto ficar muito melhor!
    Obs: Eu não venho com intuito de chamar ninguém de desinformado nem nada disso, tá?! eu so estou falando oque sei… por mim voces podem fazer oque quizerem, não é da minha conta!! Ta ai minhas dicas!!

    Flw gente! ABRAÇÃO!!

    • Sara
      23 jan 2013

      Acho que você tentou ajudar mas acabou escrevendo muita coisa errada, por exemplo: Whey não contém albumina, pois ele é proteína do soro do leite, e a albumina é proteína da clara do ovo. A absorção é diferente sim se tomar com água ou com leite, pois o leite faz a proteína ser absorvida um pouco mais devagar do que tomar whey puro ou com maltodextrina por exemplo. Se for tomar com leite, utilize o desnatado, pois o integral contém gordura, o que faz a absorção ficar ainda mais lenta.

  • Caio
    23 nov 2012

    Whey Protein + água + banana + dextrose + neston, pode?
    ou whey protein + água + banana + neston?

  • Juan Alves
    06 Maio 2012

    Fernando,

    Qual whey vc comprou?

  • Fernando
    12 abr 2012

    por  cara comprei esse perte wey ontem ai resolvii pesquisa .ver se era um wey protein dos bom  mas acho que gastei dinheiro atoa .

  • Juan Alves
    28 ago 2011

    Marcos,

    Valeu pela dica!

  • Marcos
    24 ago 2011

    Pessoal

    Eu tomei com leite desnatado e realmente tive problemas com gases, uma excelente pedida é tomar com água de coco gelado, (sabor balnilha whey opitmum) é muiiiito bom mas fica caro.

    Marcos

  • Juan Alves
    21 ago 2010

    Anônimo:

    Tomar se toma, mas não se deve. Na prática como disse no post pode ocorrer constipação e ou gases, comigo já ocorreu por exemplo.

    Nesse vídeo vc entenderá melhor: http://www.youtube.com/watch?v=pXhsSizdaH0

    Há esse post que fala um pouco sobre o assunto: http://www.hipertrofia.org/blog/2010/03/04/refeicao-pos-treino-uma-nova-abordagem/

    Algums pessoas tomam com leite desnatado, caso não ocorra os problemas citados acima, pode ser uma boa alternativa!

  • Anonymous
    21 ago 2010

    de onde vc tiro q idéia q não se toma whey com leite?